A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Fernanda Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Fernanda Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Fernanda Santos
Água Principais poluentes Professora Fernanda Santos

2 Água poluída x contaminada

3 Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.

4 Quando a água possui organismos causadores de doença ou substâncias que podem trazer problemas de saúde, dizemos que ela está contaminada. 

5 Sendo assim, podemos concluir que nem toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída, ou seja, a água contaminada é um tipo de água poluída.

6 A água contaminada provoca diversas doenças, tais como hepatite amebíase, cólera, gastroenterite e esquistossomose. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% das doenças no mundo sejam causadas pela ingestão de água imprópria para o consumo.

7 Para ser própria para o consumo humano, a água deve estar com sabor, cor e odor inalterados e não possuir substâncias tóxicas nem micro-organismos patogênicos. Águas com essas características são chamadas de potáveis.

8 A contaminação e poluição dos rios são problemas graves e necessitam de ações imediatas não só dos governantes, mas de toda a população.

9 O que nós podemos fazer?

10 Há três formas principais de contaminação de um corpo ou curso de água, a forma química, a física e a biológica:

11 Poluição química A poluição química abrange uma grande variedade de alterações ecológicas. É a poluição mais comum, incluindo tanto efeitos químicos causados por esgotos domésticos até os resíduos industriais.

12 A poluição química pode ser intencional ou acidental
A poluição química pode ser intencional ou acidental. A mais comum é a primeira forma, pois muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento. É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas.

13 A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados. Todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado nestes casos. Além de peixes e plantas aquáticas, aves que se alimentam destes peixes também podem morrer.

14 Poluição física Estes resíduos influenciam diretamente na transparência, temperatura e turbulência do corpo da água. As três propriedades físicas mencionadas, afetam a vida aquática.

15 Partículas em suspensão causam turbidez e substâncias pigmentadas em solução que dão cor às águas, limitam a penetração dos raios solares na água, restringindo o desenvolvimento de algas e a fotossíntese. 

16 Outra grave interferência física é a relacionada com a elevação da temperatura. Não é o efeito direto do calor sobre os organismos aquáticos que deve ser considerado, mas sim o efeito ecológico, indireto, resultante da perda de oxigênio pela água sempre que a temperatura é ligeiramente elevada.

17 Poluição biológica A Poluição Biológica resulta da presença de microrganismos patogênicos, especialmente na água potável. A água pode ser infectada por organismos patogênicos, existentes nos esgotos. Assim, ela pode conter: Bactérias- Provocam infecções intestinais epidêmicas e endêmicas. Vírus- provocam hepatites, infecções nos olhos etc. Protozoários- Responsáveis pelas amebíases e giardíases, etc. Vermes- Esquistossomose e outras infestações.

18 Muitas pessoas preferem, por exemplo, beber a água cristalina de nascentes ou de poços artesianos em lugar de água de torneira que foi convenientemente tratada e distribuída. Frequentemente, entretanto, a água dos poços e nascentes é contaminada pela proximidade com fossas e lançamento de esgotos. A contaminação se dá por infiltração através do solo, de tal maneira que as partículas em suspensão (causadoras da turbidez) ficam retidas neste, enquanto que as bactérias e vírus, por serem muito menores, atravessam o solo atingindo a água do poço ou da nascente, que embora "cristalina" passará a transmitir doenças.

19 Doenças transmitidas através da água
*Febre tifoide; *Cólera; *Febre paratifoide;*Disenteria bacilar; *Amebíase ou disenteria amebiana; *Hepatite infecciosa; *Poliomielite.

20 Principais poluentes da água
Óleo de cozinha  Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água. Os óleos vegetais, provoca um aumento excessivo na quantidade de nutrientes (fósforo e nitrogénio) favorecendo a proliferação de determinadas algas e consequente eutrofização, o que causa a morte de peixes e outros animais, além de odor e aspecto extremamente desagradáveis.

21 Esgoto Doméstico  Esgoto doméstico são todos os resíduos líquidos que saem de uma propriedade. Caracterizado pela água do chuveiro, descargas da privada, das pias e ralos. Quando despejado em rios ou córregos contaminam o meio ambiente. A água proveniente dos esgotos é composta por inúmeros elementos, no entanto os que se destacam são os compostos orgânicos ricos em microrganismos que ao encontrarem o meio ambiente se desenvolve de forma rápida. Podendo causar doenças e infecções.

22 Fertilizantes Químicos
Fertilizantes químicos são elementos utilizados na agricultura convencional. Sua aplicação esta vinculada ao desenvolvimento dos cultivares. Se não for feito de forma adequada a fertilização pode contaminar açudes e lençóis freáticos. Sua contaminação se da pelo aumento de determinados elementos na água tais como Enxofre, Cobre e magnésio esses elementos podem proporcionar o aumento vertiginoso de microrganismos e em altas quantidades podem ser prejudiciais a saúde.

23 Resíduos Sólidos  Quaisquer resíduos sólidos levados pelas chuvas ou mesmo descartados em córregos e riachos. Sua presença é uma ameaça a fauna aquática, matando por sufocamento e impedindo o curso natural das águas em alguns casos.

24 Chorume   Líquido que escorre dos lixões, composto por milhares de elementos desde compostos orgânicos até metais pesados. Quando acomodado em locais inapropriados pode se infiltrar no solo e contaminar os lençóis freáticos.

25 Lixo Nuclear  Dejetos provenientes da manipulação de elementos contendo radiação, comumente despejados por usinas Termoeléctricas Radioativas . Sua contaminação causa degeneração e morte celular, seus riscos são muito estudados. A contaminação por radiação demora a se dissipar.

26 Metais Pesados   Contaminação por descarte inadequado de produtos que contenham tais elementos ou por indústrias que se utilizam de catalisadores que contenham metais pesados. Seus malefícios estão no fato destes produtos serem tóxicos para uma grande maioria de animais e plantas, no seres humanos são responsáveis pelo aparecimento de tumores e mau funcionamento do organismo.

27 Poluição Térmica  Descargas de água quente, geralmente de indústrias podem alterar a biodiversidade da água ocasionando o crescimento exacerbado de microrganismos ou extinguindo-os, em ambos os casos a água acaba sendo poluída.

28 Petróleo  Produto altamente tóxico que acaba com a vida marinha e terrestre se acondicionado de forma errada. Sua contaminação se em alto mar quando medidas de segurança não são seguidas corretamente  de difícil controle uma vez iniciado um vazamento é praticamente impossível contornar a situação. Recentemente desastres no golfo do México reaqueceram a discussão sobre a regulamentação sobre a extração do petróleo.

29 Chuva Ácida  Ocasionada pela reação dos gases provenientes da queima de combustíveis fosseis com o H2O presente no ar, sua contaminação afeta afluentes, plantas e produções agrícolas, em determinadas regiões se torna um problema grave, pois inibem o crescimento vegetativo das plantas e destrói a biodiversidade dos solos.

30

31 http://www. brasilescola
agua-contaminada.htm


Carregar ppt "Professora Fernanda Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google