A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda Paulo Cesar F. Montenegro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda Paulo Cesar F. Montenegro"— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda Paulo Cesar F. Montenegro

2 QUAL O OBJETIVO DE UMA EMPRESA? Dar Lucro

3 Como era Custo+ Lucro= Preço

4 Competitividade O mercado determina preços Preço- Custo= Lucro

5 Competitividade O mercado determina preços Satisfação total do Cliente Preço- Lucro= Custo

6 Custos Análise de Preços

7 Controle de Custos Sistemas de Controle Análises das informações Ações

8 Gestão Financeira Principais controles Controle de Custos Demonstrativo de Resultados Fluxo de Caixa

9 Conceitos Importantes Gastos Despesas Custos Variáveis Investimentos Despesas Fixas Variáveis de Vendas Margem de Contribuição

10 Conceitos Importantes Gastos Investimentos São valores aplicados na aquisição de bens utilizados nas atividades operacionais por vários períodos. São os bens duráveis.

11 Custos Variáveis São os gastos que variam proporcionalmente ao volume de produção ou vendas e que integram o produto ou têm participação na sua fabricação Indústria/Serviços - principais itens de custo Matérias-primas Mão-de-obra Componentes Serviços de terceiros Energia Água Etc. Comércio: valores gastos na aquisição das mercadorias

12 Como determinar os custos ? Pelo consumo, embora cada item de custo pode vir a ter um critério. Exemplo: Materiais – pelo consumo, incluindo as perdas Componentes e Serviços de terceiros – com base nos valores pagos Mão-de-obra – com base no custo/hora* e no tempo gasto * Folha de pagamento c/ encargos horas efetivamente trabalhadas Energia – com base no custo/hora* e no tempo gasto * Fatura horas efetivamente trabalhadas Água – pelo consumo

13 E quando for difícil medir ? Os valores mensais podem ser agrupados para serem incluídos, mediante algum critérios de cálculo. Por exemplo: Compor o custo hora (dividindo pelas horas efetivamente trabalhadas). Válido principalmente para materiais auxiliares; manutenção; supervisão; etc. Dividir pela quantidade produzida (se for produto único) ou considerar o gasto como sendo Despesa Fixa

14 Despesas Despesas Fixas Variáveis de Vendas Conceitos Importantes Gastos São as despesas pagas em função das vendas: impostos, comissões, (fretes) São os gastos realizados para o funcionamento da empresa, independentemente das vendas: aluguel, telefone, contador, luz, propaganda, salários, encargos, manutenção, pró-labore, etc.

15 Conceitos Importantes Gastos Despesas Custos Variáveis Investimentos Despesas Fixas Variáveis de Vendas Margem de Contribuição É a diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis. Representa quanto cada produto/serviço contribui para cobrir as despesas fixas e para o lucro. M.C. = P.Venda – Custo var. – Desp. Var.

16 Custo variável 100% - (% Desp. Fixas + % Desp. Var. + % Lucro) P.V. (ideal) = Uma vez determinando o custo e despesas, por quanto vender ? O ideal é que o preço de mercado seja superior ao custo variável, acrescido de valores para: ajudar a cobrir as despesas fixas cobrir as despesas variáveis gerar lucro Pelo preço de mercado

17 Gestão Financeira Principais controles Controle de Custos Demonstrativo de Resultados Fluxo de Caixa

18 Demonstrativo de Resultados Receitas61.728,00100,00% - Despesas Variáveis5.400,008,75% = Receita Líquida56.328,0091,25% - Custo das vendas33.750,0054,68% = Margem de Contribuição22.578,0036,58% - Despesas Fixas11.406,0018,48% Aluguel1.000,001,62% Salários1.750,002,84% Encargos1.400,002,27% Pró-labore5.000,008,10% Outras2.256,003,65% = Resultado Operacional11.172,0018,10% - Provisões400,000,65% = Resultado Econômico10.772,0017,45%

19 Exemplo Custo variável 100% - (% Desp. Fixas + % Desp. Var. + % Lucro) P.V (ideal) = Receitas ,00 100,00% Despesas Fixas + Prov ,00 19,13% Despesas Variáveis 5.400,00 8,75% Lucro ,00 16,20% Custo 100% - (19,13% + 8,75% + 16,20%) P.V = = Custo 55,92% Fator divisor = 55,92% ou 0,5592 ou Fator multiplicador = 1÷ 55,92% = 1,788 Para um custo, por exemplo de R$ 5,00, o Preço ideal seria de R$ 8,94. O mercado aceita ?

20 Se o mercado não aceita este preço ? A solução é: Reduzir o custo unitário Reduzir a margem de lucro Reduzir as despesas variáveis Reduzir as despesas fixas, ou Reduzir o % de Despesas Fixas, através do aumento de faturamento De quanto aumentar o faturamento ?

21 Cálculo do Faturamento p/ lucro desejado Despesas Fixas + Lucro desejado % de Margem de Contribuição = Onde: Margem de Contrib. = Receita – Custo das vendas – Desp. Variáveis Obs.: O faturamento de equilíbrio é aquele em que o lucro é zero

22 Despesas Fixas + Lucro % de Margem de Contribuição E pelo menos para equilibrar, quanto faturar ? Exemplo: Faturamento = Receitas ,00 100,00% - Desp. Variáveis 5.400,00 8,75% - Custo das Vendas ,00 54,68% = Margem de Contribuição ,00 36,58% - Despesas Fixas ,00 19,13% = Lucro ,00 17,45% Lucro desejado = , ,00 36,58% = = ,00 = , ,00 36,58%

23 O importante é: Praticar preços de mercado Todos os produtos apresentarem Margem de Contribuição positiva A empresa apresentar lucro

24 Qual o produto mais importante? O mais vendido? O de maior preço de venda? O de maior lucratividade? O de maior margem de contribuição? É o de maior margem de contribuição total

25 Produto Preço de Venda Custo Variável Vendas 1 12,50 7, ,90 8, ,45 5, ,3012, ,32 5, ,8019, ,37 2, ,74 5, ,25 7, ,90 8,36100

26 Prod. P. Venda C.Variável Vendas M. C. M.C.Total 1 12,50 7,451305,05 656,502 o 2 10,90 8,372202,53 556,603 o 3 7,45 5,922501,53 382,505 o 4 18,3012,70 455,60 252,007 o 5 6,32 5,292101,03 216,308 o 6 26,8019,74 357,06 247,109 o 7 4,37 2,53 851,84 156,40 10 o 8 9,74 5,761803,98 716,401 o 9 11,25 7,45 953,80 361,006 o 10 13,90 8,361005,54 554,004 o

27 O carro-chefe também é o mais importante para reduzir seu custo? Para redução de custos, o mais importante é o que apresentar maior custo total mensal

28 Prod. P. Venda C.Variável Vendas M. C. C.V.Total 1 12,50 7,451305,05 968,505 o 2 10,90 8,372202,531841,401 o 3 7,45 5,922501,531480,002 o 4 18,3012,70 455,60 571,509 o 5 6,32 5,292101,031110,903 o 6 26,8019,74 357,06 690,908 o 7 4,37 2,53 851,84 215,05 10 o 8 9,74 5,761803,981036,804 o 9 11,25 7,45 953,80 707,757 o 10 13,90 8,361005,54 836,006 o

29 Gestão Financeira Principais controles Controle de custos Demonstrativo de Resultados Fluxo de Caixa

30 Período 1 Período 2 Período 3 Período 4 Saldo Inicial6345,001145,002545, ,00 + Entradas4000,005700,002300,004100,00 à vista2500,002000,00 cartão2500,00500,00 cheque1500,001200,00300,001600,00 - Saídas9200,004300,006500,001850,00 fornecedores8000, ,001400,00 folha3500,00 etc.1200,00800,003000,00450,00 = Saldo Final1145,002545, ,00595,00


Carregar ppt "Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda Paulo Cesar F. Montenegro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google