A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Revista de AMRIGS, Porto Alegre Falavigna et al. Belo Horizonte 2009

2 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Componentes: Aline Freire Miranda Bruna Silva Campos Izabella Cristina Melo Silva Rhaissa Lopes de Oliveira Thalita Beatriz Santos Maciel Belo Horizonte 2009

3 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Introdução A doença vascular encefálica (DVE) é a maior causa de mortalidade e morbidade no Brasil. Apesar disso, permanece sendo uma doença negligenciada, pois há pouco conhecimento da população sobre fatores de risco, sintomas iniciais e tratamento, o que produz aumento no risco de agravos.

4 O que pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Estudos mostram que, somente 24% dos pacientes com de DVE chegam ao hospital em até três horas do início dos sintomas. Dos pacientes que chegam ao hospital após esse período, 86% acreditam que os sintomas não apresentam gravidade.

5 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Objetivo Verificar as percepções sobre doença vascular encefálica entre os pacientes acometidos e tentar identificar falhas no tratamento dessa patologia.

6 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Metodologia Foi feito um estudo transversal qualitativo na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul,RS. Foram feitas entrevistas com roteiros semiestruturados em pacientes em tratamento fisioterápico em decorrência de DVE.

7 O que pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Os entrevistados assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade. Analisaram-se 12 pacientes, com média de 60 anos de idades. Cinco pacientes do sexo feminino e sete do sexo masculino.

8 O que pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? As entrevistas continham os seguintes tópicos:  1.Conhecimento sobre DVE  2.Conhecimento das causas e dos fatores de risco  3.Percepção e reação do paciente no momento do início dos sintomas  4.Atitudes dos pacientes perante um novo quadro de distúrbio cerebrovascular agudo.

9 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Resultados e Discussão Apesar de alguns pacientes terem demonstrado conhecimento razoável sobre o que é DVE, alguns apresentaram total desconhecimento. Observou-se desconhecimento da gravidade da doença, resultando em demora na procura por atendimento médico.

10 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Falta de consciência sobre os fatores de risco e atitudes negativas dos familiares em relação aos sinais e sintomas também foram observados. Os fatores associados ao desconhecimento sobre a doença foram baixa escolaridade e baixa renda familiar.

11 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? “Derrame é que as veias não aguentam a pressão, elas se rompem e o sangue acaba indo pro cérebro...” “O derrame é uma veia da cabeça que seca” “Pra te falar a verdade o meu problema aconteceu só no braço e na perna, não no cérebro...na cabeça eu não tenho nada.”

12 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Considerações Finais  Este estudo demonstrou uma lacuna importante no conhecimento por parte dos pacientes realizando reabilitação para essa doença, o que possivelmente contribui para a baixa adesão ao tratamento e à prevenção da DVE.

13 O que os pacientes com acidente vascular cerebral sabem sobre sua doença?  O conhecimento sobre doença cerebrovascular na populaçao é essencial para o melhor tratamento dos pacientes.  É de fundamental importância disponibilizar conhecimento à população através de campanhas educacionais sobre DVE, principalmente entre as pessoas com risco aumentado para essa patologia.

14 O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença? Referência Bibliográfica Falavigna, Asdrubal et al. O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre sua doença?,Revista da AMRIGS,Porto Alegre,v.53,n.2, , abr-jun.2009 Disponível em:


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google