A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E A REUMATOLOGIA PROFª. ESP.: LEONOR MEDEIROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E A REUMATOLOGIA PROFª. ESP.: LEONOR MEDEIROS."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E A REUMATOLOGIA PROFª. ESP.: LEONOR MEDEIROS

2 CONCEITO Ortopedia – é a especialidade médica que trata das doenças que acometem as estruturas do aparelho osteomuscular.

3 CONCEITO Reumatologia – é o estudo de todas as afecções do sistema osteomuscular e ligamentar que não sejam necessariamente cirúrgicas, embora possam vir a sê-lo parcialmente.

4 REUMATISMO Conceito – é um grupo de moléstias que apresenta duplo caráter:o de atingir de preferência os elementos derivados do mesoderma e o de depender de causa ainda desconhecida

5 HISTÓRIA (reumatismo) Apesar de terem sido descobertas lesões no esqueleto de animais que viveram há 100 milhões de anos e no homem pré-histórico de 2 milhões de anos, nos homens de Java e Lansing de 500.000 e nas múmias egípcias de 8000 aC(15,18) a história da reumatologia inicia-se com Hipócrates. Com Dióscores (40-90 a D) aparece o termo reumatismo pela primeira vez (32-34). Guilerme Ballou, considerado pai da reumatologia, foi quem primeiro delineou um classificação dos reumatismos.

6 EPIDEMIOLOGIA  Acomete 3 a 8% da população;  Atingi todas as etnias, idades;  As mais prevalentes são: artrose, reumatismos extra-articulares, fibromialgia e lombalgias de causas mecânicas e/ou posturais;  O sexo prevalente vai depender da doença.

7 REVISÃO SOBRE TIPOS DE ARTICULAÇÕES Conceito (junturas) – são dispositivos anatômicos formados por duas ou mais peças do esqueleto (osso ou cartilagem) que se mantêm em íntegra conexão graças aos elementos de contenção, fibrosos ou cartilaginosos mas conservando a propriedade de mobilização, por vezes quase aparente.

8 CLASSIFICAÇÃO  Fibrosas;  Cartilaginosas;  Sinoviais

9 CLASSIFICAÇÃO  Fibrosas – são aquelas cujas peças articulares estão fortemente unidas por uma lâmina intersticial de natureza fibrosa, o que dificulta muito seus movimentos. Ex.: Suturas do crânio

10 CLASSIFICAÇÃO  Cartilaginosas – são aquelas que apresentam entre as peças esqueléticas, uma lâmina cartilaginosa, de espessura variável, que serve de meio de união das mesmas. Ex.:

11 CLASSIFICAÇÃO  Sinoviais – são aquelas que têm por característica a presença constante de membrana sinovial. Ex.: Articulação do joelho. Outras características são: Presença de cavidade articular; Presença de cápsula fibrosa; Cartilagem articular ou de revestimento; Presença de líquido sinovial.

12 REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Inervação; o Difusão; o Pressão intra-articular; o Temperatura; o Circulação.

13 REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Inervação – exceto a cartilagem hialina, as demais estruturas de uma articulação sinovial têm inervação própria.

14 REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Difusão – as células da membrana sinovial são capazes de sintetizar citocinas, imunoglobulinas, complemento, que por sua vez interferem na homeostase local e sistêmica.

15 REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Pressão – a pressão intra-articular normal em uma articulação em repouso é negativa.

16 REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Temperatura – é sempre menor do que a temperatura corporal.

17 REVISÃO SOBRE FISIOLOGIA ARTICULAR o Circulação – o suprimento sanguíneo das articulações faz-se através dos capilares da membrana sinovial.


Carregar ppt "FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA E A REUMATOLOGIA PROFª. ESP.: LEONOR MEDEIROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google