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Fernando Pessoa
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Principais características temáticas:
O fingimento artístico; A dor de pensar; A nostalgia da infância.
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Principais temas da poesia:
Sinceridade/Fingimento; Consciência/Inconsciência; Sentir/Pensar.
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Autopsicografia Fernando Pessoa [143] O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração.
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Heterônimos Alberto Caeiro Data de Nascimento: 1885, em Lisboa
Local de Residência: Viveu maior parte da sua vida numa Quinta do Ribatejo Profissão: Não exercia qualquer profissão, o que faz com que fosse pouco instruído, isto nota-se nos seus poemas por escrever mal o Português. Data de Falecimento: 1915 É o “mestre” dos outros, até do próprio Fernando Pessoa. Caeiro tinha uma visão instintiva e ingénua da natureza, procurando assim viver a exterioridade das sensações e recusando a metafísica.
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Ricardo Reis Data de nascimento: 1887, no Porto Profissão: Médico, mas no entanto não exercia Foi educado no colégio de jesuítas, recebeu uma educação clássica (latina) Era um pagão intelectual, lúcido e consciente.
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Álvaro de Campos Data de nascimento: 1890, em Tavira Profissão: Engenheiro mecânico e naval Local de residência: Lisboa Era um homem muito viajado
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De entre outros, de menor importância, destaca-se ainda o semi-heterónimo Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros que sempre viveu sozinho em Lisboa e revela, no seu Livro do Desassossego, uma lucidez extrema na análise e na capacidade de exploração da alma humana.
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Álvaro de Campos -TRAÇOS DA SUA POÉTICA
poeta modernista poeta sensacionista (odes) cantor das cidades e do cosmopolitanismo (“Ode Triunfal”) cantor da vida marítima em todas as suas dimensões (“Ode Marítima”) cultor das sensações sem limite poeta do verso torrencial e livre poeta em que o tema do cansaço se torna fulcral poeta da condição humana partilhada entre o nada da realidade e o tudo dos sonhos (“Tabacaria”) observador do quotidiano da cidade através do seu desencanto poeta da angústia existencial e da auto-ironia
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Ricardo Reis - Epicurismo - Busca da felicidade; Moderação dos prazeres; Fuga à dor; Ataraxia (tranquilidade capaz de evitar a perturbação); Estoicismo (conformismo) Aceitação das leis do destino; Indiferença face às paixões e à dor; Abdicação de lutar; Auto disciplina;
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Caraterísticas temáticas de Ricardo Reis
O paganismo: crença nos deuses. inspiração na civilização grega. “Crença no deuses é um crença especial, que só quem verdadeiramente a tem, hoje, verdadeiramente a compreende.” “A crença nos deuses é uma fé duma espécie inteiramente diferente da fé cristã.”
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Neoclassicismo: Poesia construída com base em ideias elevadas; Odes; Horacianismo: Carpe diem: vive o momento; Aure mediocritas: a felicidade possível está na natureza; A obsessão com a passagem do tempo: preocupação constante com a efemeridade da vida. questionamento do fluir inelutável do tempo. medo da morte. O sentido de autodisciplina: postura contínua de autocontrolo. rejeição das sensações intensas. intelectualização das emoções busca da ataraxia.
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Características estilísticas
A ode. Estilo trabalho e rigoroso. Vocabulário erudito. Regularidade métrica. Predominância da subordinação. A sintaxe latina (Horácio). Uso frequente do hipérbato/ anástrofe. Uso frequente do gerúndio e do imperativo. Tom moralista, exortativo. Utilização frequente do tom coloquial.
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Alberto Caeiro características
A postura antimetafísica: • recusa do pensamento • rejeição do social (artificial) A atitude sensacionista: • sobrevalorização das sensações • importância atribuída à visão A defesa do objetivismo: • observação objetiva do mundo • negação de atitudes de análise e interpretação
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A comunhão com a Natureza:
integração na Natureza . identificação com os elementos naturais . poesia deambulatória O paganismo e o panteísmo naturalista: existência material como única verdade das coisas . presença da divindade no mundo . relação intrínseca com a Natureza
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Resumo Alberto Caeiro-Um dos heterônimos mais importantes, embora seja um camponês sem estudo. Seu estilo direto e simples, na verdade, esconde reflexões profundas que estão na contramão do pensamento filosófico. Uma de suas obras mais conhecidas é “O Guardador de Rebanhos”. Álvaro de Campos- Sua obra é marcada por três fases: na primeira, é o tédio e a busca por diferentes experiências que marcam a poesia; na segunda, a crença na civilização; na terceira, o intimismo, a introspecção e o pessimismo. Ricardo Reis -Apresenta uma linguagem culta e clássica em poemas que fazem alusões à mitologia grega. É pouco espontâneo, e em sua poesia predomina um tom sentencioso de caráter moralizante. Bernardo Soares- Um semi-heterônimo parecido com Álvaro de Campos, muito próximo de Fernando Pessoa e, conforme o próprio escritor, "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade."
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