A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Flávio Caetano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Flávio Caetano."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Flávio Caetano

2 1. Rússia Pré - Revolucionária
1.1. Introdução De acordo com Marx, o socialismo deveria surgir nos países em que o capitalismo estivesse mais desenvolvido, como a Alemanha e a Inglaterra, pois a contradição entre o capital e o trabalho seria maior. Contudo a primeira experiência socialista foi em um dos países mais atrasados da Eurásia – a Rússia.

3 1. 2. Estrutura Sociopolítica 1. 2. 1
1.2. Estrutura Sociopolítica O Czarismo A Rússia em pleno início do século XX era uma Monarquia Absolutista do Direito Divino dos Reis, regime chamado de czarismo. Nenhuma das estruturas políticas já existentes em alguns países ocidentais, como partidos políticos legalizados, eleições, parlamento, etc. havia na Rússia. O governo era autoritário, repressor e ditatorial.

4

5 1.2.2 As Instituições Políticas e as Camadas Sociais O poder do Czar, sendo uma monarquia absolutista do direito divino, era justificado pela Igreja Ortodoxa e mantido através da repressão do exército. A Rússia era uma país semifeudal, no qual a abolição da servidão só ocorreu em 1861, e cuja maioria da população vivia no campo cujas terras eram controladas pela aristocracia rural, camada social que se beneficiava do czarismo.

6 A abolição da servidão fez surgir uma rica camada proprietária rural chamada de kulaks, que se constituía em uma burguesia rural que explorava o campo em bases capitalistas. A burguesia russa era ainda incipiente, dominando a indústria de consumo voltada para o mercado interno. O grande capital era controlado por empresas estrangeiras, principalmente francesas.

7 A base da pirâmide social era o campesinato e o operariado urbano.
A Rússia era um país basicamente rural, apesar de ter um processo de industrialização concentrado em poucas cidades que propiciava uma grande aglomeração de operários. A base da pirâmide social era o campesinato e o operariado urbano.

8 Os Partidos Políticos Os partidos políticos atuavam na clandestinidade e os principais era: * Cadete (Partido Constitucionalista Democrático) Partido burguês que defendia o fim do czarismo e o estabelecimento na Rússia de uma Monarquia Constitucional aos moldes da Inglaterra.

9 * PSDOR (Partido Social Democrata dos Trabalhadores Russos) Partido de características socialistas, desapareceu com a sua divisão entre mencheviques e bolcheviques. * Mencheviques Partido socialista que defendia a necessidade de primeiro derrubar o czarismo, consolidar o capitalismo e através de reformas construir o socialismo.

10 * Mencheviques O partido mencheviques era etapista e propunha a aliança com qualquer classe, inclusive com a burguesia, para a derrubada da monarquia absolutista e estabelecimento do capitalismo sob os aspectos políticos e econômicos. A estrutura do partido era democrática, ou seja, as decisões eram tomadas de baixo para cima.

11 * Bolcheviques O partido bolchevique era revolucionário e defendia uma aliança entre o operariado urbano e o campesinato para, através de uma revolução armada, tomar o poder e implantar o socialismo (Teoria da Vanguarda Revolucionária). A estrutura partidária era conhecida como Centralismo Democrático, pois as decisões eram tomadas pela cúpula do partido que, teoricamente atenderiam os interesses da maioria.

12

13 A Questão Social a) Questão Agrária A grande concentração de terras nas mãos da aristocracia rural e dos kulaks (burguesia agrária), fez surgir um movimento camponês que reivindicava fundamentalmente a reforma agrária. .

14 b) Questão Operária A situação do operariado russo era muito parecida com a do operário inglês no início da Revolução Industrial no século XVIII. Não havia nenhum direito social, leis trabalhistas, as greves eram proibidas, os sindicatos reprimidos e a população vivia em péssimas condições de vida e saúde.

15 Conclusão As condições sociais da população russa, associada à opressão política tornava a Rússia czarista um verdadeiro barril de pólvora que podia explodir a qualquer instante.

16 2. A Revolução de 1905: o ensaio geral
2.1. Condições econômicas e políticas O Império Czarista vivenciava problemas econômicos crônicos, como a baixa produtividade. Quando o país se envolvia em conflitos armados esta situação se agravava com o deslocamento de alimentos para alimentar os soldados e o deslocamento de camponeses para o front de batalha.

17 2.2 Guerra Russo-Japonesa (1904 – 1905) O imperialismo russo se chocou com os interesses japoneses no pacífico levando os dois países à guerra. A situação econômica e financeira da Rússia se agrava, além do fato da Rússia ter perdido a guerra. Esta situação leva à uma manifestação pacífica que foi violentamente reprimida pelo Czar, fato que ficou conhecido como o Domingo Sangrento.

18

19 2.3 Domingo Sangrento A manifestação pacífica reivindicava a convocação de uma Assembleia Constituinte e melhores condições de trabalho e uma legislação social de proteção ao trabalhador. O domingo sangrento fez eclodir uma série de revoltas no campo e na cidade levanto ao surgimento dos Sovietes, inclusive no meio militar como a do Encouraçado Potemkin.

20 Os sovietes eram conselhos de operários, camponeses e soldados criados nas principais cidades do império czarista para defender os interesses populares. Pressionado pelos movimentos sociais o Czar cria a Duma (parlamento em russo).

21 A Duma estabeleceu temporariamente a Monarquia Constitucional e Parlamentar, contudo, com o retorno dos soldados do front de batalha, se sentindo fortalecido, o Czar transforma a Duma em um órgão meramente consultivo e formado por elementos ligados ao Czar e reprime os sovietes.

22 Apesar da retomada do poder absolutista, a Revolução de 1905 cria os Sovietes e a Duma que terão papel fundamental no desenvolver do processo revolucionário e desmitifica a figura do Czar como protetor do povo russo.

23 3. A Revolução de Fevereiro de 1917
3.1. Condições econômicas e políticas A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial agrava os crônicos problemas econômicos e financeiros, deteriorando as condições de vida da população. Neste momento eclodiu greves operárias, revoltas no campo e de soldados.

24 A fragorosa derrota nos campos de batalha estava esfacelando o exército russo que, diferente de 1905, aderiu à revolta popular, provocando a queda do czarismo. o novo governo, ou seja, a Duma, era controlada inicialmente pelo Cadete e depois pelos mencheviques que controlavam também os sovietes.

25 3.2. Os Partidos Políticos Cadete: defendia a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Mencheviques: eram contra a guerra, mas não admitiam a derrota da Rússia. Na prática manteve a Rússia no conflito. Bolcheviques: eram contrários a participação da Rússia na guerra.

26 4. A Revolução de Outubro de 1917
4.1. Condições econômicas e políticas A queda do czarismo não implicou em mudanças significativas para a população, na medida em que o governo provisório manteve a Rússia na guerra. Esta situação fortaleceu o Partido Bolchevique que passou a controlar os principais Sovietes.

27 Com o retorno de Lênin do exílio, líder do partido bolchevique, o Congresso do Partido Bolchevique lança as Teses de Abril cujas palavras de ordem eram “Paz, Pão e Terra”, ou seja, paz imediata com a Alemanha, controle operário sobre as fábricas e reforma agrária. Trótski cria a Guarda Vermelha, a partir dos sovietes, uma milícia armada e inicia-se a tomada do poder pelos bolcheviques a partir do slogan Todo Poder aos Sovietes

28 4.1. O Comunismo de Guerra (1917 – 1921)
Ao assumir o poder o partido bolchevique toma uma série de medidas de caráter socialista como a suspensão do pagamento da dívida externa, nacionalização das empresas estrangeiras e dos bancos, reforma agrária, fim das desigualdades salariais com a eliminação da economia de mercado. O governo assinou a paz com a Alemanha perdendo os territórios da Estônia, Letônia, Lituânia, Finlândia, Ucrânia e Polônia.

29

30 Estas medidas prejudicaram a burguesia russa, a nobreza russa, a Igreja ortodoxa, os elementos ligados ao czarismo, o capital estrangeiro que se unem aos mencheviques formando um exército contrarrevolucionário – os Russos Brancos – para derrubar o governo bolchevique, iniciando a guerra civil. Neste processo o Czar e toda família real é morta pelo governo bolchevique.

31 A possibilidade de vitória dos Russos Brancos sobre o Exército Vermelho, ao poder representar o retorno do czarismo, levou a população a apoiar o governo bolchevique. Além do mais, a oposição da classe trabalhadora europeia, que acabara de sair da Primeira Guerra e já se envolvia em outro conflito militar contribuíram para a vitória do exército vermelho.

32 4.2. Nova Política Econômica
Passado sete anos de guerra ininterrupta, a situação econômica da Rússia é dramática. Muitos trabalhadores saem das cidades para ir para o campo, a produção agrícola e industrial diminui, inflação, desemprego e desabastecimento. No campo a insatisfação cresce na medida em que o governo continua a fazer as requisições forçadas do excedente agrícola dos camponeses.

33 Nesta situação, Lênin adota a Nep buscando recuperar rapidamente a produção econômica mesclando estruturas capitalistas com estruturas socialistas sintetizada no slogan “dá um passo atrás para poder dar dois passos à frente”.

34 Ou seja, permite a volta do capital estrangeiro, da desigualdade salarial, do capital privado na indústria de bens de consumo como o pequeno comércio, a pequena manufatura, a venda livre dos produtos dos camponeses no mercado, mas mantém sobre o controle estatal os setores estratégicos da economia como indústria de base, extração de riquezas naturais, infraestrutura, etc.

35 4.3. Stalinismo A economia rapidamente se ergue com a NEP, contudo, com a morte de Lênin, em 1924, se intensifica a disputa no poder entre Stálin e Trótski. Stálin defendia a tese do socialismo em um só país, ou seja, a necessidade de primeiro se consolidar o socialismo na Rússia e depois expandir para o resto do mundo. Trotsky defendia a concepção da revolução permanente, ou seja, necessidade da expansão imediata do socialismo para outros países para o sucesso da revolução.

36 Como as tentativas revolucionárias ocorridas na Europa, nesta época fracassaram, aos poucos Stálin vai se consolidando no poder e implantando no poder um modelo que ficou conhecido como socialismo real. O stalinismo estabelece um processo de burocratização do poder, estatizando os meios de produção e através de uma política de terror, acabando com a propriedade privada no campo.

37 A economia passa a ser toda controlada pelo Estado e criado aos planos quinquenais. O investimento na indústria pesada é grande o que acelera o processo de industrialização da União Soviética, apesar da defasagem na indústrias de bens de consumo. São criadas os Kolkhozes (cooperativas agrícolas) e os Sovkhozes (fazendas estatais).

38 No aspecto político o stalinismo estabelece a ditadura do partido comunista perseguindo, prendendo e assassinado os opositores do regime através dos famosos Expurgos de Moscou, criando um culto a personalidade de Stálin. Trótski é expulso do partido comunista, da União Soviética e morto no exílio, em 1940, a mando de Stálin.

39

40

41


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO RUSSA Prof. Flávio Caetano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google