A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS. MANIFESTO DA UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS. MANIFESTO DA UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e."— Transcrição da apresentação:

1 Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS

2 MANIFESTO DA UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse das informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação. A biblioteca pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

3 SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS Criação: O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) foi criado pelo Decreto Nº de dezembro de 1981, tendo como finalidade desenvolver as atividades de planejamento, organização, coordenação, supervisão e apoio às Bibliotecas Públicas do Estado. Atuação: O SEBP atua no âmbito federal, regional e local. As principais funções são coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, prestar assessoria às bibliotecas públicas municipais, orientar e assessorar o planejamento das atividades das bibliotecas vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado do RS.

4 SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS Doação de Livros : O SEBPRS é responsável pela centralização e distribuição de kits de livros para as Bibliotecas Públicas do interior do Estado. Esse serviço é de grande valia para as Bibliotecas, que assim como a Biblioteca Pública do Estado, mantém seu acervo em crescimento basicamente através de doações.

5 SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS Blog/Facebook: O blog e a página do facebook são instrumentos utilizados para divulgar as atividades, disseminar informações da área e dar visibilidade as ações do SEBPRS na internet. BIBLIVRE: Em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, o SEBP incentiva uso e dá suporte ao programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE), a fim de promover a inclusão digital das Bibibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias do Estado.

6 SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS Curso de Capacitação: O curso de Dinamização de Bibliotecas Públicas é oferecido pelo SEBPRS desde Em 2012, foram incluídos mais 3 módulos: Informatização de Bibliotecas Públicas, Gêneros literários, Oficina de projetos culturais, Noções de Organização de Bibliotecas Públicas (passou a dar maior ênfase para ações culturais no seu programa).

7 SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS Editais: Edital SEDAC 12/2011- Biblioteca Viva RS para Modernização de Bibliotecas Públicas. -Recurso total: R$ ,00 Edital SEDAC 14/2012 – Mais Cultura/Biblioteca Viva RS de Modernização de Bibliotecas Públicas do RS (em andamento). - Recurso total: R$ ,00

8 Editais Federais: O SEBPRS divulga, orienta e acompanha os editais federais do MINC, FBN e SNBP, como por exemplo: Caravana de Escritores; Circuito Federal de Feira do Livro; Edital do Prêmio Viva Leitura 2012; Edital 3 – Compra de Livros de Baixo Preço; Edital 4 – Coleção do Livro Popular; Edital FNC. SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS

9 Biblioteca do Fórum Social Mundial: Dando continuidade ao projeto Mosaico de Livros, o SEBPRS foi responsável pela organização e funcionamento da Biblioteca do Fórum Social Mundial. Contando com a ajuda de mais cinco voluntários, foram organizados sete mil títulos disponibilizados para o público durante o Fórum Social Temático no período de 24 à 29 de janeiro. SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS

10 Biblioteca do Fórum Social Mundial: SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS

11 Pontos de Leitura na Praia: O Projeto Pontos de Leitura na Praia, da SEDAC foi executado pelo SEBPRS através do contato com os municípios e distribuição dos pontos para os mesmos em parceria com o IEAVI, contando com a colaboração de artistas que pintaram os pontos de leitura.

12 SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO RS Pontos de Leitura na Praia:

13 Av.Borges de Medeiros 1501, 19º andar- Porto Alegre- RS Telefone:


Carregar ppt "Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS. MANIFESTO DA UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google