A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apreciação em dança: uma nova experiência. Universidade estadual do Centro Oeste – UNICENTRO Sandra Regina Drugas e Sirlei de Fátima Deda Orientadora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apreciação em dança: uma nova experiência. Universidade estadual do Centro Oeste – UNICENTRO Sandra Regina Drugas e Sirlei de Fátima Deda Orientadora:"— Transcrição da apresentação:

1 Apreciação em dança: uma nova experiência. Universidade estadual do Centro Oeste – UNICENTRO Sandra Regina Drugas e Sirlei de Fátima Deda Orientadora: Gabriela Di Donato Salvador

2 Objetivos A partir do espetáculo Chico Fêmea, elaborar e aplicar uma proposta de Apreciação em Dança que envolva os elementos sinestésicos e cinestésicos usados no processo criativo do grupo.

3 Objetivos Levantar e discutir as possibilidades de aplicação da proposta de apreciação em dança no âmbito da educação.

4 A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça.(Larrosa, 2002 )

5 se à arte cabe a função de representar a estesia humana, concretizando-a simbolicamente e, assim, auxiliando em seu desenvolver e refinamento, é inevitável a constatação de que, nos anestesiantes dias que seguem, ela tenha também perdido extensa parte de sua dimensão sensível. (DUARTE 2004, p. 147)

6 Metodologia TEORIA: Leitura e diálogo entre os textos de: Duarte Jr., Jorge Larrosa, Eloisa Domenici,Lorena Lobo, Cassia Navas entre outros. Entrevista com o grupo Corpo Vírgula para levantamento de dados

7 Metodologia Organização da proposta de apreciação: –Apresentação do Espetáculo do Chico Fêmea; –Indicações de propostas de movimentação; (apreciação propriamente dita) a partir dos elementos selecionados: tecido vermelho, balanço, iluminação e trilha sonora.

8 Metodologia Descrição da proposta e analise; Conclusões finais...

9 Resultados da Apreciação

10

11

12

13

14

15

16 Referencias BOSSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. Editora Ática, 7ª Ed. Série Fundamentos: São Paulo, CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem:introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad: Tomás Rosa Bueno. São Paulo: martins fontes DOMENICI, Eloisa. Pro-posições, Campinas, v. 21, n.2 (62), p , maio/ago DUARTE Jr, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Criar Edições, 3ªed, Pr, GRECA, Juliana Maria

17 Referencias Larossa Bondia, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística. Jan/fev/mar/abr MARQUES, I. A. Dançando na escola, 4ª ed. São Paulo: Cortez, MARTINS, Miriam Celeste. PICOSQUE, Gisa & GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, PEREIRA, Osnir. Encontros com Jorge Larrosa. Revista de Educação Pública, Cuiabá/MT, v. 15, n. 29, p , set.-dez Vianna, Klauss. A dança. 5ª Ed. São Paulo: Sammus, 2008.


Carregar ppt "Apreciação em dança: uma nova experiência. Universidade estadual do Centro Oeste – UNICENTRO Sandra Regina Drugas e Sirlei de Fátima Deda Orientadora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google