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PublicouDiogo William Valente Teves Alterado mais de 8 anos atrás
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A perspectiva Principais Referências: Erwin Panofsky. A perspectiva como forma simbólica. Edições 70. Leon Battista Alberti. On painting. Penguin Classics. Giorgio Vasari. Lives of the artists.V1 e V2. Penguin Classics.
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Arte na Idade Média Nesta época o Cristianismo estava no seu apogeu. A Igreja tinha grande influência política e social e era responsável pela educação. As matérias abstratas eram muito valorizadas e, com isso, também a arte, que era quase que totalmente voltada à religião. As principais características as obras de arte da Idade Média (arte gótica) eram: a presença de cores escuras; expressões tristes e/ou angustiadas (neste período, as obras eram carregadas de emoções fortes e significativas) e temas religiosos; não havia uma preocupação com a qualidade da pintura em termos de simetria (que só será vista a partir do Renascimento), mas sim com o que ela queria dizer.
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Separação entre o Belo e a Arte
Quanto à arte, o teólogo medieval, que aceita a conceituação genérica de Aristóteles, considera o fazer artístico um hábito operativo, que garante a boa execução das obras, mas que não está diretamente relacionado com a Beleza. A arte é operativa, a beleza contemplativa.
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Mais claramente: Artes liberais
Na idade média, a formação para as profissões liberais começava com a absorção do que se chamava as artes liberais. Eram um conjunto de disciplinas, das quais três tratavam essencialmente da linguagem e do pensamento e quatro tratavam dos números, entendidos num sentido muito mais amplo do que hoje estamos acostumados a designar por este nome, e das proporções. O Trivium e o Quadrivium
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O número seria o sentido geral da forma e da proporção
O número seria o sentido geral da forma e da proporção. As quatro disciplinas que lidavam com o número eram a aritmética, a geometria, a música e a astronomia ou astrologia. A astrologia veio a se dividir em duas áreas: a astrologia esférica, que era o estudo da esfera celeste, e a astrologia judiciária, que era o que hoje chamamos de astrologia - uma especulação, seja científica ou outra coisa, sobre as coincidências temporais entre o que se passa no movimento dos astros e os acontecimentos terrestres. Tudo isso era considerado parte das matemáticas, ou seja, a matemática era, de modo geral, a ciência da medida e da proporção. As outras três disciplinas eram a gramática, a lógica ou dialética e a retórica.
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Andrei Rublev Pintor russo – 1370 - 1430
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O arcanjo Miguel
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O nascimento de Cristo Daniil Cherny
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Nossa Senhora de Vladimir
Simon UshaKov
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Sepultamento
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Renascimento das Artes
Giorgio Vasari Século XIV = rinascitá Arte greco-romana – Idade Média – Renascimento das Artes
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Giotto di Bondone 1266(76) – 1337 Madona e criança
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Primeiro artista a assinar suas obras
Giotto di Bondone “Pai da pintura” Primeiro artista a assinar suas obras
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“Com a sua pintura, Giotto introduziu uma forma de representação absolutamente nova na arte: superou a tradição medieval que consistia numa ordenação pictórica bidimensional e dimensionada segundo a perspectiva hierárquica. As obras de Giotto apresentam já algumas características da representação em perspectiva. A corporalidade das suas figuras e a sua aparição individualizada são a origem da pintura renascentista”.
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Detalhe de A lamentação 1305-1306
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O primeiro plano e o fundo claramente destacados dão profundidade ao quadro: a superfície transforma-se em espaço. Já não é necessário, como no caso da perspectiva hierárquica que o observador o construa quadro a quadro.
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Leon Battista Alberti, em 1435, publicou o seu livro Da pintura, no qual formulou matematicamente os princípios da representação em perspectiva que Giotto tinha começado a desenvolver em suas obras.
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Alberti
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Criptografia
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rotor
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Bruneleschi: “ao nosso olhar, todas as linhas paralelas, na natureza, convergem em perspectiva linear para um ponto comum ao longe.”
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Segundo Alberti: O artista comparava a superfície pictórica com uma “janela aberta”, através da qual o pintor olha para o mundo. Portanto, tudo o que está representado no quadro deverá convergir para um ponto, o chamado ponto de fuga.
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Masaccio Método de construção
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O espaço pictórico dividido em perspectiva central correspondia de forma extraordinária ao espírito da época. Organizar o mundo.
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Masaccio Expulsão do Paraíso
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Masaccio Foi o primeiro a reconhecer o que descoberta da perspectiva significava para pintura. Em 1427, na Igreja Santa Maria Novella executou um afresco (ou fresco) da Santíssima Trindade que chocava os fiéis.
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Uccello
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Batalha de São Romano
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A grelha de linhas de fuga
Ponto de fuga: indicado pelas lanças no chão Alinhamento em diagonal
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Fra Angelico A Anunciação de Maria
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Renascimento Os pintores avaliam o mundo
Espírito científico Matemática, geometria, astronomia Reconhecer, pesquisar e representar
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Piero de la Francesca
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Piero de la Francesca
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Piero de la Francesca
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Flagelo
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Para Piero de la Francesca:
Toda a criação divina se baseia numa geometria perfeita. Um dos primeiros renascentistas italianos a reconhecer a importância da luz para os fenômenos materiais e da cor.
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Botticelli: os deuses pagãos
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“É o primeiro nu feminino monumental e que domina a arte da pós-antiguidade. Também proclama a arte “sem corpo gótico”. Neste quadro, a descida à terra daquela que ‘nascera da espuma’ torna-se uma alegoria do ‘renascer da Humanidade a partir do espírito da Antiguidade’, a grande esperança do Renascimento.”
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Mantegna
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Alto Renascimento Leonardo Rafael Michelangelo
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Leonardo Ginevra
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Michelangelo
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Rafael
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Escola de Atenas: Rafael
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