A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIDA DE ABELHA Geovana n°27. Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIDA DE ABELHA Geovana n°27. Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento."— Transcrição da apresentação:

1 VIDA DE ABELHA Geovana n°27

2

3 Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação da matéria inorgânica em orgânica.

4 A Polinização Muitas plantas que conhecemos são capazes de formar flores e frutos. Os frutos são, na verdade, o resultado de transformações que ocorrem na flor, após sua fecundação. A fecundação da flor acontece da seguinte forma: uma estrutura, o estame, produz o grão-de-pólen dentro de uma região chamada antera.

5 COMO VIVEM AS ABELHAS  As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.  Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.

6 DE QUE MANEIRA FABRICAM O MEL As abelhas são atraídas pelas flores assim como diversos agentes poliniza dores através dos aromas, cores e formas florais. Primeiramente quando as abelhas campeiras coletam o néctar das flores, elas carregam essa substancia através do papo até a colônia. Ao chegar nos favos as abelhas campeiras passam o néctar para as abelhas responsáveis pela deposição do néctar nos alvéolos (células dos favos onde as abelhas depositam o mel), essas abelhas possuem na saliva diversas enzimas que processam o néctar em mel. Nas glândulas hipofaringenas que se encontram essas enzimas. Desta forma o néctar passara por reações químicas até se transformar em mel. Depois de preenchidos os alvéolos as abelhas desidratam o excesso de umidade do mel e lacram ele com uma fina camada de cera chamada de opérculos. As abelhas são atraídas pelas flores assim como diversos agentes poliniza dores através dos aromas, cores e formas florais. Primeiramente quando as abelhas campeiras coletam o néctar das flores, elas carregam essa substancia através do papo até a colônia. Ao chegar nos favos as abelhas campeiras passam o néctar para as abelhas responsáveis pela deposição do néctar nos alvéolos (células dos favos onde as abelhas depositam o mel), essas abelhas possuem na saliva diversas enzimas que processam o néctar em mel. Nas glândulas hipofaringenas que se encontram essas enzimas. Desta forma o néctar passara por reações químicas até se transformar em mel. Depois de preenchidos os alvéolos as abelhas desidratam o excesso de umidade do mel e lacram ele com uma fina camada de cera chamada de opérculos.

7 A defesa da abelha Embora não possuam ferrão desenvolvido, os meliponídeos são capazes de defender suas colônias de forma passiva, construindo seus ninhos em locais de difícil acesso, como troncos com paredes grossas, cavidades profundas no solo, dentro de ninho de insetos agressivos, por exemplo formigas, ou como faz Parta mona, construindo junto à entrada do ninho um vestíbulo que dificulta a entrada de inimigos.

8 A colméia Colméia é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas. As abelhas utilizam a colméia para abrigar sua progenitor, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colméias construídas em apiários.melapiários

9 Porque o mel é benéfico a nossa saúde  Os benefícios do mel envolvem o fortalecimentos do sistema imune, auxiliar no processo de digestão e também atuar no melhorando e funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais.

10 O que podemos fazer com o mel. O mel é rica fonte de energia e pode, com vantagens, substituir o açúcar. Além disso, contém minerais como cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. BOLACHA DE MEL Ingredientes: - 1 copo de mel - 1 copo de açúcar - 1/2 copo de leite - 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina - 1 colher (sopa) de sal amoníaco - 1 colherinha (chá) de canela em pó - 1 colherinha (chá) de cravo bem moído - 3 ovos e farinha de trigo Modo de fazer: Bata a manteiga com o açúcar e vá acrescentando os ovos um a um, sem parar de bater. Em seguida, acrescente o mel, a canela e o cravo. À parte, dissolva o sal amoníaco no leite e acrescente à massa. Depois vá juntando farinha de trigo até dar o ponto de abrir a massa. Abra-a na espessura de meio centímetro e corte as bolachas no formato de quiser. Leve para assar em forma untada. Assim que tirá-las do forno pincele com água adoçada com mel

11 Quem cuida das abelhas Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras. Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.abelhaszootecniamelprópolisgeléia real pólenabelhaszootecniamelprópolisgeléia real pólen

12 Mensagens sobre a natureza Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência A Natureza tem uma estrutura feminina. Não sabe se defender, mas sabe se vingar como ninguém A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos Não há solidão mais bem acompanhada que reconhecer a natureza como companhia A natureza é sábia e justa


Carregar ppt "VIDA DE ABELHA Geovana n°27. Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google