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Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.

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1 Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem ao desejo ( Skinner, 1953) “Bactérias x crianças”. Quanto mais as observações se afastam da realidade física maior risco de distorções “É melhor ficar sem resposta do que aceitar uma resposta inadequada” (Skinner, 1953). Evita-se o problema da subjetividade Postura, neutra, apolítica e descontextualizada

2 PESQUISA-AÇÃO E PESQUISA PARTICIPANTE: Pressupõem o envolvimento dos pesquisadores e pesquisados na pesquisa Relatividade observacional. Realidade dinâmica. Foco dialético: conflitos históricos. Educativa Críticas ao modelo clássico. Ilusão objetivista (Habermas). “A realidade é uma coisa muito mais rica do que aquilo que está codificado na lógica dos fatos e que, para se compreender como as coisas verdadeiramente são, torna-se necessário recusar sua simples faticidade” (Marcuse apude Gil, 1968, p.46) Modelo clássico: custoso, seletivo e ineficiente, controle e dominação ideológica. “ Os cientistas sociais contribuíram para a implantação gradual de toda uma série de instituições de controle social - desde a escola até o asilo psiquiátrico e a prisão – cuja finalidade é modelar o comportamento de todos pelos padrões de normalidade definidos pelo dono do poder” ( Oliveira e Oliveira, apud Gil, 1982, p. 22) Pesquisa-ação: pesquisa de base empírica concebida e realizada em estreita associação de uma ação para a resolução de um problema coletivo, na qual pesquisadores e participantes representativos da situação problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Michel Thiolent Pesquisa Participante: responde a necessidades de populações operárias, camponesas, índios, agricultores, levando em conta suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. Incentiva o desenvolvimento autônomo (auto confiante) a partir das bases e uma relativa independência do exterior

3 Etapas da pesquisa Especificidade da pesquisa social implica numa flexibilidade e relatividade do processo de desenvolvimento. Etapas propostas: Formulação do problema Construção de hipóteses Delineamento da pesquisa Operacionalização de conceitos e variáveis Seleção de amostra Coleta de dados Análise e interpretação de resultados Redação do relatório

4 Exercícios em equipe Indique razões de ordem prática para realizar pesquisas sobre o.... CHOCOLATE Analise as expressões: pesquisas descritivas se referem ao QUE e pesquisas explicativas ao PORQUÊ Analise as implicações sociais do pensamento de Durkeim “Tratar os fatos sociais como coisas” para o trabalho de um assistente social numa escola pública

5 Métodos das ciências sociais Método científico. Objetivo das ciências: chegar à veracidade dos fatos. O que é específico do conhecimento científico? A sua verificabilidade. Torna- se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação – determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento Método é um caminho para se chegar a um determinado fim. O fim da ciência é o conhecimento verificado Classificação dos métodos: métodos que proporcionam a base lógica da investigação científica e o dos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que poderão ser utilizados. OU Métodos de abordagem e métodos de procedimento

6 Métodos que proporcionam as bases lógicas ou abordagens, formas de ver, conceber e pensar a realidade Método dedutivo Método indutivo Método hipotético- dedutivo Método dialético Método fenomenológico

7 Métodos que indicam os meios técnicos da investigação Comparativo Monográfico Clínico Estatístico Observacional Experimental MÉTODOS

8 Quadros de referência O QUE É TEORIA? SELLTIZ (1967): conjunto de hipóteses que formam um sistema dedutivo; ou seja, um sistema organizado de maneira que, considerando como premissas algumas hipóteses, destas decorrem logicamente todas as outras” (Gil apud p. 538) POPPER (1972): teorias são redes estendidas para capturar o que se chama mundo, para racionalizá-lo, explicá-lo, dominá-lo Teorias de médio alcance e quadros de referência Funcionalismo, Estruturalismo, Compreensão, Materialismo Histórico e Etnometodologia

9 MÉTODO DEDUTIVO O que é ? Parte do geral (princípios irrefutáveis) para o particular. Racionalistas. Silogismo. Todo homem é mortal. Pedro é homem. Logo, Pedro é mortal.Aplicação: Física, Matemática. Princípios são como leis (ex.: Lei da gravidade) Nas Ciências Sociais seu uso é restrito, pois os argumentos nesse campo são questionáveis. Na economia é bastante utilizado, na Lei da oferta e da procura Objeções: não é possível generalizar premissas e conclusões acerca do processo social. Visão teológica e dogmática.

10 MÉTODO INDUTIVO Parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares. Empirismo: observam-se as generalizações a partir de fatos concretos. Conhecimento fundamentado na experiência sem levar em consideração princípios pré-estabelecidos. Parte-se da observação de fenômenos de cujas causas queiram se conhecer


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