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O cenário era de medo, insegurança e morte
O CRISTIANISMO ALTA IDADE MÉDIA CONTEXTO EUROPEU Crise geral do escravismo Imigrações germânicas Desordem administrativa Caos econômico Insegurança política Enfraquecimento dos antigos valores culturais Formação de vários reinos germânicos O cenário era de medo, insegurança e morte
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CRISTIANISMO ALTA IDADE MÉDIA
A IGREJA CRISTÃ era a única instituição que poderia oferecer SOCORRO E PROTEÇÃO às populações indefesas e assegurar ORDEM E A DISCIPLINA oferecendo ABRIGO. Ela ainda preservou da destruição total o legado cultural greco-romano
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CRISTIANISMO ALTA IDADE MÉDIA A Igreja fixou as regras da nova fé
Estabeleceu a nova ordem Os doutores da Igreja conduziram este trabalho Santo Ambrósio Santo Agostinho São Jerônimo Organização da disciplina e do culto Fixação dos dogmas e da moral Fortalecer a unidade Oferecer um código de ética que norteasse as ações dos homens Certo/errado bem/mal A Igreja irá pensar por todos os homens da época
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Filosofia grega + língua latina + revelação judaico-cristã
CRISTIANISMO ALTA IDADE MÉDIA VULGATA (a Igreja oficializa uma única Bíblia, traduzida por São Jerônimo) INFLUÊNCIAS CULTURAIS: GREGO + ORIENTE + LATINO Filosofia grega + língua latina + revelação judaico-cristã Santo Agostinho escreve a CIDADE DE DEUS: Explicita a sua preocupação com a salvação eterna. Os homens já nascem predestinados para o Bem ou para o Mal, daí a salvação não depender dos homens, mas sim de Deus-pai. GRANDES HOMENS DA IGREJA Papa Gregório, o grande (540 – 604): organizou a disciplina e o culto. São Bento de Núrcia (480 – 547): inicia o movimento monástico. São Tomás de Aquino (1225 – 1274): síntese teológica medieval. Escolasticismo. Conciliação da fé cristã com a Lógica aristotélica.
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Deus escolhe a salvação Salvação se dá pelo homem
CRISTIANISMO ESCOLASTICISMO A salvação do homem dependia de uma ação racional do próprio homem. O homem era livre para optar entre o Bem e o Mal Santo Agostinho São Tomás de Aquino Alta Idade Média Baixa Idade Média Platão Aristóteles Deus escolhe a salvação Salvação se dá pelo homem
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CRISTIANISMO UNIVERSIDADES SALAMANCA – 1218 BOLONHA – 1088
PARIS – 1170 SORBONNE – 1257 OXFORD – 998 / 1096 CAMBRIDGE – 1209 COIMBRA – 1290 NÁPOLES – 1224 PÁDUA – 1222 TOULOUSE MONTPELLIER
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CRISTIANISMO A SANTA INQUISIÇÃO
Em 1184, o Papa Lúcio III, em Verona, cria o Tribunal. Em 1229, o Papa Gregório IX, em Toulouse oficializa o Tribunal.
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CRISTIANISMO HERESIAS arianismo: negava a divindade de Cristo.
nestorianismo: havia uma distinção entre a natureza divina e humana de Cristo. monofisismo: admitia apenas a natureza divina de Cristo. adocianismo: via Cristo como filho adotivo de Deus. valdenses: condenavam o culto aos santos e só aceitavam a eucaristia como sacramento. - cátaros: condenavam os bens e ações materiais.
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CISMA DO OCIDENTE (1378 – 1417) O rei Filipe IV de França conseguiu, em 1305, eleger um papa francês, Clemente V. Em 1309, o papa leva o papado para Avignon. Em 1377, Gregório volta o papado para Roma. É neste momento que religiosos reconhecem dois papas. O Concílio de Constança, iniciado em 1414 põe fim à disputa e elege papa, em 1417, Martinho V. Em Roma Papa Urbano VI (1378 – 1389) Papa Bonifácio IX (1389 – 1404) Papa Inocêncio VII (1404 – 1406) Papa Gregório XII (1406 – 1417) Em Avignon Antipapa Clemente VII (1378 – 1394) Antipapa Benedito XIII (1394 – 1417) Em Pisa Antipapa Alexandre V Antipapa João XXIII (1410 – 1417)
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CRISTIANISMO CISMA DO OCIDENTE (1378 – 1417)
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CRISTIANISMO CISMA DO OCIDENTE (1378 – 1417)
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