A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ana Lúcia Magri Lopes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ana Lúcia Magri Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ana Lúcia Magri Lopes
PESQUISA SALARIAL Profa. Ana Lúcia Magri Lopes PONTES, Benedito R. Administração de Cargos e Salários. 11 ed. São Paulo: Editora LTr, Cap. 11.

2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
CONCEITO “Pesquisa salarial é o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial” (PONTES, 2005, p. 245)

3 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
A pesquisa salarial não difere das demais pesquisas e deve conter: fases de coleta, tratamento dos dados, e análise de dados, para propiciar tomadas de decisões.

4 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
Através da pesquisa salarial pode-se conhecer: salários praticados por outras companhias, bem como a reação do mercado à política salarial imposta pelo Governo.

5 ELABORAÇÃO DA PESQUISA SALARIAL
Normalmente, é elaborada no momento da implantação do Plano de Cargos e Salários e, Posteriormente, é realizada uma vez por ano, para acompanhamento dos salários do mercado de trabalho.

6 OBJETIVOS Fornecer dados para o Manual de Avaliação de Cargos;
Alcançar o equilíbrio externo, uma vez que pelos dados obtidos é construída a faixa salarial.

7 AMOSTRA DE DADOS DA PESQUISA
A pesquisa é realizada por amostra de cargos e de empresas. Se bem elaborada, permite a inferência sobre os demais cargos e empresas do segmento pesquisado.

8 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
ESTRATIFICADA (escolha de diversos grupos ocupacionais). CONVENIÊNCIA (escolha das empresas que vão compor o conjunto pesquisado; mesmo segmento ou outros critérios que convenham à empresa pesquisadora).

9 QUALIDADE DA PESQUISA Está relacionada diretamente com a metodologia de coleta de dados. Nada adiantará ter um número significativo de empresas e cargos, se a coleta for mal feita.

10 QUALIDADE DA PESQUISA Se os dados forem coletados erroneamente, as medidas estatísticas não serão confiáveis; Poderão ser tomadas decisões de políticas salariais erradas.

11 QUALIDADE DA PESQUISA Uma forma comum de existir erros na coleta de dados: envio de cadernos às empresas sem contato pessoal entre pesquisador e o pessoal da empresa participante.

12 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS
São pesquisados os salários recebidos pelos ocupantes de cada cargo incluído na pesquisa, das empresas participantes.

13 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS
Os dados poderão ser ajustados em função da data-base de cada empresa, dados esses também incluídos na pesquisa. número de salários pagos anualmente aos ocupantes dos cargos; número de horas trabalhadas.

14 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR MATURIDADE
Aplicado a profissionais de nível superior; São pesquisados os salários e respectivas incidências de frequência por tempo de formado, para cada cargo: EX: Administrador com um ano de formado, Administrador com dois anos de formado, Administrador com três anos de formado.

15 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
Salários + benefícios compõem a remuneração de executivos e, em muitas empresas, a parcela de benefícios é muito significativa. Carro; Manutenção do carro; Assistência médica de livre escolha; Pagamento de escola aos filhos, etc.

16 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
O pesquisador pode optar por duas metodologias de coleta Pesquisar os benefícios e tabular à parte esses itens; ou Mensurar o valor dos benefícios e somar ao salário para composição da remuneração.

17 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
Pesquisar os benefícios e tabular à parte: São pesquisados salários e itens de benefícios concedidos e tabulados os salários e itens de benefícios por cargo e empresa.

18 EXEMPLO DE TABULAÇÃO DE DADOS: SALÁRIO + BENEFÍCIO
CARGO: Gerente de RH EMPRESA SALÁRIO BENEFÍCIOS A 17.000 Carro Tipo C, assistência médica diferenciada, telefone celular B 15.000 Carro Tipo B, assistência médica de livre escolha pagamento de escola aos filhos, telefone celular, combustível C 20.000 Assistência médica de livre escolha, telefone celular

19 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
2. Mensurar o valor dos benefícios e somar ao salário para composição da remuneração. Os benefícios são mensurados, previamente, pelo pesquisador, somados ao salário e tabulados os valores da remuneração. (salário + benefícios = remuneração)

20 VALOR MONETÁRIO HIPOTÉTICO
EXEMPLO DE MENSURAÇÃO DE BENEFÍCIOS PARA COLETA DE DADOS CARGO: Executivo BENEFÍCIOS VALOR MONETÁRIO HIPOTÉTICO Automóvel padrão A 3.000 Automóvel padrão B 2.500 Automóvel padrão C 200 Manutenção do carro 300 Combustível 500 Assistência médica de livre escolha Pagamento de escola aos filhos Jornais e revistas 50 Cartão empresarial (crédito) Telefone celular 150

21 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS O valor monetário atribuído ao benefício “automóvel”, pode ser calculado pelo valor correspondente a pagamento de leasing do preço do veículo para dois ou três anos.

22 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS O valor monetário dos demais benefícios deve ser correspondente ao seu custo plano de saúde pagamento de escolas

23 METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS
CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS Pode ser calculado por limites estabelecidos cartão de crédito cota de combustível telefone celular Quando não há cotas estabelecida, tomar a média do valor, normalmente, utilizado.


Carregar ppt "Profa. Ana Lúcia Magri Lopes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google