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Balanço reflexivo: Contribuições e Perspectivas
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Programa de Prevenção e Controle da Dengue
Vigilância Epidemiológica Combate ao Vetor Assistência aos Pacientes Integração com Atenção Básica Ações de Saneamento Ambiental Programa de Prevenção e Controle da Dengue PNCD PECD PMCD Ações integradas de Educação em Saúde, Comunicação e Mobilização Social Capacitação de Recursos Humanos Legislação Sustentação Político-Social Acompanhamento e Avaliação do PNCD
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Mobilização Social Ações integradas de Educação em Saúde, Comunicação e Mobilização Social Fomentar o desenvolvimento de ações educativas para a mudança de comportamento e adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar preservado da infestação por Aedes aegypti.
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Municípios contemplados:
Alagoinhas Irecê Salvador Bom Jesus da Lapa Itaberaba Senhor do Bonfim Camaçari Itabuna Serrinha Conceição de Coité Jacobina Simões Filho Eunápolis Jequié Teixeira de Freitas Feira de Santana Lauro de Freitas Valença Guanambi Paulo Afonso Vitória da Conquista Ilhéus Porto Seguro
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Abrangência: 5
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2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Novo contrato Projeto Piloto
10 municípios: Salvador, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Jequié, Irecê, Guanambi, Itabuna e Ilhéus Novo contrato + 11 municípios: Alagoinhas, Camaçari, Conceição do Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Serrinha, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Contratação Consultoria externa “Estudo de Avaliabilidade do Projeto” Encerramento contrato e Elaboração de novo TDR 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Servidores Públicos Estaduais (Salvador) Aditivo + 2 municípios: Bom Jesus da Lapa e Eunápolis Epidemias em alguns municípios participantes do Projeto Assunção das novas equipes municipais Revisão Metodológica Julho 2013 Dois municípios baianos foram incluídos: Bom Jesus da Lapa e Eunápolis Epidemias em alguns municípios participantes do Projeto Assunção das novas equipes municipais Aditivo de Prazo do Contrato
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Estudo de Avaliabilidade da Intervenção
“O Projeto pode ser considerado implementado com vista a sua avaliação sistemática. Em resposta às principais questões formuladas, observou-se que a rede de mobilização é capaz de produzir resultados esperados. Contudo, esta não se mantém sem produtor social presente no nível local, sendo sugerido o deslocamento do foco da rede, redefinindo produtores, editores e reeditores”.
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Estrutura da Rede de Mobilização
2014/2015 8 8
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REVISÃO METODOLÓGICA Mobilização Social Planejamento Participativo
Fortalecimento do arcabouço conceitual Mobilização Social Planejamento Participativo Participação e Controle Social Educação Popular Comunicação para a área social Apoio Institucional Formação de Redes Captação de Recursos e Parcerias Intersetorialidade Governança local
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AMPLIAÇÃO DOS REFERENCIAIS
Bernardo Toro Paulo Freire Emerson Elias Merhy David Perkins, Havard Gardner, Martha Stone Wiske, Vito Perrone (Educar para a Compreensão/Educar para a Diversidade) Foucault, Deleuze, Merhy (Caixa de Ferramentas) Pierre Lévy Rose Marie Inojosa, Luciano Prates Junqueira, Isis Maria Oliveira, Raquel Raichelis, Safira Bezerra Ammann (Gestão Pública, Planejamento Participativo, Intersetorialidade, Governança Local, Participação e Controle Social) Túlio Franco Diretrizes Nacionais - PNCD Sistema Único de Saúde – SUS
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Estrutura da Rede de Mobilização
Comitê FLEM/ SESAB Parceiros 11 11
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Comunicação - experiências Acompanhamento da Mobilização Social
resultados ações resultados ações resultados ações resultados ações resultados ações SISMOB Acompanhamento Formação da Rede Registro de Ações Comunicação - experiências Acompanhamento da Mobilização Social
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PM&A: Planejamento, Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação
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IMAGEM OBJETIVO Comitês Municipais Setor Produtivo Órgãos Públicos
Sociedade Civil
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Veículos de comunicação
REDE SISMOB Mobilizadores Veículos de comunicação Redes sociais
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Diferenciais do Projeto
Participação popular na formulação, planejamento e execução das ações; Contribuição para a qualificação nos debates; Ganhos progressivos de legitimidade social e institucional; Mudança de postura dos atores envolvidos (co- responsabilidade); Intersetorialidade; Introdução e manutenção do tema na agenda pública e da mídia local;
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Diferenciais do Projeto
Contribuição na institucionalização de parcerias para suporte legal em áreas de persistência de criadouros do vetor (redução das pendências); melhoria na coleta e destinação do lixo, manutenção de terrenos baldios e áreas públicas e redução da intermitência no fornecimento de água. Envolvimento e comprometimento do Setor Produtivo. Trabalho com foco no território (moradia e local de trabalho). Integração das equipes da Atenção Básica e Vigilância (ACS e ACE); Otimização de recursos.
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RESULTADOS 23 redes de mobilização: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição do Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. 190 Coordenadores Municipais ativos no SISMOB
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RESULTADOS 2.598 parceiros captados e mobilizados
agentes multiplicadores (articuladores)
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RESULTADOS ações de mobilização social - *participação de mais de pessoas
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RESULTADOS Atuação mais efetiva e articulada do Comitê Estadual
Articulação e parceria entre o Governo Municipal e Estadual
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RESULTADOS entre os ACE e ACS - Integração das
Fortalecimento das relações entre SESAB/NRS/SMS Fortalecimento das relações entre os ACE e ACS - Integração das Práticas de Vigilância e Atenção Básica
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RESULTADOS mais de matérias publicadas
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RESULTADOS mais de 25.219 cartazes distribuídos
mais de folders panfletos
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ASPECTOS RESTRITIVOS Gestão Municipal Comitê Municipal EQUIPE
Infraestrutura Controle Social EQUIPE
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X Perfil EQUIPE comprometimento visão social iniciativa criatividade
autonomia “jogo de cintura” X
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GTFAD/ CDTV/DIVEP/ SUVISA/S
Obrigada! SESAB Elisabeth França (71) / 4230 / GTFAD/ CDTV/DIVEP/ SUVISA/S FLEM Melyssa Neves (71) Ana Conceição (71) Cláudio Márcio (71)
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