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BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA

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Apresentação em tema: "BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA"— Transcrição da apresentação:

1 BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA – PROF.ª CLARA BRUM

2 2 – TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
Trabalho Acadêmico: É aquele realizado pelo aluno, individualmente ou em grupo, em uma situação de ensino-aprendizagem, desde as simples tarefas de casa ou atividades de classe, até outras de maior complexidade que exigem algum tipo de pesquisa bibliográfica, utilizando as regras da ABNT. Trabalho Científico: Resulta de uma pesquisa ampla, profunda, rigorosa, autônoma e pessoal, segundo as normas da ABNT. (MAIA, 2008.)

3 3 - TIPOS Resumo de textos; Fichamento; Resenha; Relatório; Seminário;
Artigo científico; Anteprojeto de pesquisa; Projeto de pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Monografia; Dissertação e Tese.

4 4 – CONCEITOS IMPORTANTES - ABNT
Capa: Proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação; Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. Elementos textuais: parte do trabalho em que é exposta a matéria.

5 5 – CONCEITOS IMPORTANTES - ABNT
Folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho; Sumário: enumeração das principais divisões ou partes de um trabalho. Elementos pós-textuais: elementos que complementam o trabalho. Referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

6 6 – CONHECENDO OS TIPOS... Resumo:
O ato de resumir textos e obras tem como objetivo contribuir para o aprendizado daquilo que se lê. Porque o ato de resumir exige que você compreenda o que está lendo, pressuposto fundamental para a exposição, em poucas palavras, do que o autor expressou de uma forma mais extensa.

7 7 – CONHECENDO OS TIPOS... Fichamento:
O termo decorre da atividade de registrar em fichas, mas hoje com o uso dos computadores substituímos a organização do conteúdo em fichas para nossos arquivos eletrônicos. De qualquer maneira, é um excelente exercício para manter registrado as leituras e, assim, adquirir maior compreensão do conteúdo estudado. (RAMPAZZO, 2005)

8 8 – CONHECENDO OS TIPOS... Resenha:
O termo resenha é um substantivo feminino que significa ato ou efeito de resenhar. Resenhar do latim resignare é uma descrição do conteúdo de uma obra. Segundo aponta Eva Maria Lakatos, a resenha apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra. (LAKATOS; MARCONI, 2004.)

9 9 – CONHECENDO OS TIPOS... Relatório:
É a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações. (RAMPAZZO, 2005)

10 10 – ESTRUTURA DE UM RELATÓRIO
Elementos pré-textuais: Capa e folha de rosto Elementos textuais: 1. Introdução: escolha do assunto, delimitação, justificativa e objetivos; 2. Revisão da bibliografia: apresentação da pesquisa bibliográfica sobre o assunto; 3. Metodologia: procedimentos empregados para obtenção dos dados; 4. Conclusão: análise e interpretação dos dados. Elemento pós-textual: Referências (ABNT)

11 11 – CONHECENDO OS TIPOS... Artigo científico:
É um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos. Difere da monografia pela sua reduzida dimensão e conteúdo. (RAMPAZZO, 2005) O artigo deve ser estruturado em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. (NBR 6022)

12 12 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Elementos pré-textuais: Título – termo ou expressão que indica o conteúdo do artigo; Autoria – nome do autor, acompanhado de breve currículo, no caso a condição de formando, por exemplo. Resumo - parágrafo que sintetiza os objetivos pretendidos, a metodologia empregada, resultados e conclusões. Palavras-chave - termos indicativos do conteúdo do artigo.

13 13 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Elementos textuais: o corpo do artigo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Introdução – expõe o problema, a finalidade do artigo e a metodologia utilizada para alcançar a finalidade. Desenvolvimento – trata a matéria de forma abrangente e objetiva. Conclusão – destaca os resultados obtidos.

14 14 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Elementos pós-textuais: Lista de referências bibliográficas usadas no texto. As referências devem ser elaboradas conforme as normas da ABNT. Observações: para artigos evita-se o uso de notas de rodapé, anexos e apêndices. (JACOBINI, 2006, p )

15 15 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Comunicação ou paper: Define-se como a informação que se apresenta em congressos, simpósios, reuniões da sociedade científica. Contém em média, entre 2 e 10 páginas, estruturadas no modelo de artigo científico; Não apresenta subdivisões, porque é um texto unitário. (FRANCO, 2006, p. 85.)

16 16 – CONHECENDO OS TIPOS... Seminário:
É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente. Poderá funcionar com um só grupo, ou dividir-se em subgrupos, dedicando-se cada um deles, ao estudo de aspectos particulares de um mesmo tema, ou temas diferentes de uma disciplina.

17 17 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Na modalidade em grupo, cada integrante terá uma tarefa individualizada. Neste caso, a exposição poderá ficar a cargo de um representante do grupo ou a apresentação de cada integrante individualmente. Para a dinâmica desta atividade em grupo, Lakatos sugere que o trabalho seja organizado com os seguintes participantes:

18 18 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Coordenador- representado pelo professor. É o coordenador que propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa à duração das sessões; Organizador- representado por um integrante do grupo. Este ficará responsável pelas reuniões, coordenará as etapas da pesquisa e poderá designar tarefas para cada componente do grupo. Relator - Será o componente responsável pela exposição dos resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.

19 19 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Secretário- será representado pelo integrante designado pelo professor para anotar as conclusões finais, após os debates. Comentadores- são os escolhidos pelo professor para o aprofundamento crítico do tema. Devem estudar com antecedência o tema a ser apresentado com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição, antes da discussão e por ocasião do debate com os demais participantes. Debatedores- São todos os alunos da classe. Participam fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.

20 20 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Etapas do Seminário: O coordenador propõe o estudo, indicando a bibliografia mínima, bem como formalizando os grupos, a figura do comentador e do secretário. O grupo formado escolherá o organizador e decidirá quanto ao número de relatores. Após esta etapa inicial, o grupo organizará reuniões sucessivas, sob a orientação do organizador para:

21 21 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Etapas do Seminário: - determinação do tema central ("o fio condutor"); - divisão do tema central em tópicos; - análise do material coletado; - síntese das idéias dos diferentes autores analisado sob a forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração); - conclusão (síntese de toda a reflexão) e Bibliografia (de acordo com as normas da ABNT).

22 22 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Etapas do Seminário: Concluídos os estudos, a classe se reúne sob a orientação do coordenador. O(s) relator(es), em aula, apresentam os resultados da pesquisa. O comentador, após a exposição, intervém com os subsídios e críticas. A classe participa das discussões e debates, fazendo indagações. O coordenador do seminário faz uma síntese e encaminha para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.

23 23 – ANTEPROJETO DE PESQUISA
Documento temático que apresente de maneira concisa o conteúdo de um projeto de pesquisa. Estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares que irão constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo. (Houaiss)

24 24 – ANTEPROJETO DE PESQUISA
Um anteprojeto de pesquisa divide-se em: Elementos pré-textuais: Folha de rosto; Sumário;

25 25 – ANTEPROJETO DE PESQUISA
Elementos textuais: introdução: enunciar e delimitar o tem; objetivo geral; justificativa do estudo e bibliografia disponível. Metodologia: elaborar o esquema de trabalho: coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado; Cronograma; Elementos pós-textuais: 1. Referências

26 26 – CONHECENDO OS TIPOS... Projeto de pesquisa:
O projeto de pesquisa apresenta os pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia. Assim, a primeira parte apresenta a introdução, o objetivo, a justificativa, as questões norteadoras ou hipóteses do estudo. A segunda parte contempla a metodologia, indicando o tipo de pesquisa que será desenvolvida, os instrumentos a serem utilizados.

27 27 – ESTRUTURA DO PROJETO Elementos pré-textuais: 1. Capa;
2. Folha de rosto; 3. Sumário; 4. Resumo; 5. Lista de abreviaturas.

28 28 – ESTRUTURA DO PROJETO Elementos textuais:
introdução: objetivos, justificativa do estudo, questões norteadoras ou hipóteses. Metodologia: caracterização do estudo, contexto e participantes do estudo, instrumentos, coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado; Cronograma; Elementos pós-textuais: 1. Referências

29 29 – CONHECENDO OS TIPOS... Trabalho de conclusão de curso - TCC: Trata-se de um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido e elaborado sob a coordenação de um orientador.

30 30 – CONHECENDO OS TIPOS... Monografia: termo de origem grega ( monos + grafo = único + escrever) e significa um escrito que trata de um único assunto, único problema. O trabalho monográfico se caracteriza pela delimitação do tema e pela profundidade do tratamento. A monografia segue as diretrizes da metodologia científica. (RAMPAZZO, 2005)

31 31 – CONHECENDO OS TIPOS... Dissertação: é u tipo de trabalho apresentado no final do curso de pós-graduação, visando obter o título de mestre. Requer defesa pública. Como estudo teórico, de natureza reflexiva, requer sistematização, ordenação e interpretação dos dados. Por ser um estudo formal, exige metodologia própria do trabalho científico. (RAMPAZZO, 2005)

32 32 – CONHECENDO OS TIPOS... Tese: é o trabalho científico, escrito, original, sobre um tema específico, cuja contribuição amplia os conhecimentos do tema escolhido. Representa, portanto, um avanço na área científica em que se situa. A tese possui a mesma estrutura da monografia e da dissertação, mas distingue-se no que concerne à profundidade, à originalidade, extensão e objetividade. (RAMPAZZO, 2005)

33 33 - TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
O conhecimento científico é um aprendizado ordenado e contínuo que se adquire por meio de estudos incessantes. É algo que vai acontecendo aos poucos e é considerado um processo de longo prazo, ou seja, não acontece por acaso ou por intuição. A aquisição de conhecimentos não ocorre de imediato ou a curto prazo, e sim por meio de pesquisa constante e intensa nas áreas específicas da formação acadêmica (FACHIN, 2006, p. 189)

34 34 - LIÇÃO Nº 1: PLANEJAMENTO !!!!!
Nos tempos atuais tudo requer planejamento; Envolve preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento; Não basta ter na mente o que se pretende fazer, importa colocar no papel: primeiro esforço para ação ordenada e eficiente;

35 35 - TERMO PLANEJAMENTO Ato ou efeito de planejar;
Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; Determinação de um conjunto de procedimentos, de ações, visando à realização de determinado projeto; (Houaiss)

36 36 - O QUE É UM PLANEJAMENTO?
Um planejamento deve seguir o seguinte fluxo: A idéia; A seleção da bibliografia; A aplicação de instrumentos para coleta de dados; Anteprojeto ou Projeto de pesquisa;

37 37 - TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, p. _______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, p. _______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, p. _______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, p. FRANCO, Jeferson Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT: aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

38 38 - TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, MAIA, Paulo Leandro. O a b c da metodologia: métodos e técnicas para elaborar trabalhos científicos (ABNT). 2. ed. São Paulo: LEUD, RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de pós-graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

39 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO PARA PRÓXIMA AULA
. Enumere as colunas abaixo: 1. Folha de rosto; 2. Elementos textuais; 3. Elementos pós-textuais; 4. Capa ( ) proteção externa do trabalho. ( ) Introdução, metodologia e cronograma. ( ) Contém elementos essenciais à identificação do trabalho. ( ) Referências.

40 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO PARA PRÓXIMA AULA
2. Explique as partes que compõem a introdução de um anteprojeto de pesquisa. 3. Qual a diferença entre um anteprojeto e um projeto de pesquisa? 4. O que podemos entender por um artigo científico? Qual a sua estrutura? 5. Explique a diferença entre monografia, dissertação e tese.

41 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO PARA PRÓXIMA AULA
6. Imagine que você foi convidado a fazer um seminário sobre a importância da pesquisa na Universidade. Nesse sentido, investigue o tema e elabore um esboço de planejamento para o seu seminário. Apresente seu esboço ao professor-tutor para avaliação.


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