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Tecnologia da informação Aula 7 – Uso de SI nas tomadas de decisão Profº Erich Turma 6-A Noturno.

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1 Tecnologia da informação Aula 7 – Uso de SI nas tomadas de decisão Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Na última aula...

3 O e-Commerce abrange todo o processo online de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento de produtos e serviços. As categorias básicas de negócios e as plataformas de tecnologia para locais de mercado de e-Commerce compreendem: B2C, B2B, C2C. Muitas empresas de e-business estão procurando oferecer portais de serviço completo de e- Commerce dos tipos B2C e B2B apoiados por processos integrados focados no cliente e por redes de suprimentos interconectadas.

4 e-Commerce B2C: As empresas geralmente vendem produtos e serviços aos consumidores em websites de e-commerce que oferecem páginas da web atraentes, catálogos multimídia, processamento interativo de pedidos, sistema seguro de pagamento eletrônico e suporte online ao cliente. e-Commerce B2B: Aplicações de e-commerce de empresa-a-empresa envolvem catálogo eletrônico, troca e mercados de leilões que utilizam websites da Internet, intranets e extranets e portais para reunir compradores e vendedores.

5 Empresas tradicionais devem se envolver com o mundo virtual, ou seja, utilizar de estratégias de e- commerce?

6 A empresa virtual Amazon informou que começará a editar livros, tanto e-book como livros impressos. Editoras tradicionais ficaram preocupadas com esta noticia. Quais os motivos para tal nervosismo?

7 A Amazon é uma grande distribuidora. Provavelmente tem um enorme banco de dados sobre os clientes. Tem ferramentas e sistemas para identificar possíveis gostos e tendências (Data mining, CRM, etc). Irá competir com outras editoras por futuros best-sellers. O que mais?

8 Bibliografia da aula 6 O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 9 Bibliografia para o teste na próxima aula O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 1 a 7

9 A TI trouxe um incremento sem igual para apoiar a tomada de decisões em uma empresa. Quando se analisa em retrocesso os sistemas de informações nota-se que:com a ampliação das novas tecnologias (hardware, software, redes cliente/servidor, etc) e as revoluções da internet, e- commerce, intratnets, extranets, trouxe novos integrantes ao apoio a tomada de decisões, como funcionários de níveis inferiores, por indivíduos e equipe de profissionais de empresas.

10 Administração do Relacionamento com o Cliente Simulação: Análise do tipo What if Administração da cadeia de Suprimentos Administração do conhecimento/ Inovação Monitoração do Desempenho Empresarial Funcionário /Gerente Cliente / Parceiro Aplicação de Suporte às Decisões

11 Administração Estratégica (Presidente, Diretores) Administração Tática (Gerentes de unidades de negócio) Administração Operacional (Equipes de projetos ou gestores operacionais) Decisões Informação Características da Decisão Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada Decisões no e-Business

12 Não estruturada: não é possível criar de forma antecipada os procedimento utilizados. Planejamento de novos negócios ou reorganização da empresa. Reengenharia de processo empresarial. Administração de caixa. Semi estruturada: pré-especificadas, mas não definida. Planejamento de produto ou fusões e aquisições. Orçamento de capital e programas. Atribuição diária de trabalho. Estruturada: Especificada e pode ser antecipada. Abastecimento de estoque.

13 Relatórios Periódicos Programados Relatórios Periódicos Programados Relatórios de Exceção Informes e Respostas por Solicitação Informes e Respostas por Solicitação Relatórios em Pilha Principais Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Relatórios do Sistema de Informação Gerenciais (SIG)

14 Vendas potenciais e Noticias dos concorrentes Noticias dos concorrentes e Noticias da empresa Vendas potenciais e Noticias da empresa Vendas potenciais Noticias dos concorrentes Noticias da empresa Clientes Servidor Dados dos clientes Dados de vendas Dados do estoque Servidor Firewall Mensagens Interligadas via Internet Relatórios do Sistema de Informação Gerenciais (Inteligência de Marketing) Banco de dados internos

15 Estrutura do banco de dados Relacional x Multidimensional Estão lembrados?

16 Servidor OLAP Servidor OLAP Banco de dados multidimen- sional Bancos de dados de negócios Cliente PC Software de OLAP Os dados são recuperados de bancos de dados empresariais e preparados em um banco de dados multidimensional de OLAP Bancos de dados operacionais Data marts Data warehouse Processamento Analítico Online (OLAP)

17 O processamento analítico pode envolver o uso de servidores especializados e bancos de dados multidimensionais. O Olap fornece respostas rápidas para consultas colocadas por gerentes e analistas, utilizando sistemas de informação gerencial, apoio à decisão e sistemas de informação executiva. Operações comuns: Consolidação, drill-down (desagregação) e slicing and dicing (“fatiar em cubos)

18 Processamento Analítico Online (OLAP) Fonte: http://www.suggestsoft.com/soft/radar-soft-l-l-c/radarcube-olap-chart-windows-forms/http://www.suggestsoft.com/soft/radar-soft-l-l-c/radarcube-olap-chart-windows-forms/

19 Sistema de Apoio a Decisão (SAD) Apoio a decisão oferecido Fornecem informações sobre o desempenho da organização (SIG). Fornecem informações e técnicas de apoio à decisão para analisar problemas ou oportunidades específicos (SAD) Forma e frequência das informações Periódicas, de exceção, por demanda e relatórios e respostas em pilhas (SIG). Consultas e respostas interativas (SAD). Formato das informações. Formato pré-fixado, fixo (SIG). Formato ad hoc, flexivel e adaptável (SAD). Metodologia de processamento das informações Informações produzidas por extração e manipulação de dados (SIG). Informações por modelagem analítica de dados (SAD).

20 Software Legado Navegador de Rede Outros Software Funções de Interface com o Usuário Multimidia com Hiperlinks, Visualização em 3D Funções de Gerenciamento de Modelos Modelagem Análitica, Análise Estatística Funções de Gerenciamento de Dados Extração de dados, Validação, Depuração, Integração e Reprodução Dados operacionais Dados de mercado Dados de vendas Dados de contas dos clientes Modelo de SAD

21 Análise do tipo e-se Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas Análise de Otimização Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões Sistemas de Apoio às Decisões (SAD)

22 Análise do tipo What-if Mudanças nas variáveis ou na relação entre as variáveis e observa-se as mudanças nos valores das outras variáveis. Análise de sensibilidade Um tipo de análise what-if, mas só alterando uma única variável e são observadas as mudanças nas outras variáveis. Análise de Busca de Metas (Goal Seeking). Neste caso é colocado um valor-meta para uma variável, depois altera-se os valores das demais variáveis até atingir o valor-meta. Análise de Otimização Parecido com a busca de Metas, mas nesse caso é encontra o valor-meta para uma ou mais variáveis dada uma certa limitação. Sistemas de Apoio às Decisões (SAD)

23 Um elemento já descrito nas aulas anteriores, quanto a administração de dados, é o uso do data mining A importância do Data mining para apoio a decisão, se deve, principalmente, a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados históricos, descobrindo padrões, tendências e correlações ocultas nos dados. Entre as diversas funções que um software de data- mining pode realizar estão: regressões, redes neurais, clusters, cesta de bens, verificar padrões de compras, tendências dos clientes, custos desnecessários e oportunidades de lucros. Sistemas de Apoio às Decisões (SAD)

24 Os sistemas de Informação executiva (EIS), que antes era exclusivo da alta administração, espalharam-se por toda a cadeia de funcionários que necessitam de informações para tomada de decisão. O EIS é adaptado de acordo com as necessidades dos usuários, dando ênfase a interface gráfica, com gráficos personalizáveis. Há também relatórios que apresentam tendências e informações de exceção. Abrangem análise de operações internas, resultados financeiros e riscos externos. Sistemas de Apoio às Decisões (SAD)

25 Gateway Portal Corporativo de Informação Interface Corporativa do Usuário do Portal de Informação Agentes de Busca Agentes de Busca OLAP Data Mining Data Mining Gerenciamento de Conhecimento Gerenciamento de Conhecimento Funções de Gerenciamento do Banco de Dados Data Mart Outras Aplicações Empresariais Banco de Dados Operacional Banco de Dados Analítico Base de Conhecimento SAD Modelagem: E-se (What-If) de Sensibilidade de Busca de Metas Otimização Internet Intranet Extranet Portais Corporativos de Informação e SAD

26 Atributos do Comportamento Inteligente Pensar e raciocinar Utilizar a razão para solucionar problemas Aprender e compreender a partir da experiência Adquirir e aplicar conhecimentos Demonstrar criatividade e imaginação Lidar com situações complexas ou desconcertantes Reagir pronta e eficazmente a situações novas Reconhecer a importância relativa de elementos de uma situação Manipular informações ambíguas, incompletas ou errôneas

27 Aplicações da Inteligência Artificial Aplicações da Ciência Cognitiva Aplicações da Ciência Cognitiva Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aplicações da Robótica Aplicações da Robótica Aplicações de Interfaces Naturais Aplicações de Interfaces Naturais Sistemas Especialistas Lógica difusa Algoritmos Genéticos Redes Neurais Percepção Visual Locomoção Condução Tatilidade Linguagens Naturais Reconhecimento de Discurso Interfaces Multissensoriais Realidade Virtual

28 Ciência cognitiva Através de pesquisas nas áreas de biologia, neurologia, psicologia e matemática buscam entender como o cérebro humano funciona e como os seres humanos pensam e aprendem. Robótica Com base nos estudos de engenharia e fisiologia, a robótica produz máquinas com faculdades físicas semelhantes ao homem. Interfaces naturais A linguistica e psicologia se juntam a informática para criar uma forma de que os computadores reconheçam a linguagem cotidiana dos seres humanos da mesma forma que nos compreendemos. São utilizados para apoio à decisão, solução de problemas, recuperar informações, novos meios de realizar uma tarefa e fornecer vantagem competitiva. Aplicações da Inteligência Artificial

29 Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Redes Neurais Sistemas de Lógica Difusa Realidade Virtual Sistemas Especialistas Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Agentes Inteligentes Algoritmos Genéticos

30 Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Rede neural: Fornecimento de crédito, armamentos militares, previsão de investimento e controle de qualidade. Lógica difusa: metrô, elevadores, câmeras fotográficas e avaliação de ações. Algoritmos genéticos:construção de modelos para melhoria de processos (aviação, astronáutica, automobilismo).

31 Agentes Inteligentes Interfaces Tutoriais Interfaces Tutoriais Agentes de Apresentação Agentes de Apresentação Agentes de Navegação de Rede Agentes de Navegação de Rede Agentes de Desempenho de Papéis Agentes de Desempenho de Papéis Agentes de Interface com o Usuário Agentes de Gerenciamento de Informações Agentes de Procura Agentes de Procura Corretores de Informação Corretores de Informação Filtros de Informação Filtros de Informação

32 Componentes do Sistema Especialista Base de Conhecimento Usuário Conselho Especia- lizado Programas de Interface com o Usuário Programas de Interface com o Usuário Programa Utilitário de Inferência Programa Utilitário de Inferência Estação de Trabalho Engenharia do Conhecimento Programa de Aquisição de Conhecimento Programa de Aquisição de Conhecimento Especialista e / ou Engenheiro do Conhecimento Estação de Trabalho Desenvolvimento do Sistema Especialista O Sistema Especialista

33 Aplicações do Sistema Especialista Gerenciamento de Decisões Diagnóstico de Problemas de Operação Manutenção /Programação Projeto /Configuração Seleção /Classificação Principais Categorias de Aplicação de Sistemas Especialistas Monitoração /Controle de Processo


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