A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Endócrino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Endócrino."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Endócrino

2 Introdução Juntamente com o sistema nervoso, atua e regula a homeostase (equilibrio do corpo) Usa a corrente sanguínea como meio de transporte para os Hormônios.

3 Glândulas A palavra glândula designa órgãos especializados em produzir e liberar substâncias.

4 Glândulas Glândulas Exócrinas
• Ductos (canais) por meio dos quais descarregam no exterior do corpo ou em cavidades internas a ele. Ex.: PELE • Glândulas sudoríparas produtoras de suor • Glândulas sebáceas produtoras de material oleoso.

5 Glândulas Glândulas salivares

6 Glândulas Glândulas endócrinas
• não possuem ductos, liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea, que irá transportar até os locais em que atuarão.

7 Glândulas endócrinas

8 Glândulas endócrinas Hipotálamo: Produz vários hormônios que influenciam a glândula hipófise Pineal : Produz hormônio melatonina que afeta o relógio biológico; No escuro produz mais.

9

10 Glândulas endócrinas Hipófise :
Hipófise anterior: GH hormônio do crescimento, TSH hormônio estimulante da tireóide Prolactina Leite FSH E LH reprodução feminina Hipófise posterior: hormônio antidiurético Ocitocina contração uterina e leite

11 Glândulas endócrinas Tireoide
• secreta tiroxina; contrala a velocidade do metabolismo. • Paratireoides • 4 duas de cada lada da parte posterior da tireoide. Hormônio PTH (paratormônio) e calcitocina. Ambos regulam o cálcio no sangue.

12

13 Glândulas endócrinas Supra- renais
A adrenalina também produz taquicardia (aumento do ritmo cardíaco), aumento da pressão arterial e maior excitabilidade do sistema nervoso. Essas alterações metabólicas permitem que o organismo de uma resposta rápida à situação de emergência. A noradrenalina é liberada em doses mais ou menos constantes pela medula adrenal, independentemente da liberação de adrenalina. Sua principal função é manter a pressão sanguínea em níveis normais.

14 Supra renal

15 Glândulas endócrinas Pâncreas
• Produz glucagon e insulina que controlam a taxa de açúcar no sangue

16 Glândulas endócrinas Ovários ou gônadas femininas
• produzem estrógeno e progesterona.

17 Glândulas endócrinas Testículos ou gônadas masculinas
• conjunto de hôrmonios principal testosterona


Carregar ppt "Sistema Endócrino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google