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Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Avaliação de parâmetros laboratoriais Avaliação de parâmetros de imagem
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Como Avaliar? Instrumentos Propriedades de medida Aplicação
Interpretação
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Tipos de instrumentos utilizados como parâmetros clínicos
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Medidas de Avaliação Índice discriminativo Índice preditivo
Índice de Avaliação
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Índice Discriminativo
Usado para distinguir entre indivíduos ou grupos relacionados a um determinado aspecto ou dimensão.
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Índice Preditivo Usado para classificar indivíduos de acordo com um grupo de categorias pré-definidas. Utilizado como instrumento diagnóstico ou screening para identificar indivíduos específicos que irão desenvolver a condição avaliada.
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Índice de Avaliação Utilizados para medir a magnitude de mudança de uma dimensão em um indivíduo ou grupo num período de tempo. Utilizado para quantificar os benefícios do tratamento num estudo.
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Construção de um índice
Seleção dos itens Escala dos itens Propriedades de medida -Reprodutividade - Validade - Responsividade
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Construção de um índice
Seleção dos itens Escala dos itens Redução dos itens Avaliar as propriedades de medida
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Construção de um índice
Seleção dos itens - Julgamento pessoal, investigador, literatura, indivíduos, etc. - Tentar manter a relação com objetivo do estudo.
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Construção de um índice
Escala dos itens - Escala associada com cada item - Escala mais simples * Sim ou Não - Mais complexa * Níveis de resposta
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Construção de um índice
Redução dos itens - Tentar maximizar a precisão do instrumento - Leva em conta o tempo e o esforço para completar a avaliação - Pode-se aplicar a um grupo de indivíduos para tentar detectar os itens mais importantes
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Propriedade de Medida Reprodutividade Validade
Responsividade (sensibilidade às alterações)
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Reprodutibilidade Objetividade, confiabilidade, concordância, associação, precisão Avalia-se medidas individuais em diferentes ocasiões ou por diferentes observadores ou por testes similares produzem o resultado igual ou semelhante
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Reprodutibilidade Modo natural de refletir a qualidade do erro tanto randomizado com sistemático inerente a todo instrumento
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Reprodutibilidade Inter-observador:
- Grau de concordância entre diferentes observadores Intra-observado: - Grau de Concordância entre o mesmo observador em ocasiões diferentes Teste/re-teste: - Observações de um indivíduo feitas em 2 ocasiões diferentes separadas por um período de tempo (desde que o indivíduo permaneça estável)
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Validade Capacidade de um instrumento em medir o que se propõe a medir
O que está sendo medido? Qual a relação da variável com a causa?
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Validade A questão reflete o que pretende? Creatinina função renal
Qual a questão refletiria aspectos subjetivos? - Ex: ansiedade
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Validade * O processo de avaliação não está muito diferenciado à integridade do teste, mas sim às inferências que podem ser feitas sobre os indivíduos que produziram aqueles resultadas
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Validade Com validar medidas na área psicológica, como ansiedade, depressão, inteligência, dor que são abstratos? Não pode observar diretamente estes parâmetros -Ex: ansiedade
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Validade de conteúdo Refere-se à perfeição com a qual um índice cobre as mais importantes áreas de um domínio o qual está tentando representar Quanto mais representativa a avaliação maiores inferências podem ser feitas
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Validade de critério refere-se à quanto uma medida produz o mesmos resultados de um padrão-ouro Se já existe um padrão-ouro para que criar uma nova medida? Isto é válido? Padrão-ouro: caro, invasivo, perigoso, demorado, etc
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Validade Construtiva Processo contínuo
Não há nenhum único experimento que prove sem sombra de dúvida que sua construção está correta Cada estudo aumenta a sua força, mas somente um estudo bem desenhado com resultado negativos serveria para questionar sua construção
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A validade vai sendo construída...
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Validade Validar uma escala é o processo onde determinamos o grau de confiança que podemos ter nas inferências que fazemos em relação aos indivíduos, baseados nos escores finais da escala
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Validade Nenhuma decisão pode ser tomada baseada num novo instrumento até que suas propriedades de medida tenham sido demonstradas
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Responsividade É a capacidade que um índice apresenta de detectar uma diferença caso ela ocorra num determinado período de tempo
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Responsividade Medir a diferença entre ind. Na qualidade de alteração
-Distinguir entre ind. Que mudam muito dos que mudam pouco Identificar as correlações com as alterações -Identificar fatores que colaboram para a melhora ou piora das mudanças Inferir os efeitos do tratamento em diferentes grupos -Verificar a melhora antes e depois do tratamento
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Responsividade Dois aspectos principais:
-Examinar de modo geral os efeitos da intervenção -Distinguir as diferenças individuais na resposta ao tratamento
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Resumindo Propostas básicas dos testes utilizados em pesquisa
Discriminar indivíduos saudáveis, doentes, incapacitados Predizer resultados ou prognósticos Avaliar as diferenças encontradas dentro do mesmo indivíduo num período de tempo
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Resumindo Propriedades de medidas Reprodutibilidade Validade
Responsividade
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