A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHOS ACADÊMICOS O que é trabalho acadêmico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHOS ACADÊMICOS O que é trabalho acadêmico?"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHOS ACADÊMICOS O que é trabalho acadêmico?
Consultar a NBR ABNT O que é trabalho acadêmico? Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob orientação de um orientador. (NBR-14724) Monografia: é um trabalho escrito, sistemático e completo sobre um determinado tema, geralmente fruto de uma pesquisa rigorosa. Uma monografia deve ter um tema claramente definido, apresentar o resultado de uma pesquisa pormenorizada, detalhada e aprofundada sobre o tema e que traga contribuições importantes para a área de conhecimento a que se refere.

2 Porque escrever uma monografia?
Exigência legal para obtenção do diploma de conclusão de curso Aplicar a metodologia científica para garantir confiabilidade do estudo realizado Demonstrar uma compreensão aproximativa e pessoal de um determinado assunto Contribuir para o avanço científico e tecnológico

3 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
elementos pré-textuais: antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. elementos textuais : parte do trabalho em que é exposta a matéria. Sua organização é determinada pela natureza do trabalho. elementos pós-textuais: são os elementos que tendo relação com o texto, complementam o trabalho. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS CAPA (Obrigatório) FOLHA DE ROSTO (Obrigatório) Errata (opcional e eventual) FOLHA DE APROVAÇÃO (Obrigatório) Páginas preliminares (opcionais):dedicatória agradecimentos RESUMO (Língua vernácula) (Obrigatório) RESUMO (Língua estrangeira) (Obrigatório) SUMÁRIO (Obrigatório) Lista de ilustrações (Opcional)

4 CAPA: elemento obrigatório que identifica o trabalho, deve conter as informações na ordem estabelecida pela NBR 14724: Nome da Universidade: localizado na margem superior, centralizado, letras maiúsculas, fonte 16 e em negrito. Nome do curso: logo abaixo do nome da Universidade, em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16 e em negrito. Título do trabalho: em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16, negrito. Nome(s) do(s) autor(es): nome e sobrenome do(s) autor(es), em ordem alfabética, em letras maiúsculas, centralizado, (considerando o alinhamento horizontal), fonte 14 e em negrito. Local e ano: nas duas últimas linhas da folha, em letras maiúsculas, centralizado, fonte 12 e em negrito. Tais elementos devem ser distribuídos de maneira eqüidistantes na folha. FOLHA DE ROSTO: elemento obrigatório, é a repetição da capa com a descrição da natureza (tese, dissertação e outros) e objetivo do trabalho (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), portanto, contém detalhes da identificação do trabalho na mesma ordem. Natureza e objetivo do trabalho: trata-se de uma nota explicativa de referência ao texto. Deve ser impresso em espaço simples, fonte 10 e com o texto alinhado a partir da margem direita.

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
INSTITUIÇÕES DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS: o impacto do auto serviço MAURO CALIXTA TAVARES Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Administração. Área de Concentração: Marketing Orientador: Prof. Tarcísio Afonso BELO HORIZONTE 1984

6 Verso da folha de rosto - Ficha catalográfica (12,5 X 7,5 cm) Elaborada por profissional bibliotecário T231i Tavares, Mauro Calixta Instituições de comercialização de alimentos: o impacto do auto serviço / Mauro Calixta Tavares. - 1984 167 p. Orientador: Tarcísio Afonso Tese (Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Ciências Econômicas 1. Canais de distribuição 2. Comércio varejista I. Afonso, Tarcísio II. Universidade Federal de Minas Gerais III. Título. CDD: 658.4

7 RESUMO (em língua vernácula)
PÁGINAS PRELIMINARES Não são consideradas essenciais à publicação. Quando incluídas deverão constar, cada uma, em uma página separada. Para efeito de paginação são contadas, mas não numeradas. Poderão ser incluídas, a critério do autor: a) dedicatória; b) agradecimentos; e c) epígrafe. RESUMO (em língua vernácula) Elemento obrigatório, consiste na apresentação concisa os pontos relevantes de um trabalho. Elaborado em português, pelo próprio autor, destaca a natureza, objetivos, resultados e conclusões do trabalho. Deve ser redigido em um parágrafo único, não ultrapassando 500 palavras, evitando-se abreviaturas, símbolos e expressões supérfluas tais como: “O presente trabalho trata de...” e seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chaves e/ou descritores.

8 RESUMO (em língua estrangeira)
Elemento obrigatório. É a versão do resumo em português para um idioma de divulgação internacional (inglês = Abstract). Deve aparecer em página distinta, seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chaves/descritores, na língua em que foi redigido. SUMÁRIO Elemento obrigatório - enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia que a matéria nele sucede, acompanhado do respectivo número da página. Deve ser transcrito em folha distinta, com o título SUMÁRIO, em letras maiúsculas, centralizado, a 3 cm da margem superior. Para enumerar as divisões e subdivisões de um trabalho, deve-se usar a numeração progressiva, em algarismos arábicos. Usam-se letras maiúsculas para identificar os títulos das seções primárias e somente a primeira inicial maiúscula para os títulos das seções secundárias. Caso o trabalho seja apresentado em mais de um volume, o SUMÁRIO completo deve constar de cada um deles.

9 SUMÁRIO 2 CONTEXTO HISTÓRICO...................... 4
1 INTRODUÇÃO 2 CONTEXTO HISTÓRICO 3 ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO 4 METODOLOGIA 4.1 Tipo de estudo 4.2 Amostra Dimensionamento da amostra 5 APRESENTAÇÃO DOS DADOS 6 ANÁLISE DOS DADOS 7 CONSIDERAÇÕES REFERÊNCIAS ANEXOS

10 LISTAS Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, seguida do título e do respectivo número da página onde se encontra. - Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (quadro, tabelas, gráficos, figuras). - As ilustrações deverão aparecer o mais perto possível do texto onde são mencionadas. ELEMENTOS TEXTUAIS Parte do trabalho em que é exposta a matéria. Sua organização é determinada pela natureza do trabalho. É constituída de três partes fundamentais: a) introdução; b) desenvolvimento; e c) conclusão.

11 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Parte inicial do texto, onde devem constar : antecedentes do problema, tendências, pontos críticos; caracterização do tema e da organização. formulação do problema que inclui: dados e informações que dimensionam a problemática. objetivos: que traduzem os resultados esperados com a pesquisa. justificativas: corresponde a defesa da pesquisa quanto a sua importância, relevância e contribuições. DESENVOLVIMENTO Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções de subseções, que variam da abordagem do tema e do método. Pode ser dividido em: a) revisão de literatura; b) material e métodos (metodologia); e c) resultados e respectivas discussões.

12 CONCLUSÃO ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS
Parte final do texto, que contém as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Conclusões e/ou considerações finais: referem-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações. ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS São os elementos que tendo relação com o texto, complementam o trabalho. Nesta parte são colocados os elementos na seguinte ordem: referências; apêndices; anexos; e glossário.

13 REFERÊNCIAS APÊNDICES e ANEXOS
Elemento obrigatório, que consiste de um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação, elaborados de acordo com a norma NBR-6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Relação de todas as fontes consultadas e apontadas no texto que deverão ser relacionadas em ordem alfabética. APÊNDICES e ANEXOS Elementos opcionais, apresentando as seguintes características: apêndices - elaborados pelo próprio autor do trabalho; anexos - documentos não elaborados pelo próprio autor da monografia, que fundamentam, comprovam e ilustram o trabalho. Os ANEXOS e APÊNDICES são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: APÊNDICE A - Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução.

14 SISTEMAS DE CHAMADA DAS CITAÇÕES NO TEXTO
As citações devem ser indicadas no texto por um sistema numérico ou autor-data. Sistema numérico: as citações têm numeração única e consecutiva para todo o documento. Toda vez que um documento for introduzido a numeração deverá ser revista. Sistema autor-data: as citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título da entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e parênteses). As citações devem ser representadas de forma padronizada ao longo de todo o trabalho, permitindo a correlação na lista de referências ou em notas de rodapé, quando for o caso. Para cada citação do texto deverá existir na lista de referências a referência bibliográfica correspondente.

15 Linguagem Conjugação verbal: recomenda-se a expressão impessoal, evitando-se o uso da primeira pessoa do plural como do singular. Igualmente não deve ser adotada a forma o autor ou o escritor em expressões como: o autor descreve ou o autor conclui que. Notas de rodapé As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples entrelinhas e por filete (linha) de 3 cm, a partir da margem esquerda. Sua numeração é feita por algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para todo o texto. As notas de rodapé devem ser reduzidas ao máximo e localizadas o mais próximo possível do texto.

16 As notas de rodapés podem ser de dois tipos:
notas bibliográficas ou de referência: indicam as fontes consultadas ou remetem a textos relacionados, outras partes da obra onde o assunto foi abordado. As notas bibliográficas devem conter o sobrenome do autor, data de publicação e página da parte citada. Exemplo: _________________ CASTRO, p. 45. FONSECA, 2002, p.33. notas explicativas: notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídas no texto. Exemplo: 1 Voltarei a essa questão quando analisar a repartição do produto. Mais detalhes podem ser encontrados em Pessanha (1977, p ).

17 APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
FORMATO Os trabalhos devem ser digitados em papel branco formato A4 (210 X 229 mm), digitados em uma só face da folha. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé. ESPACEJAMENTO Os trabalhos acadêmicos deverão ter o texto digitado com espacejamento duplo entre as linhas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos. As referências serão digitadas com espaço simples entre as linhas e duplo entre as referências.

18 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
MARGEM A NBR recomenda que os trabalhos acadêmicos apresentem margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm. PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. NUMERAÇÃO PROGRESSIVA Para destaque do conteúdo do trabalho, recomenda-se o uso da numeração progressiva para as seções do texto. O indicativo da enumeração progressiva precede o título de cada seção. As divisões primárias do texto deverão abrir nova página. As seções de um trabalho podem ser subdivididas até a casa quinária.

19 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 Seções secundárias 1.2 1.3 Seções terciárias 1.3.2 1.3.3 Seções quaternárias Seções quinárias

20 O equilíbrio entre introdução, desenvolvimento e conclusão
deve ser observado em um trabalho de graduação . Cervo e Bervian (1983, p.100), oferecem uma boa sugestão quanto à extensão das partes : "Para um trabalho de cinco páginas, por exemplo, um plano equilibrado há de respeitar as seguintes proporções: 2/10 do conjunto para a introdução; 4/10 para a primeira parte (se esta contiver as idéias principais); 3/10 para a segunda parte; 1/10 para a conclusão. Em número de páginas, ter-se-ia: 1 página para a introdução; 2 páginas para a primeira parte; 1 1/2 página para a segunda parte; 1/2 página para a conclusão."


Carregar ppt "TRABALHOS ACADÊMICOS O que é trabalho acadêmico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google