A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes

2 DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO “conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento.”

3 VAMOS PENSAR: -fenômeno antigo -década de 90 – agressividade culminando em mais violência -aumento dos comportamentos anti-sociais

4 QUEM É A VÍTIMA? QUEM É A VÍTIMA? -escolhida por um traço de comportamento fraco ou alvo de zombação:  humilde  tímida  magra ou obesa  deficiente  que não reage

5 COMO OCORRE? COMO OCORRE?  insultos, apelidos cruéis, gozações que magoam, acusações injustas, atuam em grupo, ridicularizam, infernizam a ponto de causar a exclusão da vítima  intimidam (ameaçam para não reagirem)

6 QUEM É O AGRESSOR? QUEM É O AGRESSOR?  alguém que foi agredido quando criança ou não recebeu noções de limites  usa seu poder para manipular outros a seguí-lo  possui carência afetiva  não é feliz e não consegue ver os outros bem  traço de covardia: usa as diferenças para humilhar e se sentir melhor que o outro (age em grupo)  procura alguém que não reage.

7 CONSEQUENCIAS CONSEQUENCIAS Vítima e agressor:  prejuízo nas relações de trabalho  prejuízo na constituição familiar e criação de filhos Vítima: comportamentos depressivos Agressor: comportamentos agressivos  dificuldades para seguir regras  ansioso  necessita tratamento

8 PROGRAMAS ANTI-BULLYING NAS ESCOLAS PROGRAMAS ANTI-BULLYING NAS ESCOLAS Espanha: material de orientação educativa dos sentimentos Inglaterra: Pesquisas e denúncia anônima por telefone ou caixas Irlanda e Grécia: programas de conscientização Portugal: Liga dos Alunos Amigos – projetos para evitar agressões Brasil: ABRAPIA :Programa educar para a paz

9 CONCLUSÕES CONCLUSÕES  Não pode ser extinto, mas pode ser controlado quando aprendermos a respeitar as diferenças  Deve ser denunciado, não podemos permitir ser agredidos ou presenciar uma agressão e nada fazer.


Carregar ppt "BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google