A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução e contextualização histórica

2  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo, escolas, presídios, leis, etc.

3  O que é política?  Teoria política:  Relações pessoais e relações de poder:

4  Rousseau: “democracia original”:  Sociedades originais seriam coletivistas, simples e sem diferença de hierarquia.  Sociedades antigas:  Existência de um rei absoluto considerado divino.

5  Grécia Antiga  Origem da democracia – características: Todos os cidadãos participavam diretamente, mas nem todos eram considerados cidadãos (ex.: mulheres, escravos) Cidadãos discutiam em reuniões e definiam as leis.  Origem da Política como área do pensamento: Confronto de opiniões estimulava que a sociedade se tornasse um problema a ser pensado.

6  Grécia Antiga  Platão: Rei-filósofo Distinções individuais naturais Importância da educação Comunitarismo de bens nas classes mais altas Críticas à democracia  Aristóteles:

7  Grécia Antiga  Aristóteles: Sociedade natural Cidade mais importante do que o indivíduo Hierarquias naturais Não há uma forma de governo melhor em si mesma Foco no meio-termo e na virtude Questão da filia (amizade) na comunidade Importância dos bens particulares

8  Império Romano  Res Pública – características: Incorporam a cultura grega e trazem alguns elementos filosóficos e políticos dela. Proposta de se criar leis válidas universalmente. Noção de cidadania passa a se parecer mais com a contemporânea. Democracia direta se torna impossível devido ao tamanho do império, então surge o sistema representativo.

9  Modernidade:  Surgimento da burguesia  Absolutismo (fundamentação racional)  Iluminismo/Revoluções – democracia como ideal

10  Modernidade:  Características gerais do Pensamento Político: Sociedade como convenção Governo como instrumento para os indivíduos

11  Ideal da liberdade e igualdade – surgimento de duas correntes:  Liberalismo – liberdade (fundamentação teórica originária: Locke)  Socialismo – igualdade (Fundamentação teórica originária: Rousseau)

12  Liberdade – o que é? Ausência de impedimento Livre-arbítrio  Indivíduo – essência metafísica?

13 Noção de liberdade e de indivíduo foram construídas culturalmente...  Antiguidade: destino atua sobre o indivíduo (nascem predestinados) e a interioridade não estava plenamente construída.  Idade Média: individualidade é construída a partir da ideia de que a relação do indivíduo com Deus é mais importante que a do indivíduo com a sociedade. Igreja concebe que Deus nos deu o livre arbítrio (possibilitando a noção de pecado, entre outros).

14 Noção de liberdade e de indivíduo foram construídas culturalmente...  Modernidade: afirma categoricamente a noção do “eu”..Ex: Descartes- “Penso, logo existo”; ideia tão certa e inquestionável que nem Deus poderia nos enganar com relação a isso. “Eu” cartesiano: razão separada do corpo e independente dele. Pensamento é livre (imaterial) e o corpo é condicionado (material). Liberdade: ação comanda o pensamento. Ações irracionais e passionais não são livres..Ex: Schopenhauer- “Fazer o que você quer” não significa liberdade, pois você não escolhe o que você quer. Pensamento sempre subjugado à vontade. Inexistência do livre-arbítrio.

15 Noção de liberdade e de indivíduo no pensamento político moderno:  Hobbes:  Locke:  Rousseau:

16 Noção de liberdade e de indivíduo foram construídas culturalmente...  Contemporaneidade:.Ex: Nietzsche- Caráter mutável; denealogia dos valores; vontade de verdade.Ex: Foucault- Sujeito ligado às práticas e discursos dominantes; negação da noção de autoria; questão da vigilância.Ex: Freud- Experiências formam identidade. Liberdade limitada por aspectos do inconsciente.Ex: Marx – Meios de produção determinam as formas de ser e de pensar.Ex: Sartre- Não somos apenas o que o meio fez da gente...

17  Atualidade:  Maior complexidade do capitalismo  Mercantilização das formas de ser e do processo político

18  Atualidade:  Globalização. Interligação política. Questão ambiental

19  Atualidade:  Pressão de grandes corporações  Pressão de grupos sociais  Instabilidade e fluidez

20  Atualidade:  Relativismo e pluralidade de opiniões  Interesses particulares como se fossem verdades universais  Direita, esquerda, 3 as vias...

21  Para casa:  Assistir aos vídeos postados no blog: https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/09/a- politica-pode-estar-presente-em-qualquer-relacao-entre-pessoas/ e... https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/09/uma- introducao-a-nocao-de-politica-no-programa-da-ana-maria-braga/ (comentários no blog serão bem-vindos)

22  Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com


Carregar ppt "Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google