A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLEXIBILIDADE De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições ambientais e no estilo de vida e, por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLEXIBILIDADE De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições ambientais e no estilo de vida e, por."— Transcrição da apresentação:

1 FLEXIBILIDADE De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições ambientais e no estilo de vida e, por sua vez, sujeito a modificações orgânicas que determinam sua qualidade de vida, da fecundação até a morte. As análises de causa e efeito nem sempre são eliminadas ou controladas completamente e, em muitos casos, somam-se, gerando uma disfunção orgânica diferente. Como ex., presenciam-se os efeitos da evolução tecnológica no com no comportamento e nos hábitos de vida da população que, de forma bastante significante, diminui o gasto energético proveniente das atividades físicas do cotidiano. Enquanto vários estudos associam a redução da atividade física com DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS (POWEL et al., 1987; BLAIR, 1983), nos últimos anos, a informatização e unilateralidade do trabalho e de serviços, peculiares e a manutenção de posturas fatigantes e antinaturais, acabaram gerando uma onda de disfunções conhecidas como DISTÚRBIO OSTEOMUSCULAR RELACIONADO AO TRABALHO (DORT) (QUEIROGA 2000). Em conjunto com esses acontecimentos, investigações recentes associam o excesso de peso, redução dos índices de força/resistência muscular e flexibilidade a problemas posturais e lombalgia (QUEIROGA, 1999; FRYMOYER & CATS-BARIL, 1987). AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E PLANEJAMENTO DE ALONGAMENTO A)FLEXIBILIDADE: Embora negligenciada com freqüência é um componente da APTIDÃO FÍSICA relacionada com a SAÚDE.

2 FLEXIBILIDADE B) HIPERMOBILIDADE: A flexibilidade deve ser incluída em baterias de testes de aptidão física relacionada com a Saúde para identificar indivíduos nos extremos,aqueles expostos a risco mãos elevados de apresentarem lesões musculotendíneas. 1)Fundamentos da flexibilidade; Depende substancialmente da estrutura articular. 2) Força dos músculos. 3) Ligamentos que envolvem a articulação.

3 FLEXIBILIDADE C) DEFINIÇÃO DE FLEXIBILIDADE: A flexibilidade consiste na capacidade de uma articulação ou série de articulações, mover-se ao longo de determinada Amplitude de Movimento (ADM). 1) Flexibilidade estática: É a amplitude do movimento (ADM) total. 2) Flexibilidade dinâmica: É a medida da taxa de torque ou resistência. 3) desenvolvida durante o alongamento em toda a amplitude do movimento (ADM).

4 FLEXIBILIDADE D) RIGIDEZ DAS ESTRUTURAS DE TECIDOS: * Cápsula Articular47% * Músculo41% * Tendões e Ligamentos10% * Pele 2%

5 FLEXIBILIDADE E) FATORES QUE AFETAM A FLEXIBILIDADE: O tipo corporal limita a flexibilidade? As mulheres são mais flexíveis do que os homens? Como a atividade e a inatividade física afetam a flexibilidade? O aquecimento auxilia na flexibilidade?

6 FLEXIBILIDADE Se queres colher a curto prazo, plante cereais se queres colher a longo prazo plante árvores frutíferas, mas se queres colher para sempre TREINE E EDUQUE O HOMEM. OBRIGADO!!!


Carregar ppt "FLEXIBILIDADE De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições ambientais e no estilo de vida e, por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google