A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA MEDIEVAL Professor Romildo Tavares. O Cristianismo tem origem após a morte de Cristo. O seu culto é permitido com o Édito de Milão (Édito de Tolerância)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA MEDIEVAL Professor Romildo Tavares. O Cristianismo tem origem após a morte de Cristo. O seu culto é permitido com o Édito de Milão (Édito de Tolerância)"— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA MEDIEVAL Professor Romildo Tavares

2 O Cristianismo tem origem após a morte de Cristo. O seu culto é permitido com o Édito de Milão (Édito de Tolerância) Imperador Constantino – Ocidente. Obrigatório com o Édito de Tessalônica (Conctos Populos ou De Fide Catolica) Imperador Teodosio – Ocidente.

3 Divisão Hierárquica Alto Clero: composto pelos mandatários e digna- tários da Igreja – Papa, Bispos, Cardeais e Abades Baixo Clero: composto por simples clérigos, padres E monges originários das famílias mais pobres.

4 A Igreja tornou-se rica e poderosa: doações de terras – as boas ações eram garantia de salvação.

5 Ordens Monásticas: criadas por Bento de Núrcia – tendo fundado um mosteiro na cidade de Monte Cassino. O Clero Regular era obrigado a fazer votos de pobreza, castidade e obediência. Praticavam a caridade por meio da mendicância. Desenvolviam atividades copistas (obras de Platão, Aristóteles e outros...

6 Ordens Religiosas Ordem dos Franciscanos – Inspirada em Francisco de Assis. Ordem dos Dominicanos – Fundada pelo espanhol Domingos de Guzmán. Ordem dos Beneditinos – Fundada por Bento de Núrcia.

7 O Clero Secular cuidava da administração da Igreja e tinha uma relação direta com os fieis. Desenvolvia obras sociais – Hospitais, orfanatos e leprosários. Protegia aos fieis que estavam em seus domínios da Igreja.

8 Querela das investiduras O poder temporal influenciava na escolha do Papa. (cesaropapismo) O Papa Gregório VII publicou os Ditados do Papa – Indicava que a autoridade do papa se sobrepunha à do imperador. O imperador ficou proibido de empossar um clérigo Com as insígnias de seu cargo.

9

10 Henrique IV – excomungado. Sem apoio dos nobres. Pedido de perdão. Nobres insubmissos controlados Ataque a Roma e destruição do Papa Gregório VII

11 Concordata de Worms Papa Calixto II x Imperador Henrique V Os bispos seriam eleitos pelos clero da diocese, depois receberiam do arcebispo as insígnias do poder espiritual (báculo e anel) e, finalmente, ganhariam dos príncipes os objetos que simboli- zavam a dignidade temporal.

12 Armas da Igreja No combate as heresias, ao paganismo e eventual- mente contra o poder civil – a Igreja aparelhou-se das seguintes “armas”: Excomunhão – morte do fiel para a vida cristã. Interdição – fechamento dos templos nos territó- rios determinados.

13 Inquisição – instituição que identificava, julgava e condenava aos considerados hereges. Processo inquisitório: Tempo da Graça, Interrogatório, Violência e tortura, Sentenças. O executante era o poder civil.

14 Movimentos heréticos Valdenses – criticavam o luxo e a pompa em que vi- Viam muitos clérigos. Pedro Valdés e seus seguidores forma excomunga- dos. Cátaros – acreditavam que Jesus era apenas um profeta e não o salvador e na transmigração da alma.


Carregar ppt "IGREJA MEDIEVAL Professor Romildo Tavares. O Cristianismo tem origem após a morte de Cristo. O seu culto é permitido com o Édito de Milão (Édito de Tolerância)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google