A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Mônica I. Wingert Turma 301

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Mônica I. Wingert Turma 301"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Mônica I. Wingert Turma 301
Cardiopatia Infantil Profª Mônica I. Wingert Turma 301

2 Cardiopatia congênita são malformações do coração causada por fatores ambientais e anormalidades cromossômicas, quanto mais precoce o aparecimento de um defeito no desenvolvimento da vida intra-uterina, mais complexa a cardiopatia existente. A sobrevivência do feto não é colocada em risco mesmo por anomalias cardíacas graves, desde que um lado do coração possa direcionar sangue para as grandes veias e a aorta.

3 Cardiopatias Acianogênicas
São constituídas por malformações ligadas às comunicações das circulações sistêmica e pulmonar, isto é, " shunts " esquerdo-direito aos níveis atrial, ventricular ou dos grandes vasos e alterações valvares (estenose e insuficiência). Ex.: Persistência do canal arterial PCA (persistência do canal arterial) Comunicação interatrial CIA (comunicação interatrial) Comunicação interventricular CIV (comunicação interventricular)

4 Cardiopatias Cianogênicas
Corresponde às alterações mais complexas, existência de mais do que um defeito. Ex.: Tetralogia de Fallot Transposição das grandes artérias

5

6 Sinais e Sintomas Hipoventilação; Respiração Irregular; Paradas respiratórias; Bradicardia; Convulsões; Sonolência; Insuficiência Cardíaca; Cianose; Sopro; Disritmia cardíaca.

7 Persistência do Canal Arterial (PCA)
Fisiológica ao nascimento. O canal arterial se fecha funcionalmente de 12 a 48 horas após o parto e anatomicamente em 4 semanas. Atribui-se a falta de fechamento do canal nessas crianças a vários fatores, como a imaturidade anatômica do canal, apresentando poucas fibras musculares com diminuição de resposta aos estímulos de contração

8 Comunicação Interventricular (CIV)
É reconhecida pela ausência de tecido septal, permitindo comunicação entre os ventrículos.

9 Comunicação Interatrial (CIA)
A comunicação entre os átrios ocorre na região da fossa oval

10

11 Transposição das Grandes Artérias (TGA)
O ventrículo direito tem conexão com a aorta e o ventrículo esquerdo com o tronco pulmonar. Saída anormal dos grandes vasos: artéria pulmonar parte do Ventrículo Esquerdo e aorta do Ventrículo Direito Para que haja sobrevida é necessária a presença: e CIA, CIV ou PCA.

12 Tetralogia de Fallot (T4F)
Defeito do septo ventricular, obstrução na via de saída do ventricular direito, aorta em dextroposição e hipertrofia do ventrículo direito. Sangue insuficientemente oxigenado bombeado para o corpo, o que leva a uma cianose (coloração roxo-azulada da pele), falta de ar, policitemia e hipóxia.

13 FIM!!


Carregar ppt "Profª Mônica I. Wingert Turma 301"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google