A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Responsabilidade Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Responsabilidade Social

2 Evolução Uma das primeiras preocupações éticas no âmbito empresarial de que se tem conhecimento revela-se pelos debates ocorridos especialmente nos países de origem alemã, na década de 60. Pretendeu-se elevar o trabalhador à condição de participante dos conselhos de administração das organizações.

3 Toma impulso o ensino da ética nas Faculdades de Administração e Negócios.
Contribuição dos filósofos. Nova dimensão na realidade dos negócios: ética empresarial.

4 Expansão das multinacionais oriundas dos EUA e Europa.
DÉCADA DE 70 Primeira pesquisa junto a empresários, elaborada pelo Prof. Raymond Baumhart. Expansão das multinacionais oriundas dos EUA e Europa. Conflito entre os padrões éticos de diversas culturas incentiva a criação de códigos de ética corporativos.

5 Surge a primeira revista científica: "Journal of Business Ethics".
DÉCADA DE 80 Esforços isolados de professores universitários nos EUA e Europa que se dedicaram ao ensino da Ética nos Negócios -- Faculdades de Administração e Programas de MBA. Surge a primeira revista científica: "Journal of Business Ethics".

6 Criaram-se as ONGs (Organizações Não Governamentais)
FIM DO MILÊNIO Criaram-se as ONGs (Organizações Não Governamentais) A abordagem Aristotélica dos negócios passou a ser utilizada. “A boa empresa não é apenas aquela que apresenta lucro, mas a que também oferece um ambiente moralmente gratificante, em que as pessoas boas podem desenvolver seus conhecimentos especializados e também suas virtudes”.

7 NO BRASIL Em 1992, o MEC- Ministério da Educação e Cultura sugeriu formalmente que todos os cursos de administração, em nível de graduação e pós-graduação, incluíssem em seu currículo a disciplina de ética. Em 1992, a Fundação FIDES desenvolveu uma sólida pesquisa sobre a Ética nas Empresas Brasileiras

8 Ética e Moral ?! Algumas diferenças: ● Ética é princípio;
Moral :aspectos de condutas específicas; ● Ética é permanente; Moral é temporal; ● Ética é universal; Moral é cultural; ● Ética é regra; Moral é conduta de regra; ● Ética é teoria; Moral é prática.

9 CAMARGO, Marcolino.Ética na Empresa.Vozes, Petrópolis; RJ, 2006.
“A empresa é uma criação do ser humano, e como tal ela revela o que este é, principalmente seu aspecto social.” (CAMARGO, 2006 :13) CAMARGO, Marcolino.Ética na Empresa.Vozes, Petrópolis; RJ, 2006.

10 “ As organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançarem objetivos comuns” (MAXIMIANO, 1977: 21). “A empresa é o somatório das pessoas que a compõem” (MORGENSZTERN, 1999:113).

11 As diferentes conceituações de empresa, apresentadas anteriormente, apesar dos diferentes enfoques, têm um ponto em comum: o que constitui as empresas é um grupo de pessoas.

12 A ética empresarial trata de questões sobre práticas empresariais aceitas ou não nas organizações.

13 Valores para Empresa A justiça; A honestidade; A liberdade;
A responsabilidade; O respeito; A generosidade; A veracidade; A confiança; A disciplina; A solidariedade; A espiritualidade.

14 Cada Empresa, no seu ramo de negócios, deve agir dentro de padrões, os quais são determinados em geral pelos seus investidores, clientes, grupos de interesses, funcionários, bem como pelo sistema jurídico vigente e a comunidade onde está estabelecida.

15 Um levantamento feito em uma empresa norte-americana aponta que 48% dos empregados entrevistados praticaram algum ato antiético no ano anterior. US$400 bilhões Custos anuais de atos antiéticos praticados por empregados americanos.

16 O mundo capitalista e a sociedade consumista, nos empurram para a desonestidade.
Honestidade implica veracidade, integridade e confiabilidade, mas muitas vezes só isto não nos faz crescer.

17 Cultura Chinesa: Aceitabilidade de aumentar lucros à custa da ética nos negócios.

18 Cultura Americana: Convicção dos empregados de que suas empresas estimulam condutas antiéticas.

19 CASOS Podemos nos deparar com diversas situações que nos remetem a questões éticas em nosso dia-a-dia. Se pararmos para pensar, veremos que em todo local de trabalho há dilemas éticos que devemos enfrentar.

20 ALTERNATIVA Levando em conta que todos os extremos são perigosos, é preciso encontrar uma alternativa entre a empresa social e a empresa lucrativa, caso caminhem na unilateridade. A posição intermediária adequada deve respeitar a tríplice realidade da empresa: econômica, humana e social.

21 PROPOSTA ÉTICA PARTE DA FILOSOFIA COMPORTAMENTO HUMANO CIENTÍFICO
CONJUNTO DE PRINCÍPIOS MORAIS EMPÍRICO A PALAVRA ÉTICA POSSUI MUITAS ACEPÇÕES. NO QUADRO HÁ DUAS IMPORTANTES, QUE NOS INTERESSAM. PARA A CIÊNCIA A ÉTICA É A PARTE DA FILOSOFIA QUE ESTUDA COMO O SER HUMANO AVALIA OS SEUS PRÓPRIOS COMPORTAMENTOS E OS DE OUTRAS PESSOAS. AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE GRANDES PENSADORES SE DEDICARAM AO ESTUDO DA ÉTICA, DESDE ARISTÓTLES, PASSANDO POR ESPINOZZA E EMANUEL KANT. HÁ UM CONCEITO PRÁTICO DA PALAVRA ÉTICA, NO QUAL ELA DESIGNA UM CONJUNTO DE VALORES E PRINCÍPIOS QUE DEVEM REGER AS AÇÕES HUMANAS, E POR CONSEQUÊNCIA TAMBÉM DAS ORGANIZAÇÕES CRIADAS PELOS SERES HUMANOS.

22 PRÁTICA DA ÉTICA HONESTIDADE VERDADE JUSTIÇA VALORES PRINCÍPIOS:
APLICÁVEIS A TODOS OS RELACIONAMENTOS O FENÔMENO DA PRÁTICA É GERALMENTE ILUSTRADO POR ESSA PIRÂMIDE: NO TOPO OS VALORES QUE DEVEM REGER OS PRINCÍPIOS NO MEIO OS PRINCÍPIOS QUE SÃO PRECEITOS BASEADOS NOS VALORES E APLICÁVEIS A CADA ATIVIDADE NA BASE ESTÃO OS COMPORTAMENTOS, QUE DEVEM SER OS RESULTANTES DOS ANTERIORES. A VERDADE E A HONESTIDADE SÃO INDISSOCIÁVEIS NA PRÁTICA. HONESTIDADE: NÃO LESAR A OUTREM. VERDADE: MOSTRAR SEMPRE A REALIDADE JUSTIÇA: ATRIBUIR A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO. KANT E O IMPERATIVO KANTIANO: SÓ FAZER AOS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA SI. AÇÕES, ATITUDES, POSTURAS

23 A ÉTICA E A LEI ÉTICA LEI COMUM A AMBOS
MEDITAÇÃO IMPORTANTE: PARA SER ÉTICO BASTA CUMPRIR A LEI? CUMPRINDO A LEI INTEGRALMENTE SEREMOS SEMPRE ÉTICOS? ILUSTRAÇÃO: DOIS CÍRCULOS QUE SE SOBREPÕE. HÁ SITUAÇÕES QUE SÃO AO MESMO TEMPO ÉTICAS E LEGAIS. HÁ SITUAÇÕES SÓ ÉTICAS (À ESQUERDA) NÃO REGULADAS PELA LEI, MAS NÃO CONTRÁRIAS À LEI. HÁ SITUAÇÕES QUE SÃO APENAS LEGAIS SEM SEREM NECESSARIAMENTE ÉTICAS,. COMUM A AMBOS

24 PRIMEIRA ESCOLHA EMPRESÁRIO DIRIGENTES TODOS OS MEMBROS DA QUEM FAZ
EQUIPE QUEM FAZ UTILITARISMO VISÃO DE CURTO PRAZO QUALQUER LUCRO A DECISÃO DE FAZER A EMPRESA OBTER SOMENTE O LUCRO ÉTICO COMPETE EM PRIMEIRO LUGAR ÀS PESSOAS OU ORGANIZAÇÕES QUE CONTROLAM O SEU CAPITAL. PARA QUE ELA EFETIVAMENTE HAJA COM ÉTICA SERÁ PRECISO, ENTRETANTO, QUE TODAS AS PESSOAS QUE A INTEGRAM TAMBÉM TOMEM A MESMA DECISÃO. OS CAMINHOS DO LUCRO SEM ÉTICA E DE QUALQUER LUCRO SÃO DIFERENTES. A CURTO PRAZO É POSSÍVEL QUE O LUCRO ÉTICO SEJA MENOR DO QUE O OUTRO. NÃO HÁ DÚVIDA, ENTRETANTO, QUE AO AGIR COM ÉTICA E AFASTAR RESPONSABILIDADES POR ATOS ILÍCITOS E IMORAIS A EMPRESA PROTEGE O LUCRO FUTURO E A SUA LONGEVIDADE. POSSIBILIDADES RESPONSABILIDADE LONGEVIDADE MAIOR E MELHOR RESULTADO LUCRO COM ÉTICA

25 ÉTICA E LIDERANÇA FAÇA O QUE LIDERANÇA COMO DIGO E NÃO O EXERCÍCIO DE
PODER FAÇA O QUE DIGO E NÃO O QUE FAÇO UMA VEZ QUE ACEITAMOS QUE É POSSÍVEL GERAR LUCRO COM ÉTICA, O QUE DIZER DA LIDERANÇA. NO PASSADO; LIDERANÇA FORMA DE EXERCÍCIO DO PODER (FORÇA FÍSICA, PODER ECONÔMICO, PODER FORMAL, PODER DA INFORMAÇÃO0. ATUALMENTE LIDERANÇA É UMA FORMA DE SE COMPARTILHAR A MESMA VISÃO. SÓ LIDERA QUEM CONSEGUE TRANSMITIR SUA VISÃO SOBRE OS OBJETIVOS AOS LIDERADOS. MAS TAMBÉM SÓ LIDERA QUEM SABE COMPARTILHAR AS VISÕES DO LIDERADO. ESSE PROCESSO É IMPOSSÍVEL SEM ÉTICA, PORQUE SUA BASE PRIMEIRA É A CREDIBILIDADE. FILÓSOFOS ATUAIS - JOANNE LIDERANÇA COMO “VISÃO COMPARTILHADA” ÉTICA: “CORAÇÃO DA LIDERANÇA”

26 RELACIONAMENTOS CLIENTES FORNECEDORES COMUNIDADE EMPREGADOS
GOVERNO CLIENTES COMUNIDADE CONCORRENTES EMPRESA ILUSTRAMOS AQUI OS JÁ CONHECIDOS DIVERSOS RELACIONAMENTOS MANTIDOS POR UMA EMPRESA. PARA PRATICAR A ÉTICA ELA PRECISARÁ FAZÊ-LO EM TODOS ELES. A SEGUIR CONVIDO-OS A MEDITAR SOBRE OS PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS APLICÁVEIS A CADA UM DESSES RELACIONAMENTOS.

27 Responsabilidade Social

28 Surgimento Um conceito que começou a surgir nos EUA na década de 60, tendo como motivo o aumento das contestações sociais de vários movimentos da sociedade civil e devido a maior disseminação deste assunto no meio acadêmico. Na América do Sul, incluindo o Brasil, responsabilidade social passou a merecer a atenção das empresas, em especial as multinacionais, a partir da década de 70.

29 À adequação às demandas sociais, num dado contexto sócio econômico.
São diversos os conceitos, mas existem alguns pontos que os estudiosos do assunto entram em consenso: A responsabilidade da empresa ultrapassa o restrito âmbito do acionista. As responsabilidades empresariais estão além das obrigações legais, envolvendo também as obrigações morais de cunho ético. À adequação às demandas sociais, num dado contexto sócio econômico.

30 Para o Instituto Ethos Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.

31 Para o Instituto Ethos sete temas são indicadores
de responsabilidade social: Valores e Transparência; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores; Comunidade; Governo e Sociedade.

32 Benefícios de uma empresa que pratica a responsabilidade social:
Valorização da imagem institucional e da marca; Maior lealdade do consumidor; Maior capacidade de recrutar e manter talentos; Flexibilidade; Capacidade de adaptação; Longevidade.

33 Responsabilidade Social
1.     Uma nova atitude perante as pessoas, a sociedade, a vida, o planeta. 2.     Alicerçar as ações humanas sobre novas bases, referenciadas pela ética, pela compreensão, pelo respeito à diversidade. Marketing comunitário (social...)  §        Troca  Essência do marketing §        Regra Fundamental: Não espere nada de ninguém sem uma contrapartida. §        Recompensa (lucro): “O público interessado em RS aceita pagar mais”.

34 Empresa Socialmente Responsável
Pesquisa “Responsabilidade Social das Empresas Empresa Socialmente Responsável   Ter comportamento ético Ajudar a construir uma sociedade melhor Vale para todos os públicos com os quais se relaciona: Estimular a cidadania das comunidades. Divulgar os meios que utilizam para serem socialmente responsáveis. • Respeitar o meio ambiente. • Manter relações éticas com governos e sindicatos. Zelar pela saúde e segurança dos funcionários.

35 Fidelização de clientes;
Ampliação de mercados; Melhoria das relações internas de trabalho; Diferencial para marca; Criação de novas oportunidades; Aproximação com o setor governamental;

36 Responsabilidade Social Empresarial
A consciência de que se têm causado danos ao ambiente e desequilíbrio aos sistemas ecológicos, associada à percepção de que isso ameaça seriamente os sistemas sociais e o bem-estar global, levaram à preocupação de criar uma metodologia que oriente o desenvolvimento sustentável. Acredita-se que, num futuro próximo, as organizações bem sucedidas serão aquelas que estiverem COMPROMETIDAS com a SUSTENTABILIDADE em seus diversos aspectos – social, econômico e ambiental – de maneira contínua e simultânea. O movimento da responsabilidade social empresarial no Brasil criou e adaptou para a realidade brasileira uma série de instrumentos que ajudam as empresas a trilharem o caminho da responsabilidade social (RSE) e do desenvolvimento sustentável (DS), entendido este como integrador das dimensões econômicas, sociais e ambientais que cercam as atividades humanas.

37 Responsabilidade Social Empresarial
Balanço Social é considerado uma ferramenta de gestão e instrumento de diálogo entre as partes interessadas. Ferramenta de gestão pois é utilizado para a consolidação de práticas que estejam inseridas num processo maduro de diagnóstico, planejamento e implementação, benchmarking e avaliação, transparência e aprendizagem Planejamento e implementação Localizador de ferramentas Diagnóstico Indicadores Ethos Transparência e aprendizagem Guia de Elaboração do Balanço Social Benchmarking e Avaliação Banco de Práticas

38 Responsabilidade Social Empresarial
Para realizar um balanço social são necessários: Planejamento do trabalho e escolha da estrutura (modelo); Designação do grupo de trabalho (interno e externos); Aplicação de indicadores (coleta e tratamento de dados), Elaboração e análise do texto; Verificação e auditoria de informações; Publicação e divulgação do relatório; Feedback;

39 Responsabilidade Social Empresarial
Exemplos de indicadores específicos para a indústria da Construção Civil: Compromissos éticos. Conhecimento e aplicação de normas técnicas e legislação específica para cada modalidade de empreendimento; Diálogo entre as partes interessadas. Mapeamento de stakeholders por projeto de construção Gestão participativa. Estímulo e reconhecimento de sugestões dos empregados para melhoria dos processos (escritório e obra). Saúde, segurança e condições de trabalho. Programa de conscientização sobre higiene geral; estrutura de apoio aos funcionários e programa de incentivo a melhor qualidade de vida; programa de conscientização e treinamento sobre segurança no trabalho.

40 Responsabilidade Social Empresarial
Estudo de Caso – Amianto Crisotila “É possível o uso controlado sem causar danos à saúde”. “Não há registro de doenças ocupacionais nos trabalhadores admitidos a partir de 1980”. “A utilização da fibra se dá pois é barata e há mercado no mundo subdesenvolvido” diz pneumologista da Faculdade de medicina da USP. A fibra acumula-se nos alvéolos. O pulmão provoca um processo de cicatrização permanente e vai endurecendo. A vítima tem falta de ar progressiva até morrer de asfixia. É o chamado “pulmão de pedra”. A asbetose é incurável. Leva em média 5 anos para se manifestar e matar. Os operários de amianto têm 50 vezes mais chance de ter câncer de pulmão, 98% dos casos de mesotelioma diagnosticados no mundo foram causados pela amianto

41 Responsabilidade Social Empresarial
Estudo de Caso – Amianto Crisotila São 128 os ex-operários mortos por doenças causadas pela contaminação por asbesto. Outros 638 ex-trabalhadores estão doentes. A Brasilit, empresa de fibrocimento nacional, trabalha exclusivamente sem amianto, e faturou R$260 mi em 2003 quando substituiu o amianto, com matéria-prima, por polipropileno. A nova tecnologia, denominada cimento reforçado com fio sintético, exigiu investimentos da ordem de R$60 mi de reais por fábrica

42 ISO 26000 Prover um “Entendimento comum” sobre a RS em um nível global
Reunir experiências e expertise, promovendo boas práticas - Nivelar o assunto globalmente Aumentar a capacidade de participação dos países menos desenvolvidos

43 O desafio de assegurar a relevância da ISO para as diferentes circunstâncias das diferentes partes do mundo

44 Capilaridade Países com Comitês Espelho:
Milhares de pessoas envolvidas.

45 “Um sistema de normalização não será melhor nem pior que a sociedade que o cria. Suas prioridades são metas sociais e seus valores são valores da sociedade” (W.T. Cavanaugh)

46 Norma AA 1000 Desenvolvida pelo Instituto de Responsabilidade Social e Ética – ISEA, foi criada para assistir organizações na definição de objetivos e metas, na medição do progresso em relação a estas metas, na auditoria e relato da performance e no estabelecimento de mecanismos de feedback. Os estágios das normas de processo são: planejamento responsabilidade auditoria e relato integração de sistemas comprometimento dos stakeholders.

47 SA 8000 Constitui um instrumento de informação extremamente importante para o consumidor globalizado, pois, atualmente, os fatores determinantes da sua escolha vão além de preço e qualidade. As pessoas necessitam saber como o produto ou serviço que estão adquirindo foi produzido, repudiando imediatamente aqueles que agregam procedimentos como, por exemplo, o trabalho infantil. Além de proteger sua reputação e a integridade de suas marcas, a SA 8000 possibilita às companhias de todo o mundo externarem seus valores éticos e seu grau de envolvimento social, aspectos fundamentais frente a um consumidor-cidadão cada vez mais participante e vigilante.

48 SA 8000 Trabalho Infantil É proibida a contratação de crianças de 15 anos ou menos. Liberdade de associação Protege o direito dos trabalhadores de formar sindicatos e afiliar-se a grupos organizados Discriminação Proíbe a discriminação baseada na cor, nacionalidade, religião, deficiência física, sexo, orientação sexual, afiliação a sindicato ou partido político. Horário de trabalho A jornada normal deverá ser de 44 horas semanais. As horas extras devem ser voluntárias e ter caráter temporário, não devendo exceder 12 horas semanais. Práticas disciplinares Proíbe punição física, coerção e abuso verbal no uso da disciplina. Comunicação A política de responsabilidade social deve ser documentada, implementada e comunicada a todos os funcionários.


Carregar ppt "Ética e Responsabilidade Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google