A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES – DESBASTE/DESCARTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES – DESBASTE/DESCARTE"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES – DESBASTE/DESCARTE
José Antonio Machado do Nascimento

2 Características - desbaste
Desbaste não é o mesmo que descarte. Desbaste – retirada de documentos poucos utilizados de uma coleção de uso frequente. Os documentos desbastados deverão ser enviados para depósitos criados especialmente para a sua guarda Documentos desbastados podem voltar a ser incorporados na coleção de uso frequente. Documentos enviados para o depósito de desbaste após um prazo estabelecido pela comissão de seleção poderão ser descartados.

3 Características - descarte
Retirada definitiva do material do acervo de uma biblioteca mediante critérios estabelecidos por uma comissão de seleção. Finalidade precípua do descarte: otimizar o espaço da biblioteca. Obs: tanto o descarte quanto o desbaste são atividades contínuas em uma U.I Prazos para descarte são definidos na política de desenvolvimento de coleçoes.

4 CRITÉRIOS GERAIS PARA DESCARTE
Inadequação dos propósitos da U.I em relação aos objetivos dos usuários. Desatualização de obras. Ex: obras superadas por novas edições. Novas edições x reimpressões Condições físicas – avaliação realizada pela comissão de seleção de materiais de informação. Obras de valor deverão ser recuperadas pelo setor de preservação e higienização e materiais de informação. Duplicatas deverão ser levadas em conta o número excessivo de cópias. Coleções não correntes (periódicos) Periódicos e interesse temporário deverão ser descartados Periódicos de caráter não científico – de acordo com a comissão de seleção, avaliação e descarte

5 DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS
Doação Bibliotecas carentes ONGs sem fins lucrativos Permuta Possibilitará completar coleções de uso frequente na biblioteca Eliminação Eliminação – reciclagem Coleta de resíduos sólidos. Ex: materiais especiais Bibliotecas verdes Vale a pena manter listas de doação ou permuta de materiais de informação ultrapassados?

6 DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE DESBASTE
Trabalho de Carolina Cândido Veronese e Professor Roniberto Morato do Amaral da UFSCAR.


Carregar ppt "POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES – DESBASTE/DESCARTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google