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FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos.

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2 FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL”

3 Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos rincões, pois sua timidez exigia ficar só.

4 Certo dia, um padre de sua missão cioso, quase à força, torna o índio cristão e, no batismo, dá-lhe o nome de Generoso. E os modos do índio tomam outra direção. Aquele índio, que ficara, por todos, admirado, sociável, amante de festas e da alegria, morre jovem, “antes do combinado”. Vaga sua alma, para seguir a vida tolhida.

5 Se, numa festa ou cantoria, uma viola toca sem a mão do tocador, é Generoso procurando alegria. Se alguma jovem sentir no peito grande ardor, é ele atrás do que não teve em vida, para viver um, não vivido, grande amor.

6 A seguir o texto “A Lenda do Angoéra” traz algumas considerações sobre o mesmo. Caso interesse, é só utilizar o “ratinho”. IMAGENS: dos sites: agolp.piracicaba.blogspot.com; baixaki.com.br; commons.wikimedia.org; coperfumado.blogspot.com; culturanativa.no.comunidades.net; saomigueldasmissoescruzng360.com.br; wp.clickrbscom.br; e wikipedia.org;

7 ORIGEM E CENÁRIO Apesar de tribo do povo mbyá-guarani já viver no noroeste do sul do Brasil junto à fronteira da Argentina, onde hoje se situa o município Roque Gonzales, Rio Grande do Sul, a Lenda do Angoéra tem origem nessa região, com esse povo, mas só depois da chegada dos jesuítas. Nessa região, onde o Rio Uruguai faz fronteira fluvial com a Argentina, existia e, ainda, existe, região conhecida como Pirapó, que em língua tupi-guarani significa "salto do peixe". Certamente, a região ficou conhecida como Pirapó, devido a abundância de peixes que havia e que saltavam as cachoeiras do Rio Ijuí.Esse cenário tornava- se mais belo na época das piracemas e tornou-se reduto predileto dos índios guaranis, o Salto do Pirapó.

8 A LENDA No tempo dos padres jesuítas, Nos sete povos das Missões, no Pirapó, vivia um índio muito triste, que se escondia de tudo e de todos pelos matos e pelos barrancos dos rios. Era tão tímido, acanhado e arisco, que mais parecia um fantasma. Por isso era chamado de Angoéra, que na língua guarani significa fantasma. Além disso, fugia dos padres e dos ritos religiosos como o diabo foge da cruz. Entretanto, depois de algum tempo de insistirem com Angoéra, a paciência dos padres esgotou-se e o batizaram, praticamente, a força e deram-lhe o nome de Generoso. Ninguém sabe ao certo explicar o que aconteceu. Mas, depois do batismo, quase à força, e de passarem a chamá-lo de Generoso, o comportamento do índio mudou da água para o vinho. Angoéra, ou melhor, Generoso deixou de vagar pelos rincões para esconder-se.

9 Tornou-se alegre, comunicativo, admirado tanto pelas índias da tribo como pelas jovens brancas do povoado. Mas do que tudo isso, não dispensava reuniões alegres e festivas. Ninguém sabe a causa, mas Generoso morreu jovem, como diz o ditado popular, muito antes do combinado. Entretanto, todos afirmam que a alma de generoso continuou no povoado e na região. Vaga pela região, como se quisesse continuar fazendo o que mais gostava, participar de festas. Afirmam que, até hoje, Angoéra vive à procura de diversão. Onde tenha cantoria ou dança, podem ter certeza de que lá ronda a alma de Generoso. Se uma viola toca, sem ter ninguém por perto, podem ter certeza de que foram as mãos de Generoso. Se o silêncio da noite é cortado por risada solitária, ou se alguma moça é tomada de surpresa e de vergonha por ter sua saia levantada, podem ter certeza, foi ele, o Angoéra, o Generoso.

10 Quando alguma coisa dessas acontecer numa festa, o sanfoneiro, ou o violeiro deve cantar em sua homenagem:"Eu me chamo Generoso, morador de Pirapó. Gosto muito de dançar com as moças, de paletó". FONTES: radar-rs.com.br; e wikipedia.org


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