A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16/10/2015 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16/10/2015 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08."— Transcrição da apresentação:

1 16/10/2015 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08 Ciclo de vida, organização e normas do projeto 01/09|03/09 Gerenciamento de integração do projetoSimulado I10 08/09|10/09 Gerenciamento escopo do projetoSimulado II10 15/09|17/09Gerenciamento do tempo do projeto Simulado III10 22/09|24/09 AD-1Trabalho I20+10 29/09|01/10 Gerenciamento de custos do projetoSimulado IV10 06/10|08/10 Gerenciamento de qualidade do projetoSimulado V10 13/10|15/10 Gerenciamento de recursos humanos do projetoSimulado VI10 20/10|22/10 Gerenciamento de comunicação do projetoSimulado VII10 27/10|29/10 AD-220 03/11|05/11 Gerenciamento de riscos do projetoSimulado VIII10 10/11|12/11 Gerenciamento de aquisição do projetoSimulado IX10 17/11|19/11RevisãoTrabalho II10 24/11|26/11AC 01/12|03/12 Prova Substitutiva 08/12|10/12Prova Exame -------- 150/15 10

2 16/10/2015 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mento Integração 4.1 Desenvolvimento do termo de abertura 4.2 Desenvolvimento da declaração do escopo preliminar do projeto 4.3 Desenvolvimento do plano de gerenciamento do do projeto 4.4 Orientar e gerenciar a execução do projeto 4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto 4.6 Controle integrado de mudanças 4.7 Encerrar o projeto

3 16/10/2015 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mento Escopo 5.1 Planejamento do Escopo 5.2 Definição do Escopo 5.3 Criação da EAP 5.4 Verificação do Escopo 5.5 Controle do Escopo

4 16/10/2015 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mento Tempo 6.1 Definição da Atividade 6.2 Seqüenciamento de Atividades 6.3 Estimativa de recursos de Atividade 6.5 Desenvolvimento do Cronograma 6.6 Controle do Cronograma 6.4 Estimativa de Duração da Atividade

5 16/10/2015 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mento Custos 7.1 Estimativa de Custos 7.2 Orçamentação 7.3 Controle de Custos

6 16/10/2015 PMP - Project Management Program PMBok Área de Conhecimento

7 16/10/2015 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mento Qualidade 8.1 Planejamento da qualidade 8.2 Realizar a garantia da qualidade 8.3 Realizar o controle da qualidade

8 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos de Gerenciamento de Projetos

9 16/10/2015 PMP - Project Management ProgramIntrodução Descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. Ele é composto pelo planejamento da qualidade, garantia de qualidade e controle da qualidade. Descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. Ele é composto pelo planejamento da qualidade, garantia de qualidade e controle da qualidade. Gerenciar a qualidade incluí a criação e o atendimento de políticas e procedimentos, a fim de assegurar que um projeto atenda às necessidades definidas, para as quais ele foi concebido, significa que o projeto deve ser completado sem desvios dos requisitos da qualidade definidos pelas partes interessadas. Gerenciar a qualidade incluí a criação e o atendimento de políticas e procedimentos, a fim de assegurar que um projeto atenda às necessidades definidas, para as quais ele foi concebido, significa que o projeto deve ser completado sem desvios dos requisitos da qualidade definidos pelas partes interessadas.

10 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Afirmação sobre a implantação da Qualidade Garante ganhar e vencer a concorrência Garante ganhar e vencer a concorrência Garante a imagem da empresa do mercado Garante a imagem da empresa do mercado Aumenta o grau de confiança dos consumidores Aumenta o grau de confiança dos consumidores Desenvolve um espírito de auto satisfação e realização dos envolvidos Desenvolve um espírito de auto satisfação e realização dos envolvidos

11 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Quatro “gurus” da qualidade Joseph Moses Juram, desenvolveu a regra 20/80, e é o advogado do comprometimento da alta administração, definindo qualidade como adequação ao uso. Joseph Moses Juram, desenvolveu a regra 20/80, e é o advogado do comprometimento da alta administração, definindo qualidade como adequação ao uso. (80% dos problemas esta 20% das causas) W.Edward Deming, desenvolveu os 14 passos para a Total Quality Management, foi o advogado do PDCA (Plan, Do, Check, Act) como principal fundamento para melhoria contínua. W.Edward Deming, desenvolveu os 14 passos para a Total Quality Management, foi o advogado do PDCA (Plan, Do, Check, Act) como principal fundamento para melhoria contínua. (90% depende da gestão) Philip Crosby, popularizou o conceito de custo da má qualidade, foi o advogado da prevenção ao invés da inspeção e do “defeito zero”. Ele acreditava que qualidade era conformidade com requisitos. Philip Crosby, popularizou o conceito de custo da má qualidade, foi o advogado da prevenção ao invés da inspeção e do “defeito zero”. Ele acreditava que qualidade era conformidade com requisitos. (Faça qualidade e não controle da qualidade) Armand Val Feigenbaum, criou o Total Quality Control. Armand Val Feigenbaum, criou o Total Quality Control.

12 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade O que é qualidade? É o grau até o qual um conjunto de características inerente satisfaz as necessidades. É o grau até o qual um conjunto de características inerente satisfaz as necessidades. (American Society for Quality, 2000) É o grau em que os requisitos do projeto são atendidos. É o grau em que os requisitos do projeto são atendidos. Gerenciamento de Qualidade Inclui criar e seguir políticas e procedimentos com o objetivo de assegurar que o projeto atenda as necessidades. Inclui criar e seguir políticas e procedimentos com o objetivo de assegurar que o projeto atenda as necessidades.

13 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Qualidade X Grau ou Funcionalidade Qualidade é o grau em que os requisitos do projeto são atendidos. Qualidade é o grau em que os requisitos do projeto são atendidos. Grau é uma categoria atribuída aos produtos ou serviços que possuem o mesmo uso funcional mas diferentes características técnicas. Grau é uma categoria atribuída aos produtos ou serviços que possuem o mesmo uso funcional mas diferentes características técnicas.

14 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Qualidade X Grau ou Funcionalidade Exemplo Um software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível, etc) e grau baixo (número limitado de recursos). Um software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível, etc) e grau baixo (número limitado de recursos). Ou pode ter baixa qualidade (muitos defeitos) e grau alto (diversos recursos). Ou pode ter baixa qualidade (muitos defeitos) e grau alto (diversos recursos).

15 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Precisão e Exatidão Precisão é a homogeneidade de medições repetidas que são agrupadas com pouca dispersão. Precisão é a homogeneidade de medições repetidas que são agrupadas com pouca dispersão. (é o grau de variação de resultados de uma medição) Exatidão é a correção com que o valor medido se aproxima do valor real. Exatidão é a correção com que o valor medido se aproxima do valor real. (consiste no grau de conformidade de um valor medido)

16 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Precisão e Exatidão Ambos reconhecem a importância da: Satisfação do cliente Satisfação do cliente Prevenção sobre a inspeção Prevenção sobre a inspeção Responsabilidade da gerência Responsabilidade da gerência Melhoria contínua Melhoria contínua

17 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Prevenção ao Invés de Inspeção O custo da prevenção é sempre muito menor que o custo. O custo da prevenção é sempre muito menor que o custo. Inspecionar não agrega valor ao produto. Inspecionar não agrega valor ao produto. Inspeção se faz na tarefa. Inspeção se faz na tarefa. Inspeção em gerenciamento de projeto é mais abrangente. Inspeção em gerenciamento de projeto é mais abrangente. Representa todo e qualquer processo de avaliação. Representa todo e qualquer processo de avaliação. CUIDADO – Auditoria em gerenciamento de projeto é chamada de inspeção. CUIDADO – Auditoria em gerenciamento de projeto é chamada de inspeção.

18 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade O que é Inspeção em Gerenciamento de Projetos? Inclui as atividades tais como: medir, examinar e testar, executadas para determinar se os resultados estão em conformidade com os requisitos. Inclui as atividades tais como: medir, examinar e testar, executadas para determinar se os resultados estão em conformidade com os requisitos. Podem ser executadas em qualquer nível. Podem ser executadas em qualquer nível. São chamadas de: revisões, revisões de produtos, auditorias e acompanhamento. São chamadas de: revisões, revisões de produtos, auditorias e acompanhamento.

19 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Prevenção ao invés de Inspeção Resumo Qualidade deve ser planejada e não inspecionada. Qualidade deve ser planejada e não inspecionada. O custo de fazer inspeção é tão alto que é melhor gastar dinheiro em evitar problemas! O custo de fazer inspeção é tão alto que é melhor gastar dinheiro em evitar problemas!

20 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Auditoria da qualidade do Projetos Uma auditoria da qualidade é uma avaliação estruturada, não tendenciosa, de atividades do gerenciamento da qualidade. Uma auditoria da qualidade é uma avaliação estruturada, não tendenciosa, de atividades do gerenciamento da qualidade. Tem como objetivo básico identificar as lições aprendidas que possam melhorar o desempenho do projeto em andamento, ou de outros projetos da organização executora. Tem como objetivo básico identificar as lições aprendidas que possam melhorar o desempenho do projeto em andamento, ou de outros projetos da organização executora. Podem ser planejadas ou casuais, podendo ser conduzidas por auditores de dentro ou fora da organização. Podem ser planejadas ou casuais, podendo ser conduzidas por auditores de dentro ou fora da organização.

21 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade <>Entre Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade  A natureza temporária do projeto faz com que os investimentos na melhoria na qualidade do produto, especialmente a prevenção de defeitos e avaliação, deve, freqüentemente, ficar a cargo da organização executora, uma vez que o projeto pode não durar o suficiente para colher as recompensas.

22 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Gold Plating Ato de dar ao cliente extras. Ato de dar ao cliente extras. Esta não é uma prática recomendada pelo PMBOK, pois não agrega valor ao projeto. Esta não é uma prática recomendada pelo PMBOK, pois não agrega valor ao projeto. Freqüentemente esses extras são baseados naquilo que o cliente pode estar esperando receber, e isso pode não ser necessário para ele. Freqüentemente esses extras são baseados naquilo que o cliente pode estar esperando receber, e isso pode não ser necessário para ele. (Banhar seu projeto a ouro)

23 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Melhoria Contínua (KAIZEN) Conceito japonês no início da década de 50, com objetivo de pequenas melhorias ou processos para reduzir custos e assegurar consistência do desempenho de produtos e serviços, baseadas em 5 princípios: Conceito japonês no início da década de 50, com objetivo de pequenas melhorias ou processos para reduzir custos e assegurar consistência do desempenho de produtos e serviços, baseadas em 5 princípios: Seiton – Providenciar a arrumação e deixar tudo em ordem. Seiton – Providenciar a arrumação e deixar tudo em ordem. Seiri – Evitar o desnecessário. Seiri – Evitar o desnecessário. Seiso – Mater sempre limpo. Seiso – Mater sempre limpo. Seiketsu – Manter a higiene. Seiketsu – Manter a higiene. Shitsuke – Disciplina Shitsuke – Disciplina Kaizen, portanto, significa alterar para fazer melhor ou melhorar.

24 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Just in Time (JIT) Surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua idéia básica o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motors Company, a qual buscava um sistema administrativo que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo de atraso. Surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua idéia básica o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motors Company, a qual buscava um sistema administrativo que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo de atraso. Eliminação de estoques. Eliminação de estoques. Eliminação de desperdício Eliminação de desperdício Manufatura do fluxo contínuo Manufatura do fluxo contínuo Esforço contínuo na resolução de problemas Esforço contínuo na resolução de problemas Melhoria contínua dos Processos Melhoria contínua dos Processos Conhecido no ocidente por Kanban

25 16/10/2015 PMP - Project Management Program Gerenciamento da Qualidade Total Quality Management (TQM) Gestão de qualidade total, o objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Gestão de qualidade total, o objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Aumenta a satisfação e a confiança do cliente. Aumenta a satisfação e a confiança do cliente. Aumenta a produtividade. Aumenta a produtividade. Reduz os custos internos. Reduz os custos internos. Melhora a imagem e os processos de modo contínuos. Melhora a imagem e os processos de modo contínuos. Possibilita acesso mais fácil a novos mercados. Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

26 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade 8.1 Planejamento da Qualidade Identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-lo. 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto está empregando todos os processos necessários para atender aos requisitos. 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Monitorar resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras e eliminar causas de desempenho insatisfatórios.

27 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Objetivo Objetivo Identificar os padrões de qualidade relevantes para o processo e determinar como satisfazê-lo. Identificar os padrões de qualidade relevantes para o processo e determinar como satisfazê-lo. Qualidade é planejada, projetada e incorporada – não inspecionada. Qualidade é planejada, projetada e incorporada – não inspecionada.

28 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Análise Custo-Benefício: Análise Custo-Benefício: O principal benefício de atingir os requisitos de qualidade é o menor retrabalho, que significa: O principal benefício de atingir os requisitos de qualidade é o menor retrabalho, que significa: Produtividade mais alta Produtividade mais alta Custos mais baixos Custos mais baixos Satisfação dos envolvidos aumentada Satisfação dos envolvidos aumentada O custo primário de atingir os requisitos da qualidade e o gasto associado com a atividade de gerenciamento da qualidade do projeto. O custo primário de atingir os requisitos da qualidade e o gasto associado com a atividade de gerenciamento da qualidade do projeto.

29 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Benchmarking envolve: Benchmarking envolve: Comparação de práticas de projetos reais ou planejadas às de outros projetos. Comparação de práticas de projetos reais ou planejadas às de outros projetos. Objetivo: Objetivo: Gerar idéias de melhoria Gerar idéias de melhoria Fornecer uma base pela qual deve ser medido o desempenho Fornecer uma base pela qual deve ser medido o desempenho

30 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Fluxograma: Fluxograma: Um fluxograma é qualquer diagrama que mostre como os vários elementos de um sistema se relacionam. Os mais comuns são: diagrama de causa-e-efeito (Ishikawa) e fluxogramas de sistemas ou processo. Um fluxograma é qualquer diagrama que mostre como os vários elementos de um sistema se relacionam. Os mais comuns são: diagrama de causa-e-efeito (Ishikawa) e fluxogramas de sistemas ou processo. Mostra como um sistema ou processo se desenvolve desde seu início até seu final e como os elementos se relacionam. Mostra como um sistema ou processo se desenvolve desde seu início até seu final e como os elementos se relacionam. É utilizado no controle da qualidade para analisar problemas da qualidade, mas pode ser usado no planejamento da qualidade para analisar problemas potenciais futuros da qualidade e determinar padrões. É utilizado no controle da qualidade para analisar problemas da qualidade, mas pode ser usado no planejamento da qualidade para analisar problemas potenciais futuros da qualidade e determinar padrões. Fluxogramas graficamente representam o processo para ajudar a analisar como os problemas ocorrem. Fluxogramas graficamente representam o processo para ajudar a analisar como os problemas ocorrem.

31 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Design of Experiments (DOE) Design of Experiments (DOE) (Projeto de Experimentos) Método estatístico para identificar fatores que podem influenciar as variáveis de um produto ou processo. Método estatístico para identificar fatores que podem influenciar as variáveis de um produto ou processo. Fornece uma estrutura estatística para trabalhar todos os fatores importantes em vez de trabalhar um a um. Fornece uma estrutura estatística para trabalhar todos os fatores importantes em vez de trabalhar um a um. Uso de experimentações para estaticamente determinar quais as variáveis melhorarão qualidade. Uso de experimentações para estaticamente determinar quais as variáveis melhorarão qualidade.

32 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Design of Experiments (DOE) Design of Experiments (DOE) Exemplos: Exemplos: Definição da melhor combinação de suspensão e pneus. Definição da melhor combinação de suspensão e pneus. Definição da mistura de materiais que resultará no melhor concreto. Definição da mistura de materiais que resultará no melhor concreto. Tempo de Cura 2 Dias3 Dias1 Dia Areia20%30%15% Cal30%40%15% Cimento50%30%70% CustoR$ 20,00R$ 15,00R$ 30,00

33 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Custo da Qualidade (COQ) Custo da Qualidade (COQ) É o custo de conformidade mais custo de não conformidade que é a somatória de: É o custo de conformidade mais custo de não conformidade que é a somatória de: Custo de Prevenção Custo de Prevenção Custo de Avaliação Custo de Avaliação Custo de Falhas (Internas e Externas) Custo de Falhas (Internas e Externas) Implica em verificar como os custos de conformidade e não conformidade para a qualidade custarão para o projeto e criar um equilíbrio adequado. Implica em verificar como os custos de conformidade e não conformidade para a qualidade custarão para o projeto e criar um equilíbrio adequado. Custos de administração da qualidade incluem custos de prevenção e avaliação. Custos de administração da qualidade incluem custos de prevenção e avaliação. Custos da administração da má qualidade incluem também os custos das falhas internas e externas, e são conhecidos pela sigla COPQ (Cost of Poor Quality) Custos da administração da má qualidade incluem também os custos das falhas internas e externas, e são conhecidos pela sigla COPQ (Cost of Poor Quality)

34 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Ferramentas Ferramentas Custo da Qualidade (COQ) Custo da Qualidade (COQ) Custo de Conformidade e Custo de Não Conformidade Custo de Conformidade e Custo de Não Conformidade O maior custo são os da não conformidades. O maior custo são os da não conformidades. Exemplo: Exemplo: Conformidade, fazer as coisas direito (treinamento para qualidade, estudos e pesquisas). Conformidade, fazer as coisas direito (treinamento para qualidade, estudos e pesquisas). Não Conformidade, fazer as coisas direito que foram detectadas como fora dos padrões desejadas (retrabalho, sucata, custos de estoque e custos de garantia). Não Conformidade, fazer as coisas direito que foram detectadas como fora dos padrões desejadas (retrabalho, sucata, custos de estoque e custos de garantia).

35 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Planejamento da Qualidade Planejamento da Qualidade Descreve como a equipe de gerenciamento implementará a política da qualidade. Descreve como a equipe de gerenciamento implementará a política da qualidade. O Controle da qualidade O Controle da qualidade A Garantia da qualidade A Garantia da qualidade A Melhoria contínua dos processos do projeto A Melhoria contínua dos processos do projeto

36 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Planejamento da Qualidade Planejamento da Qualidade Quais são os padrões que se aplicam a este projeto? Quais são os padrões que se aplicam a este projeto? Quem estará no gerenciamento da qualidade, quando e quais serão os deveres específicos? Quem estará no gerenciamento da qualidade, quando e quais serão os deveres específicos? Análise critica de decisões anteriores tomadas para assegurar que elas estão corretas. Análise critica de decisões anteriores tomadas para assegurar que elas estão corretas. Reuniões para serem mantidas em relação a qualidade. Reuniões para serem mantidas em relação a qualidade. Quais as métricas que serão utilizadas para medir a qualidade? Quais as métricas que serão utilizadas para medir a qualidade? Que partes do projeto ou das entregas serão medidas e quando? Que partes do projeto ou das entregas serão medidas e quando?

37 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Lista de Verificação (Checklist) Lista de Verificação (Checklist) É uma ferramenta estruturada para verificar se um conjunto de passos estão sendo executados. É uma ferramenta estruturada para verificar se um conjunto de passos estão sendo executados. Uma lista de itens para inspecionar, ou uma figura de um item para ser inspecionado com espaço para anotar quaisquer defeitos que sejam encontrados; Uma lista de itens para inspecionar, ou uma figura de um item para ser inspecionado com espaço para anotar quaisquer defeitos que sejam encontrados; Muitos desses “checklist” são criadas no planejamento da qualidade e usadas no controle da qualidade. Muitos desses “checklist” são criadas no planejamento da qualidade e usadas no controle da qualidade.

38 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Plano de Melhoria do Processo Plano de Melhoria do Processo O gerente do projeto deve gerenciar o projeto. O gerente do projeto deve gerenciar o projeto. O gerente do projeto deve também melhorar os processos que utiliza no projeto para decrescer o número de defeitos e, portanto, economizar dinheiro e aumentar a satisfação dos clientes. O gerente do projeto deve também melhorar os processos que utiliza no projeto para decrescer o número de defeitos e, portanto, economizar dinheiro e aumentar a satisfação dos clientes. As atividades determinadas como necessárias para o projeto. As atividades determinadas como necessárias para o projeto. Para melhorar os processos são incluídas no plano de melhoria dos processos e tal plano se torna parte integrante do plano de gerenciamento do projeto. Para melhorar os processos são incluídas no plano de melhoria dos processos e tal plano se torna parte integrante do plano de gerenciamento do projeto.

39 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Baseline da Qualidade Baseline da Qualidade Muito embora a maior parte dos gerentes de projetos não gostem de pensar sobre isso, seus esforços como gerentes de projetos são, e devem ser, medidos. Muito embora a maior parte dos gerentes de projetos não gostem de pensar sobre isso, seus esforços como gerentes de projetos são, e devem ser, medidos. Estas áreas de medição são chamadas de baseline. Estas áreas de medição são chamadas de baseline. Baselines não existem para trabalhar contra o gerente de projetos. Baselines não existem para trabalhar contra o gerente de projetos. Eles existem para que o gerente de projeto possa saber o que é esperado dele e assim ele possa medir o que acontece no projeto enquanto o trabalho esta sendo realizado. Eles existem para que o gerente de projeto possa saber o que é esperado dele e assim ele possa medir o que acontece no projeto enquanto o trabalho esta sendo realizado.

40 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Métricas da Qualidade Métricas da Qualidade Métricas ou indicadores chave de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) Métricas ou indicadores chave de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) Descreve o que é e como alguma coisa é medida pelo processo de CQ. Descreve o que é e como alguma coisa é medida pelo processo de CQ. A medição é um valor real. A medição é um valor real. Exemplos: Exemplos: Número de horas de retrabalho Número de horas de retrabalho Custos de produção por funcionário Custos de produção por funcionário % de entregas no prazo % de entregas no prazo

41 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas O que é um padrão da qualidade? O que é um padrão da qualidade? São um instrumento valioso para evitar reinventar a roda no projeto, e eles ajudam a ter o trabalho realizado mais rápido e com maior nível da qualidade. São um instrumento valioso para evitar reinventar a roda no projeto, e eles ajudam a ter o trabalho realizado mais rápido e com maior nível da qualidade. É algo sobre o que se gera acordo para trabalhar, seja num processo ou para alcançar um resultado. É algo sobre o que se gera acordo para trabalhar, seja num processo ou para alcançar um resultado. Ele é muito testado antes de ser utilizado, a fim de se transformar em um padrão recomendado. Ele é muito testado antes de ser utilizado, a fim de se transformar em um padrão recomendado. Padrões são oriundos da organização, do governo ou de associações profissionais. Padrões são oriundos da organização, do governo ou de associações profissionais. Esses padrões podem ser adotados pela organização executora ou projeto na razão que eles se apliquem ao trabalho do projeto. Esses padrões podem ser adotados pela organização executora ou projeto na razão que eles se apliquem ao trabalho do projeto.

42 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Alguns padrões internacionais disponíveis Alguns padrões internacionais disponíveis The United Nations Convention on Contracts for International (CISG),padrão que governa as transações internacionais de venda de produtos. The United Nations Convention on Contracts for International (CISG),padrão que governa as transações internacionais de venda de produtos. ISO 9000, uma família de padrões criadas pela International Organization for Standardization (ISO) para ajudar a assegurar que organizações têm procedimentos da qualidade e que elas seguem o estabelecido nesses procedimento. ISO 9000, uma família de padrões criadas pela International Organization for Standardization (ISO) para ajudar a assegurar que organizações têm procedimentos da qualidade e que elas seguem o estabelecido nesses procedimento. (muitas pessoas pensam que a ISSO 9000 lhe diz qual a qualidade que deve ser, ou descreve um sistema da qualidade recomendado. Isso não é correto.)

43 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas Modelos de melhoria de processos Modelos de melhoria de processos CMM- Modelo de maturidade para software CMM- Modelo de maturidade para software CMMI- Modelo de maturidade CMMI- Modelo de maturidade OPM3- Modelo de maturidade OPM3- Modelo de maturidade

44 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade Saídas Saídas O projeto deve atender padrões externos e internos O projeto deve atender padrões externos e internos O projeto deve atender padrões externos aplicáveis, padrões e procedimentos organizacionais e departamentais (ativos de processos organizacionais) O projeto deve atender padrões externos aplicáveis, padrões e procedimentos organizacionais e departamentais (ativos de processos organizacionais) Ativos de processos organizacionais são o resultado de lições aprendidas sobre projetos anteriormente realizados e sobre a idéia da organização executora da melhor maneira de realizar o trabalho. Ativos de processos organizacionais são o resultado de lições aprendidas sobre projetos anteriormente realizados e sobre a idéia da organização executora da melhor maneira de realizar o trabalho. Além disso, o gerente de projeto deve planejar o projeto para atender os padrões da qualidade do cliente. Além disso, o gerente de projeto deve planejar o projeto para atender os padrões da qualidade do cliente. Esses padrões podem incluir medições da qualidade que ajudarão ao gerente de projeto saber quando o projeto está fora de controle e então recomendar ação corretiva, assim como ação preventiva para evitar que o problema de novo. Esses padrões podem incluir medições da qualidade que ajudarão ao gerente de projeto saber quando o projeto está fora de controle e então recomendar ação corretiva, assim como ação preventiva para evitar que o problema de novo.

45 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade

46 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade

47 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.1 Planejamento da Qualidade

48 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade 8.1 Planejamento da Qualidade Identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-lo. 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto está empregando todos os processos necessários para atender aos requisitos. 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Monitorar resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras e eliminar causas de desempenho insatisfatórios.

49 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Objetivo Objetivo Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto está empregando todos os processos necessários para atender aos requisitos. Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto está empregando todos os processos necessários para atender aos requisitos.

50 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Geralmente suportada por um departamento de qualidade ou unidade semelhante. Geralmente suportada por um departamento de qualidade ou unidade semelhante. Fornece uma base para a melhoria contínua dos processos. Fornece uma base para a melhoria contínua dos processos. Consiste de todas as atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema da qualidade para prover adequada confiança que o projeto satisfaz os padrões da qualidade relevantes. Consiste de todas as atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema da qualidade para prover adequada confiança que o projeto satisfaz os padrões da qualidade relevantes. Deve ser executada ao longo do projeto. Deve ser executada ao longo do projeto.

51 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Ferramentas e Técnicas Ferramentas e Técnicas Auditoria da Qualidade Auditoria da Qualidade Checar se o gerente de projeto e sua equipe estão atuando conformes com os padrões, políticas e procedimentos da empresa, e se os padrões estão sendo utilizados de maneira eficiente e eficaz. Checar se o gerente de projeto e sua equipe estão atuando conformes com os padrões, políticas e procedimentos da empresa, e se os padrões estão sendo utilizados de maneira eficiente e eficaz. Olhar para as lições aprendidas que o projeto sendo auditado é capaz de adicionar aos ativos de processos organizacionais da empresa executora do projeto. Olhar para as lições aprendidas que o projeto sendo auditado é capaz de adicionar aos ativos de processos organizacionais da empresa executora do projeto. Feitas por ação de um órgão externo ao projeto, tipo departamento de garantia da qualidade da empresa executora do projeto, ou pelo gerente de projeto se a empresa não dispõe desse conhecimento. Feitas por ação de um órgão externo ao projeto, tipo departamento de garantia da qualidade da empresa executora do projeto, ou pelo gerente de projeto se a empresa não dispõe desse conhecimento.

52 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Ferramentas e Técnicas Ferramentas e Técnicas Auditoria da Qualidade Auditoria da Qualidade Análise estruturada e independente para verificar a conformidade. Análise estruturada e independente para verificar a conformidade. Pode ser agendada ou aleatória. Pode ser agendada ou aleatória. O auditor pode ser interno ou externo. O auditor pode ser interno ou externo. Confirma a implementação de: Confirma a implementação de: Mudanças, ações corretivas e preventivas e reparo de defeitos aprovados. Mudanças, ações corretivas e preventivas e reparo de defeitos aprovados.

53 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade

54 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade

55 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade 8.1 Planejamento da Qualidade Identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-lo. 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade Aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto está empregando todos os processos necessários para atender aos requisitos. 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Monitorar resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras e eliminar causas de desempenho insatisfatórios.

56 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Objetivo Objetivo Monitorar resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras e eliminar causas de desempenho insatisfatório. Monitorar resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificar maneiras e eliminar causas de desempenho insatisfatório. Muitas vezes realizado por um departamento da organização. Muitas vezes realizado por um departamento da organização. Deve ser executado ao longo do projeto. Deve ser executado ao longo do projeto. Os resultados do projeto incluem tanto os resultados do produto quanto os resultados do gerenciamento do projeto, tais como desempenho do custo e do prazo. Os resultados do projeto incluem tanto os resultados do produto quanto os resultados do gerenciamento do projeto, tais como desempenho do custo e do prazo. A equipe deve ter conhecimento prático sobre o controle estatístico da qualidade, especialmente sobre as técnicas de amostragem e probabilidade, para auxiliá-la na avaliação das saídas do controle da qualidade. A equipe deve ter conhecimento prático sobre o controle estatístico da qualidade, especialmente sobre as técnicas de amostragem e probabilidade, para auxiliá-la na avaliação das saídas do controle da qualidade.

57 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Importantíssimo Importantíssimo A equipe de gerenciamento do projeto deve saber a diferença entre: A equipe de gerenciamento do projeto deve saber a diferença entre: Prevenção – Manter os erros fora dos processos e Prevenção – Manter os erros fora dos processos e Inspeção – Manter os erros fora das mãos do cliente. Inspeção – Manter os erros fora das mãos do cliente. Amostragem por atributo – O resultado está conforme o acordo ou não e Amostragem por atributo – O resultado está conforme o acordo ou não e Amostragem por variável – Os resultados são distribuídos numa escala contínua que mede o grau de conformidade. Amostragem por variável – Os resultados são distribuídos numa escala contínua que mede o grau de conformidade. Causas especiais – Eventos não usuais e Causas especiais – Eventos não usuais e Causas aleatórias – Variações normais do processos. Causas aleatórias – Variações normais do processos. Tolerâncias – O resultado é aceitável se está dentro de um intervalo específico de tolerância e Tolerâncias – O resultado é aceitável se está dentro de um intervalo específico de tolerância e Limites de controle – O processo está sobre controle se o resultado está dentro dos limites de controle. Limites de controle – O processo está sobre controle se o resultado está dentro dos limites de controle.

58 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Características Características Feito durante os processos de monitoramento e controle do projeto. Feito durante os processos de monitoramento e controle do projeto. Tem foco na correção do trabalho que está sendo realizado. Tem foco na correção do trabalho que está sendo realizado. A principal característica do controle de qualidade é “INSPEÇÃO”. A principal característica do controle de qualidade é “INSPEÇÃO”. Inspeção em gerência de projeto é: checar a qualidade do trabalho para verificar se está conforme padrões. Inspeção em gerência de projeto é: checar a qualidade do trabalho para verificar se está conforme padrões. Inspeção pode ser feita enquanto o trabalho está sendo executado ou quando já tiver sido completado. Inspeção pode ser feita enquanto o trabalho está sendo executado ou quando já tiver sido completado.

59 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Papel do gerente de projeto em relação ao controle de qualidade Papel do gerente de projeto em relação ao controle de qualidade Um bom gerente de projeto investe tempo na avaliação da eficácia de seus planos e processos. Um bom gerente de projeto investe tempo na avaliação da eficácia de seus planos e processos. Uma das características dos bons gerentes de projeto é assegurar que os planos estão funcionando. Uma das características dos bons gerentes de projeto é assegurar que os planos estão funcionando. Isto equivale no controle da qualidade a necessidade de avaliar a eficiência e a eficácia do sistema da qualidade do projeto. Isto equivale no controle da qualidade a necessidade de avaliar a eficiência e a eficácia do sistema da qualidade do projeto. O gerente de projeto deve se questionar se está medindo as coisas que devem ser medidas, ou medindo o que não é representativo para o projeto. O gerente de projeto deve se questionar se está medindo as coisas que devem ser medidas, ou medindo o que não é representativo para o projeto. As medições fornecem informações realistas e valiosas? As medições fornecem informações realistas e valiosas? O gerente de projeto está confortável com os esforços de controle da qualidade do projeto, pois eles estão dando a ele informações de como o projeto está realmente desempenhado? O gerente de projeto está confortável com os esforços de controle da qualidade do projeto, pois eles estão dando a ele informações de como o projeto está realmente desempenhado?

60 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Saídas do Processo Saídas do Processo Saídas para o processo controle integrado de mudanças: Saídas para o processo controle integrado de mudanças: Mudanças recomendadas; Mudanças recomendadas; Ações corretivas e preventivas; Ações corretivas e preventivas; Reparos de defeitos. Reparos de defeitos. Uma vez aprovadas essas recomendações podem ser transformadas em mudanças do baseline da qualidade. Uma vez aprovadas essas recomendações podem ser transformadas em mudanças do baseline da qualidade. E no processo realizar o controle da qualidade que defeitos são reparados, após aprovação do controle integrado de mudanças. E no processo realizar o controle da qualidade que defeitos são reparados, após aprovação do controle integrado de mudanças.

61 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Conceitos básicos Conceitos básicos População e Amostra são duas coisas diferentes: População e Amostra são duas coisas diferentes: É bem melhor tirar uma amostra de uma população se acreditamos que não existem muitos defeitos, ou se estudar a população: É bem melhor tirar uma amostra de uma população se acreditamos que não existem muitos defeitos, ou se estudar a população: Levará muito tempo; Levará muito tempo; Custará muito dinheiro; Custará muito dinheiro; Será um processo destrutivo. Será um processo destrutivo. Eventos mutuamente excludentes, se a ocorrência de um não implica na ocorrência de outro. Eventos mutuamente excludentes, se a ocorrência de um não implica na ocorrência de outro. Por exemplo, jogar uma moeda para o alto não dará nunca ao mesmo tempo “cara” e “coroa”. Por exemplo, jogar uma moeda para o alto não dará nunca ao mesmo tempo “cara” e “coroa”. A ocorrência de cara não implica na ocorrência de coroa. A ocorrência de cara não implica na ocorrência de coroa.

62 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Conceitos básicos Conceitos básicos Probabilidade que alguma coisa aconteça é usualmente expressa com um decimal ou fração, numa escala de zero a um. Probabilidade que alguma coisa aconteça é usualmente expressa com um decimal ou fração, numa escala de zero a um. Distribuição normal é a mais comum distribuição de densidade de probabilidade: Distribuição normal é a mais comum distribuição de densidade de probabilidade: A curva tem o formato de um sino e é utilizada para medir variações. A curva tem o formato de um sino e é utilizada para medir variações. Independência estatística representa a probabilidade de um evento ocorrer e não afeta a probabilidade de outro evento ocorrer: Independência estatística representa a probabilidade de um evento ocorrer e não afeta a probabilidade de outro evento ocorrer: Por exemplo, a probabilidade de tirar um seis num jogo de dados é independente da probabilidade de tirar um quatro na próxima jogada. Por exemplo, a probabilidade de tirar um seis num jogo de dados é independente da probabilidade de tirar um quatro na próxima jogada.

63 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Conceitos básicos Conceitos básicos Desvio Padrão ou Sigma é uma medida de uma faixa ou intervalo, algumas vezes definido como o quão afastado estamos do valor médio de um conjunto de resultados de medições: Desvio Padrão ou Sigma é uma medida de uma faixa ou intervalo, algumas vezes definido como o quão afastado estamos do valor médio de um conjunto de resultados de medições: Lembrar que (P-O)/6 é o desvio padrão numa estimativa de três pontos, utilizando: estimativas otimistas, pessimistas e prováveis.(Gerenciamento de Tempo). Lembrar que (P-O)/6 é o desvio padrão numa estimativa de três pontos, utilizando: estimativas otimistas, pessimistas e prováveis.(Gerenciamento de Tempo). 3 ou 6 Sigmas representam o nível da qualidade que uma empresa decidiu tentar alcançar; 3 ou 6 Sigmas representam o nível da qualidade que uma empresa decidiu tentar alcançar;

64 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Conceitos básicos Conceitos básicos Sigma é plotado em ambos os lados da média, meia curva para a direita e meia curva para a esquerda: Sigma é plotado em ambos os lados da média, meia curva para a direita e meia curva para a esquerda: No 6Sigma menos que 1,5 em 1 milhão de itens produzidos terão um problema ; No 6Sigma menos que 1,5 em 1 milhão de itens produzidos terão um problema ; No 3Sigma, aproximadamente, 2700 itens em 1 milhão terão problemas. No 3Sigma, aproximadamente, 2700 itens em 1 milhão terão problemas. No 6Sigma, representa um padrão da qualidade superior que 3Sigma. No 6Sigma, representa um padrão da qualidade superior que 3Sigma. 3 ou 6Sigma são também usados para calcular o limite superior e inferior de variação num gráfico de controle. 3 ou 6Sigma são também usados para calcular o limite superior e inferior de variação num gráfico de controle.

65 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Para Memorizar Para Memorizar +/- 1Sigma é igual a 68,26%. Isto representa o percentual de itens que cairão dentro dos limites de controle numa distribuição normal e num gráfico ou carta de controle. +/- 1Sigma é igual a 68,26%. Isto representa o percentual de itens que cairão dentro dos limites de controle numa distribuição normal e num gráfico ou carta de controle. +/- 2Sigma é igual a 95,46% +/- 2Sigma é igual a 95,46% +/- 3Sigma é igual a 99,73% +/- 3Sigma é igual a 99,73% +/- 6Sigma é igual a 99,9998% +/- 6Sigma é igual a 99,9998%

66 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Diagrama de causa-e-efeito; Diagrama de causa-e-efeito; Fluxograma Fluxograma Histograma Histograma Gráfico de pareto Gráfico de pareto Run Chart (gráfico de execução ou de controle de ocorrência no tempo) Run Chart (gráfico de execução ou de controle de ocorrência no tempo) Diagrama de dispersão Diagrama de dispersão Gráfico de controle. Gráfico de controle.

67 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Diagrama de Causa-e-Efeito; Diagrama de Causa-e-Efeito; Um dos benefícios é determinar as causas raízes dos defeitos encontrados nos projetos. Um dos benefícios é determinar as causas raízes dos defeitos encontrados nos projetos. No planejamento da qualidade o diagrama de causa-e- efeito olha para frente em relação ao que será possível para que se consiga o nível mais alto da qualidade. No planejamento da qualidade o diagrama de causa-e- efeito olha para frente em relação ao que será possível para que se consiga o nível mais alto da qualidade. No controle da qualidade olha o passado para determinar causas raízes dos problemas do projeto. No controle da qualidade olha o passado para determinar causas raízes dos problemas do projeto. São três os usos principais: São três os usos principais: Uma maneira criativa de olhar as causas dos problemas potenciais de um problema. Uma maneira criativa de olhar as causas dos problemas potenciais de um problema. Ajuda a simular pensamentos. Ajuda a simular pensamentos. Organiza diferentes visões e gera discussões. Organiza diferentes visões e gera discussões.

68 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

69 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

70 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Fluxograma; Fluxograma; Um fluxograma é qualquer diagrama que mostre como os vários elementos de um sistema se relacionam. Os mais comuns são: diagrama de causa-e-efeito (Ishikawa) e fluxogramas de sistema ou processo. Um fluxograma é qualquer diagrama que mostre como os vários elementos de um sistema se relacionam. Os mais comuns são: diagrama de causa-e-efeito (Ishikawa) e fluxogramas de sistema ou processo. Mostra como um sistema ou processo se desenvolve desde seu início até seu final e como os elementos se relacionam. Mostra como um sistema ou processo se desenvolve desde seu início até seu final e como os elementos se relacionam. É utilizado no controle da qualidade para analisar problemas da qualidade, mas pode ser usado no planejamento da qualidade para analisar problemas potenciais futuros da qualidade e determinar padrões. É utilizado no controle da qualidade para analisar problemas da qualidade, mas pode ser usado no planejamento da qualidade para analisar problemas potenciais futuros da qualidade e determinar padrões. Fluxogramas graficamente representam o processo para ajudar a analisar como os problemas ocorrem. Fluxogramas graficamente representam o processo para ajudar a analisar como os problemas ocorrem.

71 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

72 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Diagrama de Pareto; Diagrama de Pareto; Se você reunir todos os problemas que você tem num projeto, em caixas de problemas comuns, e buscar as causas raízes dos problemas, você vai começar a trabalhar pelas caixas maiores; Se você reunir todos os problemas que você tem num projeto, em caixas de problemas comuns, e buscar as causas raízes dos problemas, você vai começar a trabalhar pelas caixas maiores; Você pode acreditar que 80% dos problemas são devidos a 20% de causas raízes. Você pode acreditar que 80% dos problemas são devidos a 20% de causas raízes. Trabalhando as causas raízes dos problemas mais freqüentes você terá um alto impacto na melhoria da qualidade do projeto. Trabalhando as causas raízes dos problemas mais freqüentes você terá um alto impacto na melhoria da qualidade do projeto. Um diagrama de Pareto se assemelha a um histograma. Um diagrama de Pareto se assemelha a um histograma. Isto significa que os dados são organizados na forma de barras ou colunas. Isto significa que os dados são organizados na forma de barras ou colunas. A barra ou coluna mais alta representa os problemas mais freqüentes. A barra ou coluna mais alta representa os problemas mais freqüentes. Entenda as seguintes expressões sobre o diagrama de Pareto. Entenda as seguintes expressões sobre o diagrama de Pareto. Ele ajuda a focar atenção nos assuntos mais críticos. Ele ajuda a focar atenção nos assuntos mais críticos. Ele prioriza causas potenciais dos problemas. Ele prioriza causas potenciais dos problemas. Separa aos poucos e vitais (críticos) dos muitos e úteis (não críticos) Separa aos poucos e vitais (críticos) dos muitos e úteis (não críticos)

73 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

74 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Execução ou de Controle de Ocorrência no tempo Gráfico de Execução ou de Controle de Ocorrência no tempo Determinar se um processo é ou não estável ou tem um desempenho previsível. Determinar se um processo é ou não estável ou tem um desempenho previsível. Serve para mostrar quanto um processo está sujeito a uma variação de causa especial que cria uma condição fora do controle. Serve para mostrar quanto um processo está sujeito a uma variação de causa especial que cria uma condição fora do controle. Ilustra como um processo se comporta ao longo do tempo. Ilustra como um processo se comporta ao longo do tempo. Se você está interessado em saber o progresso e olhar para as tendências, provavelmente você vai usar um gráfico de controle de ocorrências no tempo (run chart). Se você está interessado em saber o progresso e olhar para as tendências, provavelmente você vai usar um gráfico de controle de ocorrências no tempo (run chart).

75 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Gráfico de Execução ou de Controle de Ocorrência no tempo

76 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Diagrama de Dispersão Diagrama de Dispersão Traça duas variáveis em um gráfico para ver se elas estão correlatas. Traça duas variáveis em um gráfico para ver se elas estão correlatas. Se na fabricação de pães, a farinha utilizada e o tamanho de cada pão estiverem relacionados esse gráfico mostrará a correlação. Se na fabricação de pães, a farinha utilizada e o tamanho de cada pão estiverem relacionados esse gráfico mostrará a correlação.

77 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

78 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle São gráficos que apresentam os resultados de um processo ao longo do tempo. Servem para determinar se um processo está sob controle. São gráficos que apresentam os resultados de um processo ao longo do tempo. Servem para determinar se um processo está sob controle. Ajudam a identificar se um processo está sob controle no ponto de vista estatístico, ou seja, dentro de limites de controle aceitáveis. Ajudam a identificar se um processo está sob controle no ponto de vista estatístico, ou seja, dentro de limites de controle aceitáveis. Na fabricação dos pães será que todos eles tem o mesmo peso? Na fabricação dos pães será que todos eles tem o mesmo peso? O gráfico de controle é utilizado para monitorar os valores de peso dos pães que estão dentro dos limites de controle aceitáveis pelo consumidor. O gráfico de controle é utilizado para monitorar os valores de peso dos pães que estão dentro dos limites de controle aceitáveis pelo consumidor.

79 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle No projeto esses gráficos podem monitorar custo e duração do projeto para saber se eles estão dentro de limites aceitáveis e se são necessárias intervenções para ajustar às metas planejadas. No projeto esses gráficos podem monitorar custo e duração do projeto para saber se eles estão dentro de limites aceitáveis e se são necessárias intervenções para ajustar às metas planejadas. Uma causa especial da variação de um processo significa que ele está fora de controle. Uma causa especial da variação de um processo significa que ele está fora de controle. Para criar um gráfico de controle, amostras devem ser tomadas, variáveis, medidas e atributos determinados. Para criar um gráfico de controle, amostras devem ser tomadas, variáveis, medidas e atributos determinados. O atributo, por exemplo, o peso dos pães é plotado no gráfico e dão como resultado a figura do gráfico relativo o peso dos pães. O atributo, por exemplo, o peso dos pães é plotado no gráfico e dão como resultado a figura do gráfico relativo o peso dos pães.

80 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle Os seguintes itens podem ser encontrados num gráfico de controle: Os seguintes itens podem ser encontrados num gráfico de controle: Limite superior e inferior de controle. Limite superior e inferior de controle. Média. Média. Fora do controle. Fora do controle. Regra dos sete pontos. Regra dos sete pontos. Causa assinalável/causa especial de variação. Causa assinalável/causa especial de variação.

81 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle Limite superior e inferior de controle. Limite superior e inferior de controle. A faixa de variação aceitável de um processo com freqüência é mostrada como duas linhas pontilhadas num gráfico de controle. A faixa de variação aceitável de um processo com freqüência é mostrada como duas linhas pontilhadas num gráfico de controle. Todo processo gera uma variabilidade. Todo processo gera uma variabilidade. A faixa aceitável de variação entre o limite superior e inferior é determinada pelo padrão da qualidade adotado pela empresa. 3 ou 6Sigma. A faixa aceitável de variação entre o limite superior e inferior é determinada pelo padrão da qualidade adotado pela empresa. 3 ou 6Sigma. Pontos que representam dados dentro desses limites são ditos “sob controle”, excluindo aqueles da regra dos sete, e estão numa faixa aceitável de variação. Pontos que representam dados dentro desses limites são ditos “sob controle”, excluindo aqueles da regra dos sete, e estão numa faixa aceitável de variação. Pontos que representam dados fora desses limites significam que o processo está fora de controle. Pontos que representam dados fora desses limites significam que o processo está fora de controle.

82 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle Limite de especificação. Limite de especificação. Enquanto que limites de controle representam padrões para qualidade da empresa executora, limites de especificação representam as expectativas dos clientes ou requisitos contratuais para desempenho e qualidade do projeto. Enquanto que limites de controle representam padrões para qualidade da empresa executora, limites de especificação representam as expectativas dos clientes ou requisitos contratuais para desempenho e qualidade do projeto. São características do processo medido e não são inerentes ao processo. São características do processo medido e não são inerentes ao processo. Em outras palavras, limites de especificação não são calculados com base no gráfico de controle, mas são entradas do cliente no projeto. Em outras palavras, limites de especificação não são calculados com base no gráfico de controle, mas são entradas do cliente no projeto. Para atender aos limites de especificação, os padrões da qualidade da organização executora (limites de controle) devem ser mais exigentes do que os dos clientes. Para atender aos limites de especificação, os padrões da qualidade da organização executora (limites de controle) devem ser mais exigentes do que os dos clientes. Aceitar trabalho quando o seu processo não atende aos padrões da qualidade do cliente adiciona desperdício e gestão ao projeto para que ele produza itens aceitáveis. Aceitar trabalho quando o seu processo não atende aos padrões da qualidade do cliente adiciona desperdício e gestão ao projeto para que ele produza itens aceitáveis. Portanto, assuma sempre que os limites de especificação estão do lado de fora dos limites de controle. Portanto, assuma sempre que os limites de especificação estão do lado de fora dos limites de controle.

83 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle Média Média Uma linha no meio do gráfico de controle que mostra o meio da faixa de variação aceitável do processo. Uma linha no meio do gráfico de controle que mostra o meio da faixa de variação aceitável do processo.

84 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Gráfico de Controle Gráfico de Controle Fora do controle. Fora do controle. O processo está fora do controle estatístico sob qualquer uma das duas características: O processo está fora do controle estatístico sob qualquer uma das duas características: Um ponto representativo de dados cai fora dos limites de controle superior ou inferior. Um ponto representativo de dados cai fora dos limites de controle superior ou inferior. Pontos representativos de dados não randômicos, que estão dentro dos limites superior ou inferior, tal como os pontos da regra dos sete. Pontos representativos de dados não randômicos, que estão dentro dos limites superior ou inferior, tal como os pontos da regra dos sete. Pense em fora de controle como uma falta de consistência e falta de previsibilidade (capacidade de predizer) do processo. Pense em fora de controle como uma falta de consistência e falta de previsibilidade (capacidade de predizer) do processo.

85 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

86 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Histograma Histograma Gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis. Gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis. Cada coluna representa um atributo ou características. Cada coluna representa um atributo ou características. A altura de cada coluna representa a freqüência relativa do atributo ou característica. A altura de cada coluna representa a freqüência relativa do atributo ou característica.

87 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

88 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Regra dos Sete Pontos Regra dos Sete Pontos Uma regra do dedão ou heurística. Uma regra do dedão ou heurística. Tem a ver com dados não randômicos grupados de tal forma que somam sete de um lado qualquer da média. Tem a ver com dados não randômicos grupados de tal forma que somam sete de um lado qualquer da média. Diz que, embora nenhum desses pontos esteja fora dos limites de controle, eles não são randômicos, e o processo pode estar fora do controle. Diz que, embora nenhum desses pontos esteja fora dos limites de controle, eles não são randômicos, e o processo pode estar fora do controle. Este tipo de situação deve ser investigada é uma causa, capaz de ser assinalada/especial, encontrada. Este tipo de situação deve ser investigada é uma causa, capaz de ser assinalada/especial, encontrada.

89 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade

90 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade Ferramentas Ferramentas Causa Assinalável/Causa Especial de Variação Causa Assinalável/Causa Especial de Variação Ponto representativo de um dado obtido pelo desempenho do processo, ou uma regra dos sete, que requer investigação para determinar a causa de veriação. Ponto representativo de um dado obtido pelo desempenho do processo, ou uma regra dos sete, que requer investigação para determinar a causa de veriação.

91 16/10/2015 PMP - Project Management Program 8.3 Realizar o Controle da Qualidade

92 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

93 16/10/2015 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento da Qualidade

94 Para refletir: Para refletir: Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles -384 -322 AC Uma pessoa que não ler, não tem nenhuma vantagem sobre uma pessoa que não pode ler. Uma pessoa que não ler, não tem nenhuma vantagem sobre uma pessoa que não pode ler. Mark Twain 16/10/2015 PMP - Project Management Program


Carregar ppt "16/10/2015 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google