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Elizabeth (Libby) MacRae

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Apresentação em tema: "Elizabeth (Libby) MacRae"— Transcrição da apresentação:

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2 Elizabeth (Libby) MacRae
Avaliação IA-CM Resultados e Caminho a seguir Elizabeth (Libby) MacRae 29 Maio 2015

3 Agenda Contexto Resultados da Validação IA-CM
Propósito IA-CM Resultados da Validação IA-CM Estratégias Auditoria Interna Definição de Auditoria Interna Prioridades das CGEs Melhores Práticas de Auditoria do Setor Público Filosofia de Auditoria Interna Princípios chave Opções estruturais para Consideração Próximos Passos

4 1. Contexto - Propósito Fortalecer a Auditoria Interna do Setor Público no Brasil Particularmente das CGEs Trabalho com CONACI Autoavaliações e Validações IA-CM Promover maior integração das Práticas Estratégia e Plano de Ação para melhorar a efetividade das CGEs Concept Paper/Nota Conceitual Opções para harmonizer os sistemas de AI ao nível federal e estadual Recomendações de estratégias para reforçar o papel e estrutura da Auditoria Interna do Setor Público no Brasil

5 Contexto: IA-CM O que é? Reforça a importância da Auditoria Interna na governança e responsabilidade do Setor Público Descreve os elementos-chave necessários para implementar uma AI efetiva Ferramenta para avaliação É um roteiro para a melhoria estruturada e ordenada Ferramenta para advocar e “vender” a AI aos tomadores de decisão Cinco níveis de capacidade progressivos amarrados a “práticas lideres” em cada nível

6 NÍVEL 5 Otimizado NÍVEL 4 Gerenciado NÍVEL 3 Integrado NÍVEL 2
Infraestrutura NÍVEL 1 Inicial Práticas não sustentáveis, que dependem de esforços individuais. Práticas e procedimentos de auditoria sustentáveis e repetidos. Aplicação uniforme das práticas de gestão e e de auditoria pela AI Aprendizado contínuo da AI, que recebe inputs da própria organização e de terceiros. AI integra as informações disponíveis na organização para conribuir com o aperfeiçoamento da governança e gerenciamento de riscos .

7 Os 6 Elementos Essenciais do IA-CM
Serviços e Papel da AI Gerenciamento de Pessoas Práticas Profissionais Gestão de Desempenho e Responsabilidade Cultura e Relacionamento Organizacional Estruturas de Governança

8 Macroprocessos-Chave (KPAs)

9

10 IA-CM Não Prescritivo – O que deveria ser feito em vez de como faze-lo
Diferentes capacidades requeridas Ambiente Organização Capacidade da AI Auditoria deve ser eficiente (custo de oportunidade) Não existe “um tamanho serve todos”

11 IA-CM: Os seus Usos Autoavaliação e Melhoria Contínua
Planejamento Estratégico Ferramenta visionária e de Comunicação Desenvolvimento de Capacidade Benchmarking/referência

12 2. Resultados da Validação do IA-CM
Metodologia Validação das Autoavaliações de 3 CGEs e preparação de relatórios a identificar áreas para melhoria (Maranhao, Minas Gerais, Piaui) Revisão das autoavaliações de outras duas CGEs (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul) Entrevistas aos oficiais/stakeholders e revisão da documentação relacionada com o Sistema de Controle Interno/Auditoria Interna Federal

13 2. Resultados da Validação do IA-CM
No Geral As cinco CGEs são todas diferentes em termos de legislação, estrutura organizacional, e capacidade. Todas têm vários processos e atividades essenciais para desenvolver, implementar e institucionalizar para atingir o nível 2 – Infraestrutura.

14 3. Estratégias de Auditoria Interna
Definição de Auditoria Interna “Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de consultoria e asseguração destinada a agregar valor e aperfeiçoar as operações da organização. Ela ajuda a organização a alcançar seus objetivos ao empregar uma abordagem sistemática e disciplinada com a finalidade de avaliar e aperfeiçoar a efetividade dos processos de gestão de riscos, controles e governança.” (tradução livre - IIA)

15 Estratégias de AI – Prioridades CGE
Resultados a serem atingidos Reforçar o Papel, Autoridade e Responsabilidade da AI Auditores Internos Profissionais Função de Auditoria Interna Profissional Produtos profissionais para atingir Resultados com Valor Acrescentado Melhoria Contínua da AI Parcerias com a Gerência/Stakeholders

16 Reforçar o Papel, Autoridade e Responsabilidades da AI
Desenvolver e aprovar um regimento de AI Identificar e implementar uma ótima estrutura organizacional da AI Assegurar mecanismos para assegurar a Independência da AI Formalizar e assegurar que a AI tem acesso total a todos os ativos, informação e pessoas Determinar e procurar aprovação para os apropriados Recursos para a AI (pessoas, dinheiro, apoio); identificar o impato da limitação de recursos

17 Auditores Internos Profissionais
Desenvolver um Modelo de Competências de AI (identificar níveis de AI com a correspondente experiência professional, aptidões técnicas e comportamentais, etc.) Devenvolver um curriculum de treinamento e desenvolvimento em AI; providenciar prática professional de AI e treinamentos para desenvolvimento de competências Implementar um Sistema de Avaliações Individuais de desempenho Desenvolver e Implementar uma Carreira de Auditoria Interna com níveis baseados num modelo de competência e com níveis de salários e de compensação que seja conexos às competencias atingidas Reforçar Certificações Profissionais em AI Considerar opções para melhorar as práticas de contratação de AI nacionalmente

18 Função de AI Profissional
Identificar e adotar normas profissionais de AI Adotar um Código de Ética de AI Profissional Desenvolver e Implementar um Arcabouço de Práticas Profissionais (Politicas de AI, Programas de Auditoria, Procedimentos Operacionais) Assegurar que existem ferramentas apropriadas (incluindo tecnológicas) para apoiar a função de AI

19 Produtos profissionais para atingir Resultados com Valor Acrescentado
Desenvolver e implementar processos de avaliação periodicas de risco e de planejamento de Auditoria Interna (cosiderar um universo de auditoria compreensivo, critérios de risco, necessidades da gestão/stakeholders, etc.). Implementar uma combinação de auditoria de conformidade e desempenho e serviços de assessoria. Implementar um Sistema para monitorar e acompanhar a implementação das recomendações.

20 Melhoria Contínua Implementar um mecanismo de Asseguração da Qualidade da AI (inclui supervisão continua, autoavaliações e revisão pelos pares ou Revisões externas de Asseguração da Qualidade) Implementar um mecanismo de gestão de desempenho e responsabilidade da AI compreensivo Promover comunicação continua e proativa

21 Parceria com a Gestão/Stakeholders
A AI suporta e é uma parte integral da gestão da entidade A AI coordena e colabora com outros grupos de revisão, avaliação e investigação A AI colabora com e complementa o Trabalho do Tribunal de Contas

22 Melhores Práticas de Auditoria do Setor Público
Independência Organizacional Um mandato Formal Acesso Irrestrito Fundos Suficientes Liderança Competente Pessoal Objetivo Pessoal Competente Apoio dos Interessados (Stakeholders) Normas Profissionais de Auditoria The IIA, The Role of Auditing in Public Sector Governance, January 2012

23 4. Filosofia da AI Papel mais colaborativo
Parceria com os gerentes da organização Conhecimento extenso do Negócio – assuntos da políticas, programas de governo, risco estratégico e de negócio Acrescentar valor atraves da melhoria das operações Ajudar os gestores a gerir o risco e foco no desempenho e na gestão baseada em resultados

24 5. Princípios Base Os Gestores são responsáveis por:
Identificar, desenvolver, implementar e monitorar os controles internos necessários para gerir e mitigar os riscos operacionais dentro de suas organizações (COSO) Relatar sobre a efectividade da governança, gestão de risco e processos de controle interno para atingir os objetivos da organização e o alcance dos resultados O primeiro e Segundo níveis de defesa do modelo das três linhas de defesa (operações; e cumprimento e funções de controle financeiro) Assegurar que existe a capacidade adequada (Recursos, sistemas e capacidade) para cumprir e estabelecer as três linhas de defesa do controle interno (sendo que a terceira é a AI)

25 O Modelo das Linhas de Defesa das Organizações
Auditoria Externa / Controle Externo Regulador / Poder Legislativo Colegiados / Conselhos de Administração / Comitês de Auditoria Alta Gestão Primeira Linha de Defesa Segunda Linha de Defesa Terceira Linha de Defesa Controles Gerenciais Medidas de Controles Internos Controle Financeiro Auditoria Interna Segurança Gestão de Riscos Segurança Inspeção Conformidade Adaptado da ECIIA/FERMA Guidance on the 8th EU Company Law Directive, article 41

26 5. Princípios Base (con’t)
A AI é um componente integral da governança efetiva. A AI avalia independente e objetivamente a efetividade, eficiência e economia da governança, da gestão de risco e dos processos de controle e faz recomendações para melhorar esses processos e as operações da organização. A Colaboração e a Coordenação entre a auditoria externa e a AI e outras funções de operacionais de revisão e controle, é um aspeto chave para desenvolver um compromisso coletivo para aumentar a intergridade, transparência e prevenção da corrupção. Os stakeholders do governo, sociedade civil e os cidadão, precisam participar e apoiar as iniciativas de controle.

27 Opções Estruturais para Consideração
Centralizado Centralizado Decentralizado/Integrado Decentralizedo

28 Próximos Passos Desenvolver e Implementar estratégias de AI para melhorar a efetividade das CGEs Devenvolver opções para harmonizar os sistemas de AI nos níveis de Governo Federal e Estadual Desenvolver recomendações para estratégias para reforçar o papel e estrutura da Auditoria Interna no Setor Público n Brasil Discussão e inputs adicionais dos tomadores de decisão chave do Brasil

29 Resultados e Caminho a seguir
Avaliação IA-CM Resultados e Caminho a seguir Obrigada! Discussão


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