A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,"— Transcrição da apresentação:

1

2 SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais, mercados consumidores na Europa e fora dela. Disputas pelas colônias na África e Ásia.

3 O governo de cada país industrializado procurava dificultar a expansão econômica dos outros países. Fechavam seus mercados aos produtos importados e tentando impedir a expansão do império colonial dos concorrentes.

4 MOVIMENTOS NACIONALISTAS Os movimentos nacionalistas pretendiam agrupar sob um mesmo Estado povos de matrizes culturais semelhantes. Levava a um desejo de expansão territorial.

5 PAN-ESLAVISMO Liderados pelo governo russo, queriam unir todos os povos eslavos da Europa Oriental. Os povos eslavos pertencem originalmente ao grupo indo-europeu: Russos, ucranianos, sérvios, croatas, eslovenos, tchecos, eslovacos, morávios e polacos.

6 Com a intenção de dominar a região do mar Negro ao mar Egeu, passando pelos Bálcãs, a Rússia defendia o pan-eslavismo e a independência das minorias nacionais. Seu intento era unificar os povos eslavos balcânicos, libertando-os do enfraquecido Império Turco e garantindo sua influência e supremacia sobre as novas nações.

7 PANGERMANISMO Os pangermanistas pretendiam anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam os germânicos. O Império Austro-Húngaro e a Alemanha pretendiam construir a estrada de ferro Berlim-Bagdá, para ter acesso às áreas petrolíferas do golfo Pérsico.

8 REVANCHISMO FRANCÊS Movimento nacionalista pelo qual o governo francês visava recuperar os territórios da Alsácia-Lorena. A Alsácia-Lorena era uma região rica em minérios de ferro e carvão que os franceses foram obrigados a entregar aos alemães depois da derrota na Guerra Franco-Prussiana, em 1870

9 PAZ ARMADA Corrida armamentista, cada país fortalecia seus exércitos e formaram alianças políticas.

10 POLÍTICA DE ALIANÇAS Os governos das grandes potências firmaram tratados de alianças entre si, com o objetivo de somar forças para enfrentar os rivais. TRIPLÍCE ALIANÇA: Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália. TRIPLÍCE ENTENTE: França, Inglaterra e Rússia.

11

12 CRISE DO MARROCOS Entre 1905 e 1911, França e Alemanha quase chegaram à guerra, devido à disputa pelo território do Marrocos, no norte da África. 1906: em uma conferência internacional foi decidido que os franceses teriam supremacia sobre o Marrocos. A Alemanha coube uma pequena faixa de terras no sudoeste africano.

13

14 CRISE BALCÂNICA Foi um dos principais focos de atrito entre as potências européias. Nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia). Expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha).

15 1908: a Áustria anexou a Bósnia-Herzegovina ao seu território. A Sérvia se viu contrariada em seus interesses, pois pretendia incorporar aquelas regiões habitadas por eslavos e criar a Grande Sérvia. Os movimentos nacionalistas sérvios passaram a reagir violentamente contra a anexação austríaca Bósnia- Herzegovina.

16 ESTOPIM DA GUERRA Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco em 28 de junho de 1914, na cidade de Saravejo, capital da Bósnia. Francisco Ferdinando viajou a Saravejo, para anunciar a formação de uma nova monarquia tríplice (austro-húngara-eslava).

17

18

19 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Recebeu esse nome porque, foi, efetivamente, a primeira guerra generalizada, envolvendo as principais potências das diversas regiões do mundo. União de forças: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Itália, Turquia e Bulgária. França, Inglaterra, Rússia, Bélgica, Sérvia, Grécia, Japão e Estados Unidos.

20 PRIMEIRA FASE DA GUERRA : esta fase foi marcada pela intensa movimentação das forças envolvidas. Ofensiva das tropas alemãs em território francês (1914). Contra-ataque do exército francês detendo o avanço germânico. Equilíbrio de forças nas frentes de combate.

21 SEGUNDA FASE DA GUERRA : fase marcada pela guerra de trincheiras, em que cada lado procurava garantir suas posições, evitando a aproximação do inimigo. Período extremamente duro e desgastante para as tropas em conflito (chuva, frio e barro).

22 TERCEIRA FASE DA GUERRA : ocorreu a entrada de outros países na guerra. A marinha alemã, utilizando seus submarinos, afundou navios de países tido como neutros, alegando que transportavam alimentos para os inimigos.

23 Navios abatidos: Lusitânia e Arábia que pertenciam aos Estados unidos. Paraná que pertencia ao Brasil. Nesta fase ocorreu a entrada dos Estados Unidos, no conflito (6/04/1917) e a saída dos exércitos da Rússia (3/03/1918).

24 MUDANÇAS PROVOCADAS PELA GUERRA A economia dos países em conflito foi direcionada para aumentar a produção dos artigos exigidos pela guerra. Produção de armas, munições, veículos de transporte etc.

25 Uma considerável parcela de mulheres ingressou no mercado de trabalho industrial, especialmente na Inglaterra, França e Itália. Destruição de diversas estruturas produtivas (indústrias, fábricas, bancos, hospitais, instituições de ensino).

26 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Toledo, Eliete; Dreguer, Ricardo. História. Editora: Atual. São Paulo, Projeto Araribá - História. Editora: Moderna. São Paulo, Campos, Flavio de; Miranda, Renan Garcia. A Escrita da História. Editora: Escala Educacional. São Paulo, Cotrim, Gilberto. História global e geral. Editora: Saraiva. São Paulo, 2007.

27 IMAGENS Todas as imagens dessa apresentação estão disponíveis no site de busca Google.


Carregar ppt "SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google