A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE"— Transcrição da apresentação:

1 INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE
Professora Giselle Moura Messias

2 •Cápsulas, pós e granulados •Xaropes
FORMAS FARMACÊUTICAS Formas farmacêuticas •Comprimidos •Cápsulas, pós e granulados •Xaropes •Soluções (gotas, nasais, colírios, bochechos e gargarejos •e injetáveis) •Supositórios, óvulos e cápsulas ginecológicas •Aerossóis/pressurizados •Pomadas e suspensões

3 Fármaco ou Princípio Ativo
Substância principal da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese. Droga Termo que se origina do holandês antigo droog (folha seca) –antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Qualquer subst. que altere a fisiologia de um organismo vivo.

4 Medicamento Forma farmacêutica acabada, contendo o princípio ativo ou fármaco, apresentado em variadas formas farmacêuticas: cápsula, líquido, comprimido, etc. Biodisponibilidade: Fração de uma dose administrada de uma droga não alterada que atinge a circulação sistêmica.

5 Farmacocinética 1.Transporte: passagem do fármaco através das membranas biológicas 2.Absorção: passagem de uma substância desde o local em que foi administrada até a corrente sanguínea. 3.Distribuição: dissolução no plasma, e distribuição para os tecidos. 4.Biotransformação: metabolismo de drogas 5.Excreção: As drogas e seus metabólitos são excretados por diferentes vias, de acordo com suas características físico-químicas. Ex.: renal, biliar, pulmonar, secreções externas.

6 Farmacodinâmica: •Interações moleculares que regulam o reconhecimento molecular de um fármaco pelo receptor. •Efeito terapêutico: resposta variável; depende de fatores individuais, além dos farmacocinéticos.

7 INTERAÇÃO FÁRMACO - NUTRIENTE
Alteração da cinética ou dinâmica de um medicamento ou nutriente, ou, ainda, o comprometimento do estado nutricional como resultado de administração de um medicamento. Cinética: refere-se à descrição quantitativa de um medicamento ou de sua disposição, o que inclui a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção. Dinâmica: caracteriza o efeito clínico ou fisiológico do medicamento

8 Disponibilidade do nutriente:
Poderá ser afetada pelo medicamento, ou o efeito do medicamento poderá ser alterado pelo nutriente, havendo, inclusive, o risco de efeito adverso. Fatores determinantes da interação: A via de administração, a dose e o tempo de administração dos medicamentos em relação à nutrição, assim como suas características físico-químicas e a forma de apresentação.

9 As interações entre medicamentos e nutrientes são complexas e difíceis de serem reconhecidas.
As possíveis interações podem determinar prejuízo da ação do medicamento e/ou alimento, podendo determinar inadequado efeito farmacológico do medicamento ou comprometimento do estado nutricional, além de obstrução de sondas de alimentação.

10 O processo de envelhecimento leva a um progressivo déficit da reserva funcional de múltiplos órgãos e sistemas, influenciando a farmacocinética e farmacodinâmica dos medicamentos, principalmente na bio-transformação hepática e excreção renal, podendo aumentar a predisposição à toxicidade relacionada ao uso de fármacos e a ocorrência de interações medicamentosas

11

12 A maioria das interações clinicamente significativas ocorrem no processo de absorção
1.Modificação do pH do conteúdo gastrointestinal 2.Velocidade de esvaziamento gástrico 3.Aumento do trânsito intestinal 4.Competição por sítios de absorção 5.Ligaçãodiretadofármacocomcomponentesdosalimentos

13

14

15 Captopril: recomenda-se que este seja ingerido com estômago vazio (uma hora antes das refeições), pois o alimento diminui sua absorção em 30-50%. Sulfato ferroso: pode ser ingerido com alimentos, porém, neste caso, há uma redução de 50% em sua absorção, indicando-se a administração uma hora antes ou duas horas após alimentos ricos em fibras e ou fitatos, chá ou café. É importante utilizar 200mg de vitamina C e 30mg de ferro para aumentar sua absorção

16 Digoxina: utilizada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, possui propriedade anorexígena, além de causar náuseas e vômitos. O uso concomitante com diurético facilita a perda não somente de sódio, mas também de potássio, magnésio e cálcio. Antiácidos: devem ser ingeridos de uma a três horas após as refeições, pois se trata de uma terapia quelante de fosfato. A ingestão de sucos e frutas cítricas deve ser feita separadamente em intervalos de três horas após sua administração, pois esses aumentam a absorção de alumínio e diminui absorção de ácido fólico, fósforo e ferro.

17 Antibióticos: Quando consumidos, esse grupo de fármacos altera absorção intestinal por destruição da flora natural, provocando má absorção de carboidratos, vitamina B12, cálcio, ferro, magnésio e cobre, inibindo a síntese proteica; já os Glicocorticóides: predispõem à gastrite, osteoporose e hiperglicemia, e os analgésicos favorecem gastrite e úlceras.

18 Em alguns casos, os medicamentos devem ser administrados longe das refeições, isso porque têm a capacidade de diminuir a velocidade de absorção dos fármacos por retardarem o esvaziamento gástrico ou provocar interações que induzam outros danos ao organismo. Porém, ressalta-se que alguns medicamentos devem ser ingeridos próximos às refeições, para que não agridam a mucosa gastrointestinal, possibilite aumento de sua absorção.

19 EFEITOS DOS ALIMENTOS/NUTRIENTES SOBRE A ABSORÇÃO DO FÁRMACO

20 EFEITOS DOS ALIMENTOS/NUTRIENTES SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DO FÁRMACO


Carregar ppt "INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google