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Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE O texto argumentativo.

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Apresentação em tema: "Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE O texto argumentativo."— Transcrição da apresentação:

1 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE O texto argumentativo

2 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE O texto argumentativo Convencer apelar à razão, às faculdades de análise e de raciocínio O texto argumentativo defende ou contesta com o objetivo de convencer ou persuadir utilizando argumentos. Persuadir agir sobre a sensibilidade, visando obter adesão afetiva

3 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ Defesa de um ponto de vista apresentar provas em apoio de uma opinião ∆ Discussão de um ponto de vista problematizar, confrontar pontos de vista ∆ Concessão de um ponto de vista movimento de argumentação em dois tempos: num primeiro tempo, concede-se razão a uma tese contrária, num ponto particular num segundo tempo, opõem-se argumentos que vão no sentido oposto e com um valor mais forte do que a argumentação precedente ∆ Refutação de um ponto de vista contestar, criticar uma tese de maneira argumentada Estratégias argumentativas

4 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE Tipos de raciocínios ∆ O raciocínio indutivo parte de observações particulares, para chegar a uma conclusão de alcance geral ∆ O raciocínio dedutivo parte de uma hipótese ou de uma ideia geral, para daí deduzir proposições particulares ∆ O raciocínio por analogia procede a uma comparação com uma situação ou um facto conhecido, antes de chegar a uma conclusão

5 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ O raciocínio crítico consiste em enunciar os argumentos desfavoráveis a uma tese ∆ O raciocínio pelo absurdo é um caso particular do raciocínio crítico que mostra as consequências absurdas de uma proposição, para a refutar ∆ O raciocínio concessivo consiste em admitir certos argumentos da tese contrária ∆ O raciocínio dialético consiste em pesar os argumentos favoráveis e desfavoráveis a uma tese, antes de a concluir

6 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ Os argumentos de exemplaridade induzem um raciocínio indutivo, partindo dum caso particular para uma lei geral ∆ Os argumentos por analogia estabelecem paralelismos ∆ Os argumentos de autoridade fazem referência a fontes ou a autores reconhecidos ∆ Os argumentos ad hominem visam a pessoa mais do que as suas ideias Tipos de argumentos

7 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ Relação lógica de adição ou gradação, com a função de acrescentar um argumento ou um exemplo novo aos precedentes: Conectores lógicos e, além disso, sobretudo, em primeiro lugar, em seguida, enfim, por um lado, por outro lado, não somente, mas também… ∆ Conjunções ∆ Locuções conjuncionais ∆ Advérbios ∆ Locuções adverbiais Indicam as ligações lógicas entre factos e ideias.

8 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ Relação lógica de concessão, com a função de, mantendo a opinião própria, constatar a validade de factos ou argumentos pertencentes à tese adversa: ∆ Relação lógica de oposição, com a função de opor dois factos ou dois argumentos, muitas vezes para valorizar um deles: mas, pelo contrário, contudo, no entanto, em compensação, enquanto, todavia, ora… certamente, apesar de, sem dúvida, bem entendido, a despeito de, se bem que, embora… do mesmo modo, assim como, como… ∆ Relação lógica de paralelismo ou comparação, com a função de estabelecer uma aproximação entre dois factos:

9 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE portanto, por conseguinte, assim, então, eis porque, daí, donde, de maneira que… ∆ Relação lógica de consequência, com a função de enunciar o resultado dum facto ou duma ideia: ∆ Relação lógica de causa, com a função de expor a origem, a razão dum facto ou duma ideia: porque, com efeito, dado que, já que, sob o pretexto de que, na medida em que…

10 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE A enunciação Elementos de uma enunciação ∆ Enunciador (o emissor da mensagem, o locutor) ∆ Recetor (o destinatário, a quem é destinada a mensagem) ∆ Lugar e momento – aqui e agora –, que definem a situação de enunciação Marcas da enunciação e modalização

11 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE Certos enunciados contêm as marcas da situação de enunciação em que são produzidos. Marcas da enunciação ∆ Os indícios da pessoa pronomes pessoais ou determinantes e pronomes possessivos emissor: eu / o meu, nós / o nosso… recetor: tu / o teu, vós / o vosso… ∆ Os indícios do espaço e do tempo (indicadores espaciotemporais) aqui, hoje, amanhã, no próximo ano…

12 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE A modalização Formas de modalizar um enunciado ∆ Os verbos ou auxiliares modais: dever, poder… ∆ O verbo parecer… ∆ Os verbos de julgamento: afirmar, pensar, crer… A modalização consiste, para o enunciador, na avaliação do seu próprio enunciado, inscrevendo-o no domínio do certo, do provável, do desejável, da dúvida, do subjetivo…

13 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ Os modos e tempos verbais: indicativo (modo do real, da certeza) condicional ou futuro do passado (modo ou tempo do eventual, do incerto, da afirmação e da ordem atenuadas) conjuntivo (modo da hipótese, do desejo) ∆ Os advérbios modalizadores: talvez, infelizmente… ∆ Os grupos preposicionais: em minha opinião, segundo vocês… ∆ Os adjetivos qualificativos: certo, eventual, provável… ∆ O léxico avaliativo (apreciativo/depreciativo ou pejorativo) que exprime a subjetividade

14 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE Os registos ∆ O registo cómico apresenta uma visão da realidade que se exprime pelo riso ∆ O registo satírico exprime a crítica e a troça. Compreende a ironia, que consiste em deixar entender o contrário do que se diz ∆ A paródia consiste em imitar um género ou um estilo para se troçar dele ∆ O registo trágico exprime o estado de consciência do homem destroçado por forças que o ultrapassam: peso social, hereditariedade, inconsciente, fatalidade, castigo, erro… O registo de um texto é constituído por um conjunto de elementos expressivos que, visando despertar uma emoção particular no destinatário, concorrem para dar ao texto a sua tonalidade própria.

15 Português / Módulos 5, 6, 7, 8 / Ensino Profissional C RISTINA D UARTE ● F ÁTIMA R ODRIGUES ● L ÚCIA L EMOS ● M ADALENA D INE ∆ O registo lírico é o da expressão poética dos sentimentos, das emoções, dos estados de alma ∆ O registo épico é próprio das narrativas de ações heroicas apresentadas no modo do maravilhoso, da amplificação, da esquematização ∆ O registo patético caracteriza-se pela expressão da tristeza e da dor encenadas, de modo a produzir um intenso sentimento de piedade ∆ O registo polémico é utilizado para convencer, combatendo as ideias do adversário, provocando-o ou ridicularizando-o ∆ O registo didático responde à intenção de ensinar, de transmitir uma prática ou uma moral, de dar conselhos. Utiliza a modalidade injuntiva que exprime uma ordem e impele à ação

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