A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oportunidades e Ideias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oportunidades e Ideias"— Transcrição da apresentação:

1 Oportunidades e Ideias

2 O que são oportunidades?
É uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. Ela tem potencial para gerar lucro, surge em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la, baseia-se em necessidades insatisfeitas.

3 Ideia é diferente de oportunidade
Não saber distinguir entre uma ideia e uma oportunidade é uma das grandes causas de insucesso. Ideia é algo livre, espontâneo, sem comprometimento. É fruto da criatividade. Oportunidade é uma ideia trabalhada, planejada, analisada, investida.

4 Fontes de ideias Habilidades pessoais Experiência quando consumidor
Empregos anteriores Ideias já existentes

5 Oportunidades de Negócios
É quando o processo de empreender inicia. Está atento ao mercado, seu crescimento, suas carências, suas tendências e diversificação. Percepção do empreendedor em entender as necessidades não atendidas. Ser capaz de desenvolver rapidamente produtos e serviços que satisfaçam as necessidades não atendidas.

6 Características das oportunidades
Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde os outros nada veêm ou veêm muito cedo ou tarde demais; Estão em qualquer lugar; Boas oportunidades de negócios são, menos numerosas que as ideias; Identificá-las representa um desafio (não são tão visíveis)

7 Identificação de oportunidades
Brainstorming; Estudos de áreas geográficas; Indústrias específicas; Estudo de setores (pesquisas de empresas); Análise transformações e tendências de mercado; Mercados emergentes; Análise movimentos demográficos;

8 QUAIS SÃO OS BLOQUEIOS QUE INIBEM O POTENCIAL CRIATIVO DAS PESSOAS?

9 BLOQUEIOS MENTAIS Bloqueios mentais são posturas que bloqueiam o pensamento no “diferente”e nos mantém pensando “mais no mesmo”. Estas atitudes provocam entraves quando tentamos ser criativos.

10 “A resposta certa” Procure a segunda resposta, para pensar melhor precisamos de diferentes ponto de vista; “Nada é mais perigoso do que uma ideia quando ela é a única que você tem”. (Filósofo francês Emile Chartier)

11 “Isso não tem lógica” A lógica é um importante instrumento de criação, porém, o excesso de raciocínio lógico pode provocar um curto-circuito no processo de criação. A fase germinativa é governada por uma lógica diferente que pode ser descrita como fantasiosa.

12 “Todo ato de criação é antes de tudo um ato de destruição”.
“Siga as normas” “Todo ato de criação é antes de tudo um ato de destruição”. (Picasso). O pensamento criativo não é só construtivo. Pode ser destrutivo também. É preciso quebrar um padrão para descobrir outro. Evite se “apaixonar” pelas ideias. Quando você se desapaixona de uma ideia querida, você está livre para procurar novas ideias.

13 “É proibido errar” Se cometer um erro trate de usá-lo como ponto de apoio para uma ideia nova, que sem isso, você não descobriria. Duas vantagens que decorrem do erro: quando falha, você descobre o que não funciona; 2) o fracasso lhe dá a oportunidade de tentar uma nova abordagem.

14 “Isso não é da minha área”
É provável que as pessoas não estejam só delimitando seus problemas a uma área muito restrita: é possível que esteja também parando de buscar ideias em outras áreas. Procure analogias nas situações. Geralmente, problemas semelhantes aos seus já foram resolvidos em outras áreas.

15 “Eu não sou criativo” Dê um “toc”em si mesmo para tentar coisas novas e construir a partir das suas descobertas, principalmente das pequenas ideias. A pessoa criativa confia em que essas ideias vão dar em algum lugar.

16 FERRAMENTAS DA CRIATIVIDADE

17 não aprende nada de novo”.
Trabalho em equipe “Quem somente ouve a si mesmo não aprende nada de novo”.

18 Técnicas Brainstorming Mind Mapping

19 "Brainstorming" O brainstorming é a técnica de procurar soluções para um problema, cruzando todas as ideias dos diferentes membros de um grupo. Envolvidos (relator, moderador e cronometrista) Regras: Absoluta ausência de críticas; Total liberdade de ideias; Todas as ideias são boas; Quanto mais ideias melhor.

20 MAPAS MENTAIS Técnica baseada na organização não linear das anotações, fazendo-as dinâmicas e criativas. A técnica pode ser usada tanto na vida profissional como na vida pessoal, pois estimula o gerenciamento de prioridades, a agilização de processos e a tomada de decisões, aprimora a capacidade de aprendizado, desenvolve a visão global e aumenta a criatividade na solução de problemas.

21 O Mapa Mental em 3 passos 1- É muito simples, comece com uma imagem do tema principal no centro da folha.

22 O Mapa Mental em 3 passos 2 - Crie ramificações saindo do tema com os tópicos principais.

23 O Mapa Mental em 3 passos 3 - Desdobre cada um destes temas principais em temas secundários e os conecte ao tema “mãe” e prossiga com os desdobramentos até atingir o nível de detalhamento necessário.

24

25


Carregar ppt "Oportunidades e Ideias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google