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A perspectiva Principais Referências:

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Apresentação em tema: "A perspectiva Principais Referências:"— Transcrição da apresentação:

1 A perspectiva Principais Referências: Erwin Panofsky. A perspectiva como forma simbólica. Edições 70. Leon Battista Alberti. On painting. Penguin Classics. Giorgio Vasari. Lives of the artists.V1 e V2. Penguin Classics.

2 Arte na Idade Média Nesta época o Cristianismo estava no seu apogeu. A Igreja tinha grande influência política e social e era responsável pela educação. As matérias abstratas eram muito valorizadas e, com isso, também a arte, que era quase que totalmente voltada à religião. As principais características as obras de arte da Idade Média (arte gótica) eram: a presença de cores escuras; expressões tristes e/ou angustiadas (neste período, as obras eram carregadas de emoções fortes e significativas) e temas religiosos; não havia uma preocupação com a qualidade da pintura em termos de simetria (que só será vista a partir do Renascimento), mas sim com o que ela queria dizer.

3 Separação entre o Belo e a Arte
Quanto à arte, o teólogo medieval, que aceita a conceituação genérica de Aristóteles, considera o fazer artístico um hábito operativo, que garante a boa execução das obras, mas que não está diretamente relacionado com a Beleza. A arte é operativa, a beleza contemplativa.

4 Mais claramente: Artes liberais
Na idade média, a formação para as profissões liberais começava com a absorção do que se chamava as artes liberais. Eram um conjunto de disciplinas, das quais três tratavam essencialmente da linguagem e do pensamento e quatro tratavam dos números, entendidos num sentido muito mais amplo do que hoje estamos acostumados a designar por este nome, e das proporções. O Trivium e o Quadrivium

5 O número seria o sentido geral da forma e da proporção
O número seria o sentido geral da forma e da proporção. As quatro disciplinas que lidavam com o número eram a aritmética, a geometria, a música e a astronomia ou astrologia. A astrologia veio a se dividir em duas áreas: a astrologia esférica, que era o estudo da esfera celeste, e a astrologia judiciária, que era o que hoje chamamos de astrologia - uma especulação, seja científica ou outra coisa, sobre as coincidências temporais entre o que se passa no movimento dos astros e os acontecimentos terrestres. Tudo isso era considerado parte das matemáticas, ou seja, a matemática era, de modo geral, a ciência da medida e da proporção. As outras três disciplinas eram a gramática, a lógica ou dialética e a retórica.

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7 Andrei Rublev Pintor russo – 1370 - 1430

8 O arcanjo Miguel

9 O nascimento de Cristo Daniil Cherny

10 Nossa Senhora de Vladimir
Simon UshaKov

11 Sepultamento

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14 Renascimento das Artes
Giorgio Vasari Século XIV = rinascitá Arte greco-romana – Idade Média – Renascimento das Artes

15 Giotto di Bondone 1266(76) – 1337 Madona e criança

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17 Primeiro artista a assinar suas obras
Giotto di Bondone “Pai da pintura” Primeiro artista a assinar suas obras

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19 “Com a sua pintura, Giotto introduziu uma forma de representação absolutamente nova na arte: superou a tradição medieval que consistia numa ordenação pictórica bidimensional e dimensionada segundo a perspectiva hierárquica. As obras de Giotto apresentam já algumas características da representação em perspectiva. A corporalidade das suas figuras e a sua aparição individualizada são a origem da pintura renascentista”.

20 Detalhe de A lamentação 1305-1306

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22 O primeiro plano e o fundo claramente destacados dão profundidade ao quadro: a superfície transforma-se em espaço. Já não é necessário, como no caso da perspectiva hierárquica que o observador o construa quadro a quadro.

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24 Leon Battista Alberti, em 1435, publicou o seu livro Da pintura, no qual formulou matematicamente os princípios da representação em perspectiva que Giotto tinha começado a desenvolver em suas obras.

25 Alberti

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27

28 Criptografia

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30 rotor

31 Bruneleschi: “ao nosso olhar, todas as linhas paralelas, na natureza, convergem em perspectiva linear para um ponto comum ao longe.”

32 Segundo Alberti: O artista comparava a superfície pictórica com uma “janela aberta”, através da qual o pintor olha para o mundo. Portanto, tudo o que está representado no quadro deverá convergir para um ponto, o chamado ponto de fuga.

33 Masaccio Método de construção

34 O espaço pictórico dividido em perspectiva central correspondia de forma extraordinária ao espírito da época. Organizar o mundo.

35 Masaccio Expulsão do Paraíso

36 Masaccio Foi o primeiro a reconhecer o que descoberta da perspectiva significava para pintura. Em 1427, na Igreja Santa Maria Novella executou um afresco (ou fresco) da Santíssima Trindade que chocava os fiéis.

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38 Uccello

39 Batalha de São Romano

40 A grelha de linhas de fuga
Ponto de fuga: indicado pelas lanças no chão Alinhamento em diagonal

41 Fra Angelico A Anunciação de Maria

42 Renascimento Os pintores avaliam o mundo
Espírito científico Matemática, geometria, astronomia Reconhecer, pesquisar e representar

43 Piero de la Francesca

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45 Piero de la Francesca

46 Piero de la Francesca

47 Flagelo

48 Para Piero de la Francesca:
Toda a criação divina se baseia numa geometria perfeita. Um dos primeiros renascentistas italianos a reconhecer a importância da luz para os fenômenos materiais e da cor.

49 Botticelli: os deuses pagãos

50 “É o primeiro nu feminino monumental e que domina a arte da pós-antiguidade. Também proclama a arte “sem corpo gótico”. Neste quadro, a descida à terra daquela que ‘nascera da espuma’ torna-se uma alegoria do ‘renascer da Humanidade a partir do espírito da Antiguidade’, a grande esperança do Renascimento.”

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52 Mantegna

53 Alto Renascimento Leonardo Rafael Michelangelo

54 Leonardo Ginevra

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56 Michelangelo

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58 Rafael

59 Escola de Atenas: Rafael

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