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Teste de Zülliger CODIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS – SISTEMA COMPREENSSIVO

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Apresentação em tema: "Teste de Zülliger CODIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS – SISTEMA COMPREENSSIVO"— Transcrição da apresentação:

1 Teste de Zülliger CODIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS – SISTEMA COMPREENSSIVO
Prof. ME. Rodrigo Luís bispo souza 2015/1 Complexo de ensino superior de cachoeirinha Faculdade inedi Curso de psicologia

2 Codificação Localização Qualidade de desenvolvimento (DQ)
Determinantes Qualidade Formal (FQ) Par Conteúdo Popularidade Atividade Organizativa (Z) Códigos especiais

3 Localização W – Resposta Global: a resposta evolve toda a mancha; conceito único ou a combinação de vários conceitos, mas que produzam uma única resposta usando o todo. WS – Resposta global incluindo espaço em branco: resposta envolve a mancha toda e inclui espaço em branco. a)integra o espaço em branco com outras áreas da mancha. b) fornece uma resposta que inclui apenas uma área de espaço em branco.

4 Localização D - Detalhe usual: resposta localizada numa área frequentemente destacada. Várias codificações D em uma figura (vistas como respostas separadas) permanecem D, várias “D” compondo um único objeto codificar como Dd. DS – Detalhe usual, incluindo espaço em branco: detalhe da mancha que é associado a uma parte branca ou uma área branca isolada, frequentemente isolada.

5 Localização Dd – Detalhe inusual: localizado em lugar pouco usual, porém identificado no atlas. Dd 99 – Detalhe inusual que não consta no atlas: área incomum que não conta no atlas. DdS – Detalhe inusual com espaço branco ou espaço branco inusual.

6 Qualidade de desenvolvimento (DQ)
Maior ou menor interesse em relacionar duas ou mais áreas para formar sínteses mais ou menos elaboradas.

7 Resposta sintetizada:
+ Resposta sintetizada: dois ou mais objetos, em relação um com outro, pelo menos um com forma específica. (“besouro carregando uma folha nas costas”) O Resposta ordinária: apenas um objeto, com forma (“uma orquídea”). V/+ Resposta sintetizada: dois ou mais objetos separados, estão relacionados (diferente de em relação), nenhum tem forma definida (“vista área de uma planície com nuvens por cima”). V Resposta vaga: refere-se a um objeto, sem forma específica (“parece uma folhagem”).

8 Determinantes Características que determinam a resposta.
Pode receber mais de um determinante por resposta (blends). São codificados sendo separados por pontos.

9 Determinantes – Forma Quando a forma é a única característica apresentada pelo sujeito. “parece um besouro por causa desse formato arredondado e dessas garrinhas aqui”. *Forma geralmente incluída na percepção de muitas respostas, se houver outro determinante, não codificar F.

10 Determinantes – Movimento
M Movimento humano: a) pessoas ou partes de pessoas em ação ou postura. b) para animais em atividade humana. c) sentimentos e experiência sensorial. “dois moleques jogando futebol”. “dois peixes dançando” “isso é a representação de alegria” FM Movimento animal: animais vistos em atividade ou postura típica à sua espécie. “um sapo em posição de dar o bote”.

11 Determinantes – Movimento
m movimento inanimado: quando um objeto é visto em movimento ou para forças da natureza. “uma folha caindo” “ondas do mar batendo na praia” Ativo/passivo: quantidade de energia envolvida ou esforço empregado: a ativo: grau de energia maior para ser executada, mais vigorosa. Presença de duas ações (uma ativa e outra passiva) para o mesmo objeto, pessoa ou animal, codificar como ativo. p indica movimentos mais fracos, menos perceptíveis ou não voluntários. a-p duas pessoas, animais ou objetos: um em ação ativa e o outro em ação passiva.

12 Determinantes – Cor cromática
FC objeto que tenha forma definida e especificada, tem cor, mas a forma é que predomina. “parecem baratas, têm essas perninhas e são dessa cor” CF a cor tem a predominância sobre a forma (secundária), imprecisa ou pouco específica. “aqui parecem algas, por causa do verde” C determinada exclusivamente pela cor, não há outro componente que a qualifique. “aqui parece sangue, essa cor vermelha” Cn a pessoa apenas nomeia as cores, sem definir algum objeto ou conceito. “vermelho, verde, marrom”

13 Determinantes – Cor acromática
FC’ forma definida descrita como preto, branco ou cinza. “uma flor de parreira morta, tem essa cor preta.” C’F a forma não é definida, ou é secundária. “isso parece um monte de carvão, por causa da cor escura” C’ não envolve forma, é determinada pela cor acromática. “parece noite, porque é preto”

14 Determinantes – Sombreado
Efeitos claro-escuro, diferença de tons e textura. TEXTURA FT forma definida, com a colaboração de textura. “uma aranha peluda” TF textura mais importante que a forma. “uma pele qualquer, macia” F textura sem referência à forma “parece uma coisa áspera”

15 Determinantes – Sombreado
B) Vista- perspectiva ou profundidade FV a perspectiva ou profundidade são consequência do sombreado, a forma tem precedência. Transparência também nessa categoria. “aqui vejo um templo chinês e nessa parte mais escura é como se fosse um biombo na frente da porta” VF noção de perspectiva e sombreado. A forma é secundária. “um torrão de terra com caminhos de formigas, esses sulcos mais escuros”. V perspectiva e sombreado sem forma envolvida. “parece algo muito fundo, assim escuro”

16 Determinantes – Sombreado
C) Sombreado difuso: FY impressão e referência às diferentes tonalidades em objeto com forma definida. “um bicho todo sujo de terra, está com partes mais escuras, como se tivesse saído da lama”. YF impressão e referência às diferentes tonalidades em objeto sem forma definida. “parece um monte de estopa suja de graxa, porque está tudo manchado”. Y diferentes tonalidades sem referência a forma. “parece nevoeiro, essas tonalidades escuras”

17 Forma Dimensão / Respostas Pares
FD profundidade, distância ou dimensão, não relacionadas com o sombreado. “duas crianças brincando, e duas vindo de trás, mas ao fundo” Respostas pares (2): a) a simetria das figuras é usada para especificar dois objetos idênticos. “duas crianças jogando futebol; dois peixes, um de cada lado; vejo ursos, um aqui e outro aqui; um par de dançarinos.” b) o mais comum é o uso do conceito no plural. *Coisas que naturalmente são pares, não codificar.

18 Reflexos Fr reflexo com forma definida rF reflexo sem forma definida
Simetria das figuras dá a ideia de imagem refletida no espelho. Reflexo não pode ser categorizado como par. Fr reflexo com forma definida rF reflexo sem forma definida

19 Qualidade Formal (FQ) Frequência com que aquele objeto é percebido pelas pessoas ou o quanto o indivíduo tende a distorcer a percepção. Dado estatístico, deve ser consultado o atlas. Resposta com mais de um objeto, codificar apenas uma qualidade formal. Resposta com dois objetos importantes, dar o de qualidade inferior. Respostas com dois objetos no qual o de qualidade inferior não é importante para a resposta, não codificar.

20 + Superior ou elaborada: resposta “o” na lista, mas com forma detalhada. o Ordinária: resposta frequente e bem definida. u Incomum: inusual, pouco frequente, mas adequada para os contornos da mancha (apesar de não ser bem definida). - Forma incomum ou distorcida

21 Conteúdo Categoria a qual pertencem a resposta de dada pelo sujeito.
Uma resposta pode receber mais de um conteúdo. Os conteúdos são separados por vírgula.

22 Figura de ficção ou mitológica.
Símbolo Categoria Critério H Humano inteiro Figuras humanas reais vistas de corpo inteiro, como pessoas, crianças, homens, jogadores, dançarinos... (H) Para-humano Figura de ficção ou mitológica. Hd Detalhe humano Partes do corpo humano de figuras reais, tais como cabeça, rosto, mãos, etc. (Hd) Detalhe Para-humano Partes de figuras humanas irreais, incluindo abóbora de halloween e máscaras. Hx Experiência humana Envolvem emoção humana ou experiência sensorial (amor, ódio, depressão, etc). Se a resposta não for abstrata será sempre um código secundário.

23 Figuras animais reais, tais como touros, peixes, ursos...
Símbolo Categoria Critério A Animal inteiro Figuras animais reais, tais como touros, peixes, ursos... (A) Para-animal inteiro Animais de ficção ou mitológicos: unicórnio, dragão, pégaso. Ad Detalhe animais Patas, chifres, casco, asa de borboleta. (Ad) Detalhe para-animal Asa do pégaso, pata do dragão. An Anatomia Orgãos internos, ossos ou músculos de humano ou animal. Art Arte Produto estético produzido pelo homem, pinturas, esculturas, músicas, desenhos ou ilustrações, abstratos ou figurativos.

24 Específico para nuvem. Neblina ou bruma são Na.
Símbolo Categoria Critério Ay Antropologia Perceptos que têm uma conotação cultural ou histórica específica, podem ser secundários a outros conteúdos como caravelas do descobrimento; um brasão da nobreza; coroa de rei... Bl Sangue Humano ou animal Bt Botânica Qualquer forma de vida vegetal: arbustos, árvores, flores, algas, ou partes deles e ninho de pássaros. Cg Vestuário Qualquer artigo de vestir acessórios como roupas, chapéus, gravata, sapato, guarda-chuva. Cl Nuvens Específico para nuvem. Neblina ou bruma são Na.

25 Incluindo fogos de artifício. Fi Fogo Fogo ou fumaça. Fd
Símbolo Categoria Critério Ex Explosão Incluindo fogos de artifício. Fi Fogo Fogo ou fumaça. Fd Comida ou ação de comer. Tudo que é comumente comestível para os seres humano. Ou para animal comendo algo que é típico para a sua espécie. Ge Geografia Resposta de um mapa, especificado ou não. Hh Utensílios domésticos Mobílias, utensílios de cozinha, tapete (tapete de animal é Ad). Itens como candelabro ou peças criadas artisticamente recebem também código Art. Ls Paisagem Perceptos como: montanha, colina, ilha ou vistas submarinas.

26 Que não se ajusta às categorias anteriores.
Símbolo Categoria Critério Na Natureza Para uma ampla variedade de conteúdos do meio natural e que não são Bt ou Ls: sol, lua, planeta, céu, água, oceano, gelo, neve, etc. Sc Ciência Objetos produtos da ciência, ficção científica ou tecnologia como aviões, carros, lâmpadas, pontes, edifícios. Sx Sexo Órgãos sexuais ou atividade de caráter sexual. Geralmente classificados como secundário Hd ou An Xy Raio X Conteúdo de raio X e pode incluir partes do esqueleto ou órgãos. Quando Xy é classificado, An não é incluído. Id Conteúdo idisossíncrático Que não se ajusta às categorias anteriores.

27 Regras especiais Na tem prioridade sobre Bt e Ls e se estas estiverem incluídas na respostas, classificar apenas como Na. Do mesmo modo, Ls tem prioridade sobre Bt (Na > Ls >Bt). Na e Ls são excludentes por serem muito parecidos na codificação e interpretação. “Índio com penas” é codificado como H, Art. Porém “crianças brincando com pena” – H, Ad. “Quadro de dois cachorros” – Art, A e “escultura de duas bruxas” – Art, (H). Humano inteiro com conotação histórica (Jesus Cristo, um apóstolo) – H, Ay.

28 Atividade organizativa – Nota Z
Indica diferentes graus de dificuldade para sintetizar percepções, o esforço envolvido para tal atividade. Quanto se esforçou para sintetizar percepções. Qualidade da síntese efetuada. Numa mancha de maior desintegração é mais difícil integrar diferentes percepções.

29 Atividade Organizativa
Nota Z Significado ZW Toda resposta global que recebe DQ o, + ou v/+. (Wo, W+, Wv/+) ZA Dois ou mais objetos separados, em relação, em áreas que se tocam. (D+, Dd+, Dv/+, Ddv/+) ZD Dois ou mais objetos separados, em relação, em áreas que não se tocam. (D+, Dd+, Dv/+, Dd+) ZS Se o espaço em branco é associado a qualquer resposta, seja ela W, D, ou Dd. Não recebem nota Z: Wv, Do, Ddo, Dv, Ddv.

30 Códigos especiais Modo como o sujeito verbaliza.
Características bizarras da resposta.

31 Uso inadequado de palavras, neologismos, redundancias.
Nome Código Definição Verbalização desviante DV Ex.: uma figura disreal/ Um par de dois peixes. Uso inadequado de palavras, neologismos, redundancias. Resposta desviante DR Ex.: algum tipo de animal que não existe em lugar nenhum. Aqui parece um peixe, não suporto peixe, mas meu irmão adora pescar. Resposta tentando fugir da tarefa ou distorcê-la. Frases inadequadas ou irrelevantes. Respostas circunstanciais (divagações como acréscimos. Combinação incongruente INCOM Ex.: Uma pessoa com cara de macaco. Condensação de detalhes da mancha que são inadequadamente combinadas em um único objeto. Combinação fabulada FABCOM Ex.: Dois homens cavalgando numa alga. Relação implausível entre dois ou + objetos.

32 Nome Código CONTAM ALOG PSV
Definição Contaminação CONTAM Ex.: Um homem tronco Fusão de 2 impressões na mesma resposta. Violação da realidade, sobreposição de imagens em uma só, que poderiam ser vistas separadamente. Lógica inadequada ALOG Ex.: deve ser um alface, porque está perto de um rabanete. Raciocínio forçado para justificar a resposta. Lógica não convencional, forma de pensamento simplista. Perseveração PSV Num mesmo cartão: reposta idêntica (mesma classificação). De conteúdo: identificação em outro cartão de objeto referido anteriormente. Mecânica: o mesmo objeto nas pranchas de forma consecutiva e estereotipada.

33 Características especiais de conteúdo - Conteúdo Abstrato - AB
Experiência humana – Hx = emoção ou experiência sensorial quando como resposta isolada. Ex. parece a angústia. Articulação de uma representação simbólica clara e específica . Ex.: uma dança moderna representando a beleza da mulher.

34 Movimento Agressivo – AG
Só é dado quando houver o determinante de movimento (M, FM, m). Está sendo descrita na resposta uma ação claramente destrutiva. Ex.: Crianças brigando; dois bois atacando um ao outro; fogo queimando a roupa.

35 Movimento Cooperativo - COP
Só é dado quando houver o determinante de movimento (M, FM, m). Está sendo indicado na resposta duas pessoas, animais ou objetos numa relação de cooperação. A interação existente é claramente positiva. Ex.: crianças brincando de roda; pessoas dançando; animais carregando uma presa.

36 Ex.: casa sombria, árvore triste.
Conteúdo Mórbido - MOR Na resposta são atribuídos aspectos de destruído, morto, estragado, em ruínas... Atribuição de uma característica ou sentimento de mal estar a um objeto, animal ou pessoa. Ex.: casa sombria, árvore triste.

37 Resposta Personalizada - PER
A resposta é justificada a partir de uma experiência pessoal ou um conhecimento próprio para esclarecer a resposta. Ex.: Parece com um peixe, pois vi muitos desses quando pescava com meu avô.

38 Ex.: na Pr I, “Um lindo besouro verde”
Cor projetada – CP Identificação de colorido cromático numa área acromática da mancha. Ex.: na Pr I, “Um lindo besouro verde”

39 Boa/Má representação humana – GHR/PHR
Como atribuir GHR ou PHR Verificar (listar) as respostas que tenham conteúdo humano: H, (H), Hd, (Hd) e Hx. Verificar as respostas que tenham determinante M. Verificar as respostas que tenham determinante FM, que contenham COP ou AG.

40 Boa/Má representação humana – GHR/PHR
Recebem GHR: Respostas com H puro, que sejam FQ+, FQo ou Fqu; que não contenham códigos especiais (exceto DV) e que não contenham AG ou MOR. Atribui-se PHR às restantes que contanham FQ- ou FQnone ou que tenham ALOG ou CONTAM. Atribui-se GHR para as restantes que tenhma COP, mas não AG. Atribui-se PHR para as restantes que tenham FABCOM ou MOR ou conteúdo Na.

41 Boa/Má representação humana – GHR/PHR
Atribui-se GHR para as restantes que tenham P. Atribui-se PHR para as restantes que contenham AG, INCOM, DR ou Hd [mas não (Hd) Atribui-se GHR para as restantes.


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