A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO – Aula 02

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO – Aula 02"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO – Aula 02
Prof. Esp. Marcopolo Marinho Cópia do Material em:

2 O que é empreendedorismo?
O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor.

3 O que é empreendedorismo?
 “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades” Dornelas (2008)

4 O que é empreendedorismo?
“Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação”. Dolabela (1999, p.43)

5 O que é empreendedorismo?
Empreendedor para Drucker é alguém que cria algo novo, algo diferente, que modifica ou transforma valores. Ele está sempre buscando a mudança, reage a ela e a explora como sendo uma oportunidade. Os empreendedores inovam. A inovação é o instrumento específico do espírito empreendedor. O empreendedor, por definição, transfere recursos de áreas de baixa produtividade e rendimento para áreas de produtividade e rendimento mais elevados. De acordo com o raciocínio de Drucker, o fato de alguém abrir uma nova empresa não faz dessa pessoa necessariamente um empreendedor. Ela poderá estar iniciando um negócio igual a tantos outros já existentes no mercado. PETER DRUCKER

6 O que é ser empreendedor?
Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” - Filion, 1999, p.19. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação. Seguindo este raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. FONTE: SEBRAE

7 Uma empresa é considerada de alto crescimento, segundo o critério da OCDE, quando apresenta crescimento médio do pessoal ocupado assalariado de 20,0% ao ano ou mais, por um período de três anos, e tem pelo menos dez pessoas ocupadas assalariadas no ano inicial de observação. ² As empresas de alto crescimento com até cinco anos criação no ano inicial são denominadas gazelas. Ressalta-se que as gazelas constituem um subconjunto das empresas de alto crescimento.

8 A sigla OCDE significa Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico. É uma organização internacional, composta por 34 países e com sede em Paris, França. A OCDE tem por objetivo promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social de pessoas por todo o mundo. O combate à corrupção e à evasão fiscal faz parte da agenda da OCDE tendo já conseguido resultados otimistas em alguns países.

9 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
imaginação;

10 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
imaginação;

11 IMAGINAÇÃO x PERCEPÇÃO

12 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
DETERMINAÇÃO

13 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
determinação; IMAGINAÇÃO

14 “A DETERMINAÇÃO DE HOJE LIDERA O SUCESSO DE AMANHÔ theRevolutyon

15 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
habilidade de organizar;

16 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
habilidade de liderar pessoas;

17 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.

18 Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
imaginação; determinação; habilidade de organizar; habilidade de liderar pessoas; habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.

19 Pesquisa Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções 2013 (Endeavor)

20 Pesquisa Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções 2013 (Endeavor)

21 Pesquisa Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções 2013 (Endeavor)

22

23 BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE

24

25 MORTALIDADE DAS EMPRESAS
A taxa de mortalidade diminuiu em 2013? A taxa de mortalidade vem diminuindo nos últimos 10 anos e em julho de 2013 a sobrevivência chegou a 76%. Há dez anos, esse índice era de 50%. A atual taxa mostra uma melhor capacidade das micro e pequenas empresas para superar dificuldades nos primeiros dois anos do negócio. Nesse período inicial, a empresa ainda não é conhecida no mercado, não possui carteira de clientes e, muitas vezes, os empreendedores ainda têm pouca experiência em gestão. É o período mais crítico porque a empresa está se lançando no mercado e muitas vezes o empreendedor não tem experiência na gestão de um negócio. Mas, qualquer taxa de sobrevivência acima de 70% já pode ser considerada positiva. Entrevista com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto

26 O EMPREENDEDORISMO SOCIAL

27

28

29

30 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor.. SAO PAULO: Saraiva, CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa.. 3ª ed. SÃO PAULO: Makron Books, CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 2ª ed. RIO DE JANEIRO: Elservier, p.. BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão:: fundamentos, estratégias e dinâmicas.. SÃO PAULO: Atlas, DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. SÃO PAULO: Cultura,

31 FONTES COMPLEMENTARES DESTA AULA
ENDEAVOR SEBRAE ASHOKA


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO – Aula 02"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google