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Introdução à Filosofia: Ética
Turmas N / Q Professor: Leonardo de Mello Ribeiro
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Departamento de Filosofia, FAFICH
Contato do Professor Leonardo (de Mello Ribeiro) Departamento de Filosofia, FAFICH Sala F4047
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1. Objetivos Introduzir alguns conceitos morais fundamentais, que utilizamos em nossa vida quotidiana quando deliberamos (individualmente ou coletivamente) acerca de questões morais. Alguns exemplos destes conceitos são: Bem, Mal, Certo, Errado, Dever, Obrigação. Outros: Justiça, Virtude, Consequências (de Ações), Bem-estar, Prazer, Dor, Autonomia, Acordo, Imparcialidade, Universalidade, Consciência Moral, etc. Delimitar o objeto do tipo de investigação e discurso éticos que será o foco principal do curso, a saber, a ética normativa.
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Objetivos (Cont.) Apresentar alguns aspectos centrais das obras de alguns autores clássicos da tradição ética filosófica, tais como Platão, Aristóteles, Hobbes, Kant, J.S. Mill. Apresentar, em termos gerais, o debate filosófico ético na contemporaneidade e mostrar como as tradições fundadas por aqueles autores clássicos são absorvidas no discurso ético contemporâneo.
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Objetivos (Cont.) Estimular os alunos a pensar sistematicamente sobre questões éticas no âmbito teórico-filosófico, com o objetivo último de levá-los a considerar posições éticas com base em argumentos bem construídos e livres de falácias.
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2. O que não é um objetivo do curso
Investigar o discurso ético ou moral a partir de princípios religiosos. Investigar o discurso ético ou moral a partir de perspectivas antropológicas ou sociológicas. Investigar o discurso ético ou moral a partir da perspectiva de certas teorias científicas, tais como o evolucionismo e a sociobiologia.
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3. Bibliografia Aristóteles, Ética a Nicômaco.
Hobbes, Thomas, Leviatã. Hume, David, Tratado da Natureza Humana. Kagan, Shelly, Ética Normativa. Kant, Immanuel, Fundamentação da Metafísica dos Costumes. MacIntyre, Alasdair, Depois da Virtude. Mill, John Stuart, O Utilitarismo. Platão, A República. Rachels, James, Elementos de Filosofia Moral. Singer, Peter, Ética Prática.
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4. Avaliação A avaliação do curso será constituída de três etapas:
um fichamento de um dos textos da bibliografia do curso [valor: 20 pontos]. uma prova (no meio do curso) [valor: 40 pontos]; uma prova (no final do curso)
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