A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Fábio Raimundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Fábio Raimundo"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Fábio Raimundo
Ondulatória 2ªSérie do Ensino Médio Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo

2 Ondulatória Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz. Onda A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Ex: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), provocará ondas na água, pois houve uma perturbação. Essa onda se propagará para todos os lados, quando vemos as perturbações partindo do local da queda da pedra, até ir na borda. Uma sequência de pulsos formam as ondas.

3 A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria.

4 Classificação das ondas quanto a sua natureza
Quanto a natureza, as ondas podem ser dividas em dois tipos: Ondas mecânicas: são todas as ondas que precisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc.

5 Ondas eletromagnéticas: são ondas que não precisam de um meio material para se propagar. Elas também podem se propagar em meios materiais. Exemplos: luz, raio-x , sinais de rádio, etc.

6 Classificação em relação à direção de propagação
Ondas unidimensionais: só se propagam em uma direção (uma dimensão), como uma onda em uma corda.

7 Ondas bidimensionais: se propagam em duas direções (x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água. Ondas tridimensionais: se propagam em todas as direções possíveis, como ondas sonoras, a luz, etc.

8 Quanto a direção de vibração

9 Ondas Mistas

10 Características e elementos de uma onda
Denominam-se ondas periódicas as ondas geradas por fontes que executam oscilações periódicas, ou seja, que se repetem em intervalos de tempos iguais. A figura acima representa uma onda periódica se propagando em uma corda tensionada. Na sequência serão relacionados alguns importantes elementos a ela associados.

11 Amplitude e comprimento de onda
A amplitude (A) representa o máximo afastamento, durante a oscilação, em relação à posição de equilíbrio. Na figura ao lado, a posição de equilíbrio está representada pela linha tracejada. O comprimento de onda (λ) representa a distância que separa dois pontos consecutivos que se encontram na mesma posição de vibração. Na figura apresentam-se dois exemplos: a distância que vai de uma crista (ponto mais alto da onda) à outra e a distância que vai de um ventre (a posição mais baixa da onda) ao outro.

12 Frequência e período A frequência (f) de uma onda representa o número de oscilações executadas pela fonte que produz a onda, em cada segundo. O período (T) representa o intervalo de tempo correspondente a uma oscilação completa da fonte que produz a onda.

13 Velocidade de propagação da onda
A velocidade de propagação de uma onda é a rapidez com que a onda se propaga em determinado meio. Depende da distância percorrida pela onda e também do intervalo de tempo gasto para percorrer essa distância. Para calcular a velocidade de propagação de uma onda, pode utilizar-se a expressão seguinte: Sendo: v = velocidade de propagação (m/s) λ = comprimento de onda (m) f = frequência (Hz)

14 Velocidade de propagação dos pulsos nos meios unidimensionais
As cordas vibrantes são fios flexíveis e tracionados nos seus extremos. A velocidade (V) de propagação do pulso na corda é dada por: v = velocidade do pulso na corda F/T = tensão na corda µ = densidade linear da corda m = massa da corda L = comprimento da corda

15 Frente de onda Frente de onda é a região do espaço que reúne todos os pontos do meio alcançados simultaneamente por um pulso (dizemos que todos os pontos de uma frente de onda têm a mesma fase). As frentes de onda podem ser chamadas de superfícies de onda. Raio de onda é uma linha orientada que tem origem na fonte de ondas e é perpendicular às frentes de onda, traçada de modo a indicar a orientação da propagação da onda em cada ponto do meio.

16 Bibliografia www. brasilescola. com. br www. sofisica. com www
Bibliografia


Carregar ppt "Professor: Fábio Raimundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google