A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITUAÇÃO As Oficinas de Trabalho e Geração de Renda são dispositivos que surgem a partir da rede de atenção substitutiva de saúde mental. Tem como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITUAÇÃO As Oficinas de Trabalho e Geração de Renda são dispositivos que surgem a partir da rede de atenção substitutiva de saúde mental. Tem como."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONCEITUAÇÃO As Oficinas de Trabalho e Geração de Renda são dispositivos que surgem a partir da rede de atenção substitutiva de saúde mental. Tem como foco principal a inclusão social através das atividades de trabalho e geração de renda, fundamentadas nos princípios da Economia Solidária. POPULAÇÃO ALVO As atividades são destinadas a pessoas adultas de ambos os sexos, que estão em situação de vulnerabilidade social, e/ ou acompanhados por serviços de saúde. ACESSO O acesso se dá por meio de encaminhamentos da rede de serviços de saúde, indicações de instituições sociais ou demanda espontânea.

3 OBJETIVOS Construir coletivamente espaços que propiciem atividades de trabalho e geração de renda nos territórios, capazes de operar no fortalecimento de vínculos solidários, através de práticas que promovam reabilitação, cidadania e ampliação da rede social, garantindo a singularidade do sujeito, o acolhimento e o desenvolvimento das potencialidades. METODOLOGIA 1. Funcionamento Os serviços ( ou projetos) se constituem em Oficinas de Trabalho e Geração de Renda onde se desenvolvem atividades específicas de trabalho. A gestão da oficina segue os princípios da Economia Solidária, onde todos os oficineiros participam das decisões grupais e do planejamento das atividades. Os produtos e serviços das oficinas são comercializados e o resultado é revertido em renda (bolsa oficina) para os oficineiros participantes, de acordo com a avaliação de desempenho e a freqüência.

4 2. Recursos Humanos Os serviços devem contar com equipes multiprofissionais compostas por gerente e coordenadores de oficina com formação universitária (terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, pedagogo, entre outros), monitores, auxiliares administrativos, motorista e profissional da área de vendas. Os coordenadores desenvolvem um trabalho terapêutico com os oficineiros, como acolhimento individual e grupal e intermediação das relações no grupo e na aprendizagem das atividades. Estes profissionais também são responsáveis pela rotina administrativa da oficina, como compra de materiais, cálculo da bolsa oficina, pesquisa de mercado, entre outros. Os monitores têm experiência nas atividades específicas de cada oficina, ensinam e acompanham o desenvolvimento da técnica da produção, e são parceiros do coordenador no cuidado e acolhimento dos oficineiros.

5 6. FATURAMENTO Os serviços de Oficinas reconhecidos na Secretaria de Saúde como dispositivos da rede substitutiva as Saúde Mental podem se cadastrar e passar a ter centro de custos e profissionais inscritos no CNES. O Faturamento será de acordo com o numero de profissionais registrados no CNES e a FPO ( Ficha de Previsão de Produção) planejada. ESPAÇO FÍSICO Preferencialmente em espaço adequado para a realização das atividades específicas, e com infra-estrutura suficiente para o nº de usuários atendidos, como banheiros, refeitório, área de convivência comum, sistema de segurança, mesas e cadeiras, armários, etc.

6 CASA DAS OFICINAS 85 oficineiros / 7 oficinas PADRÃOATUALNECESSIDADESPADRAOATUALNECESS R COORDENADOR10PCS INT - TO6 H H TERAPEUTA OCUP20AEST TO -PUCC8 H ARTISTA PLASTICO10RAPRIMOR TO2H P NUTRICIONISTA01C R ASSISTENTE ADM01E O HIGIENE11R P GUARDA11I R MOTORISTA01A I MONITOR15S O VENDEDOR01 P OFICINA CULINARIA123UCAPS INT9 R OFICINA REFEIÇÃO015SCAPS AD1 O OF PAPEL/BONECOS87UCAPS SUL1 J OF MOSAICO/PINTUR87ACAPS N TEMPO1 E OF GIRA MUNDO82RUBS NORO29 T OF COSTURA28ICOMUNIDADE4 O OF BIJUTERIA37O 45 S P ARMAZÉM OFICINAS O COOPER MÃOS QUE REZAM N LOJA ARTESANIA T LOJA OFICINA MULHER O COMUNIDADE V PA OURO VERDE E PONTO PROPRIO 1 N D A

7 DISTRITO DE SAÚDE SUDOESTE GRUPO HARMONIA DOS SABORES - CECCO TEAR DAS ARTES ATUALNECESSIDADES ATUALNECESSIDADE RTerapeuta Ocupacional1 (8 horas/sem)ampliação para 10h/semPMonitora de culinária24h HPsicólogo1(8 horas/sem)ampliação para 10h/semA do CAPS Novo Tempo contratação de monitor 36hR P C R E O R P I R A I S O POFICINA CULINARIA1 UCAPS Novo Tempo7 R SCS Aeroporto1 O U J A E R T I O O S S P Cantina no Tear das Artes 2ª a 6ª feira (9- 17h) Construção do quisque do Ouro Verde OFeira no CHOV1 dia por semana Ampliação de mais dias de feira no CHOV NVendas na comunidadeesporádico T O V E N D A

8 NOT: 300 usuários / 15 oficinas ProfissionaisCarga Horária Padrão RH (80usuários/5oficina s) AtualNecessidade R monitor 136h1/15usuários18 E monitor 236h1/15usuários3 C gerente36h1/80usuários11 U técnico universit.30h1/20usuários12 R auxiliar limpeza36h1/serviço2 S vigia40h1/serviço0 O motorista40h1/serviço11 S assistente adm.40h1/serviço2 aux. adm./recepção40h1/serviço31 P psiquiatra001/12h R aux. Enfermagem001/36h Ó P R I O S PVvendedor44h11/40h0 PVauxiliar de vendas44h1 serviços gerais20h1

9 R Emonitor40h 8 Cauxiliar de vendas44h 1 Uassistente social30h 1 R S O S P A R C A S S O C

10 15 OFICINAS X 300 OFICINEIROS 1.AGRICOLA 2.CONSTRUÇÃO 3.COSTURA 4.CULINARIA EVENTOS 5.CULINARIA NUTRIÇÃO 6.GRAFICA 7.LADRILHO 8.MARCENARIA 9.MOSAICO 10.PAPEL 11.PARCERIA 12.SERRALHERIA 13.VELA 14.VITRAL ARTESANAL 15.VITRAL PLANO

11

12 OFICINEIROS X DISTRITO

13 OFICINEIROS X LOCAL TRATAMENTO

14 DISTRITO LESTE X LOCAL TRATAMENTO

15 DISTRITO SUL X LOCAL DE TRATAMENTO

16 DISTRITO NORTE X LOCAL TRATAMENTO

17 DISTRITO NOROESTE X LOCAL TRATAMENTO

18 DISTRITO SUDOESTE X LOCAL DE TRATAMENTO

19 OFICINEIROS X SEXO

20 DIAGNOSTICO

21 ESCOLARIDADE DOS OFICINEIROS

22 DISTRITO NOROESTE X OFICINA

23 SUDOESTE X OFICINA

24 DISTRITO NORTE X OFICINA

25 DISTRITO SUL X OFICINA

26 DISTRITO LESTE X OFICINA

27 MOTIVOS DE SAIDA 2009


Carregar ppt "CONCEITUAÇÃO As Oficinas de Trabalho e Geração de Renda são dispositivos que surgem a partir da rede de atenção substitutiva de saúde mental. Tem como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google