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1 O Papel do Exercício no Controle de Peso Prof. Francisco Lemos Pereira.

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1 1 O Papel do Exercício no Controle de Peso Prof. Francisco Lemos Pereira

2 2 Conceitos Atividade Física Def.: Movimento corporal produzido por contração muscular que aumenta o gasto energético. (McArdle, 2003 e Barbanti, 2003) Exercício Físico Def.: Atividade física planejada, estruturada, repetitiva e intencional com o objetivo de elevar o rendimento. (McArdle, 2003 e Barbanti, 2003) Treinamento Def.: Preparação sistematicamente organizada por meio de exercícios, constituindo um processo pedagogicamente estruturado na condução do desenvolvimento do indivíduo. (Matvéiev, 1991) Controle Ponderal Relação otimizada entre a ingesta calórica e o gasto energético resultante das atividades físicas e do metabolismo do individuo.

3 3 3

4 4 4

5 5 Controle de Peso Ingestão calórica = produção de energia => peso estável Ingestão calórica > produção de energia => aumento de peso Ingestão calórica < produção de energia => diminuição de peso (McArdle, 2003)

6 6 Controle de Peso Déficit calórico semanal = 3500Kcal (redução ponderal prudente) => 500g de gordura corporal Consumo diário médio para um homem = 2000Kcal Restrição alimentar => 1500Kcal Big Mac => 500Kcal Um indivíduo de 74kg precisará de 50min de corrida a uma velocidade de 8km/h para consumir 500 Kcal O mesmo indivíduo poderá correr por apenas 25 minutos e fazer uma restrição alimentar de apenas 250Kcal

7 7 Obesidade Def.: Acúmulo excessivo de gordura corporal IMC: Índice de Massa Corporal IMC = Peso/Altura 2 (Fernandes Filho, 1999)

8 8 Tipos de Exercício Aeróbio Esforços contínua (abaixo do Lim. Anaer.) Marcha: CE = 0,6Kcal x Dist.(Km) x Peso (Kg) Outros Anaeróbio Treinamento contra-resistência (TCR) Mistos Desportos Coletivos Futebol: 7-10 METS

9 9 Classificação das atividades Físicas de acordo com a Intensidade (ACSM, 1998)

10 10 Conclusões Não importa a via energética predominante, o que importa é custo calórico total do exercício. Parece que o TCR produz alterações positivas na taxa metabólica de repouso. (Ceddia, 2002) A melhor maneira de emagrecer está em associar o exercício físico a uma dieta com restrição alimentar. Através do exercício físico o individuo controla seu peso corporal, promovendo adaptações crônicas benéficas ao seu estado de saúde.

11 11 Obrigado!


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