A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turismo e Meio Ambiente para o curso Técnico em Turismo Juliana Calábria de Araujo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turismo e Meio Ambiente para o curso Técnico em Turismo Juliana Calábria de Araujo."— Transcrição da apresentação:

1 Turismo e Meio Ambiente para o curso Técnico em Turismo Juliana Calábria de Araujo

2 Conteúdo programático - Introdução e Conceitos básicos em Ecologia (texto sobre poluição e desaparecimento das abelhas) 02; - Definição e exemplos de ecossistemas (terrestre e aquático) (02) - Cadeias Alimentares e Fluxo de energia (leitura de texto); (02) - Dinâmica de populações (02) - Dinâmica de comunidades (interações ecológicas) (04 e 01 exercício) - Desenvolvimento e evolução nos ecossistemas (02) - Biomas Brasileiros e a atividade turística (seminários 10/06) (04) Biodiversidade e conservação (Parques Nacionais) (02 aulas) Prova (02) - Crise Ambiental e poluição (do ar) (vídeo: Uma verdade inconveniente e ciclo do C) 02 aulas -Ciclos biogeoquímicos (H 2 O, C e N) (04 aulas) e poluição água (eutrofização),02 -Turismo Sustentável (02) -Impactos positivos e negativos do turismo sobre o meio Ambiente (02) -- Seminários Hotéis e a gestão ambiental, Reciclagem de materiais (04) Total de aulas: 36, Avaliações: 2 provas (15+15), 2 seminários (10)= Total 50 pontos

3 Programa Unidade I – Ecologia e Ecossistemas - Introdução e Conceitos em Ecologia ; - Definição e exemplos de ecossistemas - Cadeias Alimentares e Fluxo de energia - Dinâmica de populações e comunidades (interações ecológicas) - Desenvolvimento e evolução dos ecossistemas - Biomas brasileiros e a atividade turística Unidade II- Ciclos biogeoquímicos e alterações nos ciclos - Ciclos da H2O, Carbono e Nitrogênio - Crise Ambiental e poluição (água e solo) - Aquecimento Global (poluição do ar) e impactos sobre o Turismo Unidade III- Turismo e Meio Ambiente - Meio ambiente como motivação turística - Unidades de conservação e a exploração do turismo nas UC - Turismo Sustentável - Impactos positivos e negativos do turismo sobre o meio ambiente - Turismo e Biodiversidade Unidade IV – Educação Ambiental na atividade turística - Educação Ambiental: Conceitos e ações - Projeto de reciclagem - Projeto de Educação Ambiental Unidade V- Gestão Ambiental em empresas (complexos hoteleiros) - Legislação Ambiental e o turismo - Licenciamento Ambiental em redes hoteleiras - Gestão de resíduos em redes e complexos hoteleiros - Carga horaria anual= 80 h semana: 2h - 4 provas –2 provas (10,0 pontos) + 2 trabalhos (10,0) = 1 sem. - 2 semestre = 2 provas (15,0 pontos )+ 2 trabalhos (15,0)= 60,0

4 Aula 1 Conceitos em ecologia Pensamento ecológico

5 Histórico e Conceitos de Ecologia Ecologia (Oekologie): a ciência das relações entre os organismos e seu ambiente (Haeckel, E., 1866); No século 19: Disciplina descritiva (Naturalismo): plantas e animais (os mais remotos na escala da natureza), estão ligados por uma rede de relações complexas (Darwin, 1859) e eles interagem de diferentes maneiras e são afetados pela seleção natural (Darwin, 1964). No século 20: estudos mais quantitativos, experimentais e analíticos (Eugene Odum). No início a ecologia dividia-se em ecologia vegetal e animal, mas alguns conceitos como: Comunidade biótica (F.E. Clements), Cadeia Alimentar e ciclagem de matéria (Lindeman e Hutchinson) contribuiram para a Ecologia Geral.

6 Pensamento ecológico (José Lutzenberger) "Só o cego intelectual, o imediatista, não se maravilha diante desta multi esplendorosa sinfonia, não se dá conta de que toda agressão a ela é uma agressão a nós mesmos, pois dela somos apenas parte. A contemplação o inimaginavelmente longo espaço de tempo que foi necessário para a elaboração da partitura e o que resta de tempo pela frente para um desdobramento ainda maior do espetáculo até que se apague o Sol só pode levar ao êxtase e à humildade.humildade Se há um pecado grave, esse é frear a Vida em seu desdobramento, eliminar espécies irremediavelmente, arrasar paisagens, matar oceanos." (p.85, texto original da década de 1970)

7 Pensamento Ecológico Teoria de Gaia, desenvolvida por James Lovelock e Lynn Margulis na década de 70, que afirma, entre outras coisas, que o Universo é todo feito de interconexões, que todos os fenômenos estão ligados e pertencemos a uma grande rede de conexões que forma a Terra, a Grande Mãe. A Terra é um ser orgânico, um organismo vivo, onde tudo depende de tudo, tudo está em constante ligação e troca. O moderno pensamento ecológico afirma a interdependência fundamental de todos os fenômenos. Quando você destrói uma forma de vida, está acabando com as conexões entre esta forma e outras formas, está empobrecendo o Universo. A Ecologia Profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos não como os senhores do Universo, mas apenas como um fio muito particular na Grande Teia da Vida.

8 Pensamento ecológico cont A rede - a teia tecida pelas aranhas, para dar um exemplo da natureza, ou a rede de pescar que os seres humanos inventaram - é, pois, a metáfora central da ecologia. A organização em redes seria assim a estrutura básica de cada sistema do Universo. Desde uma simples célula até as complexas estruturas sociais, todas as redes obedecem à mesma lógica. Na grande rede universal não há uma hierarquia, pois nada é superior a nada. Na natureza não há acima ou abaixo, na frente ou atrás. Há somente redes aninhadas dentro de outras redes menores. Tudo está ao mesmo tempo e se liga, ao mesmo tempo, com tudo. Isto é chamado também de Pensamento Ecológico, ou Pensamento Holístico. Não há mais uma dicotomia entre substância e forma, entre forma e fundo. Tudo é integrado, tudo é ao mesmo tempo.Tudo se relaciona com tudo. Tudo está organizado em sistemas cujas propriedades surgem das relações entre as partes. E o todo é mais do que a mera soma das partes, por causa das relações organizadoras que existem entre todas as coisas.

9 Níveis de organização, hierarquia e sistemas Comunidades Matéria Energia Genes Sistemas genéticos Sistemas celulares Sistemas orgânicos Sistemas organísmicos EcossistemasSistemas populacionais CélulasÓrgãosOrganismosPopulações C. Bióticos C. Abióticos Biossistemas Sistema: componentes intermediários que interagem regularmente e formam um todo unificado. Quando os componentes combinam-se para produzir sistemas funcionais maiores, emergem novas propriedades que não estavam presentes no nível inferior: Propriedades Emergentes Ex: algas e celenterados formam os corais, com alta produtividade em águas com baixa concentração de nutrientes.

10 Termos em Ecologia 1 (segundo Odum, E) Ecossistema é a unidade funcional básica da ecologia. Inclui tanto os organismos (elementos bióticos) quanto os fatores abióticos (matéria inorgânica); cada um destes fatores influencia as propriedades do outro e cada um é necessário para a manutenção da vida na Terra. (a partir de 1950, ecologia de sistemas). Biótipo : são os elementos necessários para as atividades dos seres vivos; Biocenose: conjunto de seres vivos. Ecossistema= biótipo+ biocenose (se inter-relacionam de maneira estreita, fluxo de matéria e energia). Bioma: um grande biossistema regional ou subcontinental caracterizado por um tipo principal de vegetação

11 Termos em Ecologia 2 (segundo Odum, E) População: grupo de indivíduos de um tipo qualquer de organismo. Comunidade : todas as populações de uma dada área Habitat: é o local ocupado por determinada espécie (endereço de um indivíduo ) Nicho Ecológico : é a função da espécie dentro do ecossistema e suas relações com as demais espécies e com o ambiente (profissão, posição trófica). Em um ecossistema equilibrado cada espécie possui um nicho diferente do de outra espécie. (mesmo nicho= Competição especialização separação de nichos) Equivalentes ecológicos (nichos semelhantes em regiões distintas)

12 Ecologia-Níveis de organização Indivíduo Ecossistema

13 Esquema de um Ecossistema enfocando o ambiente externo (Odum, 1983) Sistema Sol Outras formas de energia Ambiente de Entrada Ambiente de Saída Energia e materiais Processados; Emigração de organismos Materiais e organismos AE+S+AS=Ecossistema O tamanho do ambiente de entrada e saída varia de acordo com: o tamanho do sis- tema, a intensidade metabólica, o equilíbrio autotrófico-heterotrófico, o estádio de desenvolvimento.

14 Componentes de um ecossistema (1) substâncias inorgânicas (C,N,CO 2,H 2 O e outras) envolvidas nos ciclos de materiais; (2) compostos orgânicos (proteínas,carboidratos, lipídios, substâncias húmicas, etc); (3) o ambiente atmosférico, hidrológico e do substrato (incluindo o regime climático); (4) produtores (organismos autotróficos); (5) macroconsumidores (organismos heterotróficos), animais; (6) microconsumidores (saprótrofos), decompositores, bactérias e fungos

15 Comparação entre ecossistema terrestre e aquático

16 Fotossíntese- M. autotrófico 6 CO H 2 O (C 6 H 12 O 6 ) + 6 O 2 Fotossíntese das plantas – produtores CO H 2 S (CH 2 O) + H 2 O + 2S Fotossíntese anoxigênica das sulfobactérias verdes e roxas, ou das bactérias não-sulfúreas roxas e pardas (tem papel pouco importante na produção de matéria orgânica, exceto em águas poluídas onde são importantes na ciclagem dos nutrientes).

17 Respiração –M. heterotrófico C 6 H 12 O 6 + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O + energia ( G KJ/mol) Metabolismo Aeróbio C 6 H 12 O 6 + aceptor 3CH 4 + 3CO 2 + energia ( G KJ/mol) Metabolismo Anaeróbio

18 Decomposição e decompositores A decomposição resulta de processos abióticos e bióticos. Os incêndios, p.ex., são fatores de controle, mas também são decompositores de detritos, liberando grandes quantidades de CO 2 e outros gases para a atm e minerais para o solo. Bactérias e fungos agem sobre restos mortais de plantas e animais, para obter seu próprio alimento e dessa forma fazem a decomposição e a liberação de nutrientes. Portanto, a decomposição ocorre através de transformações de energia dentro de e entre os organismos, sendo uma função absolutamente vital.

19 Papel dos Detritívoros Detritívoros não digerem os substratos de lignocelulose, obtém sua energia principalmente da microflora contida no material (ex: besouros do solo); Aceleram a decomposição da serrapilheira pois quebram os detritos em pequenos pedaços, aumentando a área disponível para ação microbiana (não confundir detritívoros, com animais que comem carniça como as hienas e os urubus são necrófagos); Acrescentam proteínas ou substâncias de crescimento que estimulam o crescimento microbiano; Estimulam o crescimento e a atividade metabólica destas populações microbianas ao comer algumas das bactérias e fungos.

20 Degradação da matéria orgânica controla várias funções importantes no ecossistema (1) recicla os nutrientes através da mineralização da matéria orgânica morta; (2) quela e complexa os nutrientes minerais; (3)recupera nutrientes e energia por ação microbiana; (4)produz alimento para uma sequência de organismos na cadeia alimentar de detritos; (5)produz metabólitos secundários que podem ser inibidores ou estimuladores e que são, muitas vezes, reguladores; (6) modifica os materiais inertes da superfície terrestre, produzindo o solo; (7) mantém uma atmosfera aeróbia


Carregar ppt "Turismo e Meio Ambiente para o curso Técnico em Turismo Juliana Calábria de Araujo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google