A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS. PRINCIPAIS ATIVIDADES IDENTIFICAÇÃO, LEVANTAMENTO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E TITULAÇÃO DOS CARGOS. HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS. PRINCIPAIS ATIVIDADES IDENTIFICAÇÃO, LEVANTAMENTO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E TITULAÇÃO DOS CARGOS. HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

2 PRINCIPAIS ATIVIDADES IDENTIFICAÇÃO, LEVANTAMENTO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E TITULAÇÃO DOS CARGOS. HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS EM CLASSES OU NÍVEIS, MEDIANTE ALGUM PROCESSO DE AVALIAÇÃO. LEVANTAMENTO DOS SALÁRIOS, BENEFÍCIOS E POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO PRATICADAS PELO MERCADO: ANÁLISE E COMPARAÇÃO COM A SITUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. ESTABELECIMENTO E ATUALIZAÇÃO DAS FAIXAS SALARIAIS E OUTROS PARÂMETROS DE REMUNERAÇÃO. DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO E CONTROLE DA POLÍTICA SALARIAL DA ORGANIZAÇÃO.

3 PRINCIPAIS ATIVIDADES – cont. PREPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE SALARIAL, SUA IMPLEMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO. PARTICIPAÇÃO NAS NEGOCIAÇÕES COM SINDICATOS, DE FORMA DIRETA E DE ACORDOS COLETIVOS. ANÁLISE E PARECER PARA SOLICITAÇÕES DE AUMENTOS SALARIAIS E PROMOÇÕES. PARTICIPAÇÃO EM ESTUDOS DE PROBLEMAS DE CONTRATAÇÃO E EVASÃO DE MÃO-DE-OBRA. CONTROLE DE CUSTO DE PESSOAL E ESTATÍSTICA DE MOVIMENTAÇÕES SALARIAIS.

4 OBJETIVOS E PADRÕES PERMANENTES DESENVOLVER UMA POLITICA SALARIAL CONSOANTE COM A POLÍTCA DE RH DA ORGANIZAÇÃO, MANTÊ-LA ATUALIZADA E CUIDAR PARA QUE SEJA SISTEMATICAMENTE PRATICADA. ASSESSORAR EFICAZMENTE AS CHEFIAS EM GERAL, BUSCANDO JUNTO COM ELAS, EM PARCERIA, AS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS COM O PESSOAL. ANALISAR E IDENTIFICAR A REAL NATUREZA DOS PROBLEMAS COM PESSOAL PARA NÃO USAR INDEVIDAMENTE A SOLUÇÃO SALARIAL. DESENVOLVER OU BUSCAR FORA METODOLOGIAS QUE GARANTAM A JUSTIÇA INTERNA NA VALORIZAÇÃO DOS CARGOS E IMPLEMENTÁ-LA, DE FORMA QUE AS CHEFIAS AS ENTENDAM E AS ASSUMAM.

5 OBJETIVOS E PADRÕES PERMANENTES – cont. BUSCAR INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS SOBRE O MERCADO, ANALISÁ-LAS E INTERPRETÁ-LAS DE FORMA TECNICAMENTE CORRETA. FAZER COM QUE AS CHEFIAS CONHEÇAM, COMPREENDAM, ASSUMAM E PRATIQUEM O SISTEMA DE REMUNERAÇÃO E A POLÍTICA SALARIAL. CONHECER AS TÉCNICAS E MANTER-SE ATUALIZADO EM RELAÇÃO ÀS METODOLOGIAS MAIS APROPRIADAS À ORGANIZAÇÃO. MANTER VIVO, ATUAL E EM PERFEITO FUNCIONAMENTO O SISTEMA DE REMUNERAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. BUSCAR A PRONTA E CORRETA INTERPRETAÇÃO DAS LEIS, POLÍTICAS E NORMAS SALARIAIS OFICIAIS E CONVENÇÕES COLETIVAS.

6 A IMPORTÂNCIA E BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS A ACS, TAL COMO A CONHECEMOS HOJE, TEVE SEUS PRIMEIROS PASSOS NOS ANOS 40, ATRAVÉS DE ALGUMAS EMPRESAS ESTATAIS E ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS. DURANTE OS ANOS 60, A ATIVIDADE SE FIRMOU E COMEÇOU A SER CONHECIDA EM UM CÍRCULO MAIS AMPLO EM FUNÇÃO DA CHEGADA DE MUITAS EMPRESAS MULTINACIONAIS, PRINCIPALMENTE AS LIGADAS AO RAMO AUTOMOBILÍSTICO. A PARTIR DOS ANOS 70, ALGUMAS MUDANÇAS COMEÇARAM A ACONTECER COM A INTRODUÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS E SISTEMAS VOLTADOS ESPECIFICAMENTE PARA EXECUTIVOS E ESPECIALISTAS, TAIS COMO HAY, HOYLER, CURVA DE MATURIDADE E OUTROS.

7 A IMPORTÂNCIA E BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS ULTIMAMENTE A ÁREA VEM EXPERIMENTANDO UMA GRANDE DISSEMINAÇÃO JUNTO ÀS ORGANIZAÇÕES E A CONVIVÊNCIA COM NEGOCIAÇÕES E ACORDOS SINDICAIS. A ATENDÊNCIA É A CRESCENTE INFLUÊNCIA DOS SINDICATOS NAS POLÍTICAS E SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO ATRAVÉS DAS NEGOCIAÇÕES. CADA VEZ MENOS A EMPRESA TERÁ ESPAÇO PARA ESTABELECER UNILATERALMENTE SUAS REGRAS. A IMPORTÂNCIA DA ACS PARA A ORGANIZAÇÃO É EVIDENTE NA MESMA MEDIDA QUE É EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DA QUESTÃO SALARIAL, NÃO SÓ SOB A ÓTICA DO CUSTO, MAS PRINCIPALMENTE, DO PONTO DE VISTA DA SUA INFLUÊNCIA NA MOTIVAÇÃO E NA PRODUTIVIDADE DO PESSOAL.

8 A IMPORTÂNCIA E BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS A QUESTÃO SALARIAL É FUNDAMENTAL POR SER A BASE PARA TODA A POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS. NADA VINGARÁ SE ELA NÃO ESTIVER BEM RESOLVIDA. O PROFISSIONAL EFICAZ DE ACS TEM UMA CARACTERÍSTICA QUE O TORNA POUCO COMUM NO MERCADO: TEM QUE SER ECLÉTICO. DEVE TER ÓTIMO RACIOCÍNIO ABSTRATO E NUMÉRICO, TER GRANDE FACILIDADE VERBAL E ESCRITA, ENTENDER A NATUREZA HUMANA E A ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL. É EVIDENTE QUE TODO ESSE VALOR SE TORNA RECONHECIDO SOMENTE MEDIANTE A SUA CONTRAPARTIDA EM TERMOS DE RESULTADOS PARA A FUNÇÃO DE RH E PARA A ORGANIZAÇÃO.

9 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS PARA COMPREENDERMOS BEM A MISSÃO QUE TEMOS PELA FRENTE, QUANDO FALAMOS EM ADMINISTRAR SALÁRIOS DEVEMOS, ANTES DE MAIS NADA, REFLETIR SOBRE O SIGNIFICADO DE ADMINISTRAR. SABEMOS QUE, NO SENTIDO GERAL ADMINISTRAR SIGNIFICA GOVERNAR, GERIR ETC. PARTICULARIZANDO, PODEMOS DIZER QUE ADMINISTRAR OU GERIR UM RECURSO É FAZER COM QUE ESSE RECURSO SEJA EFICAZ, CUMPRA A SUA FINALIDADE, SEJA DISPENDIDO NA DOSE CERTA, NO MOMENTO CERTO, DE FORMA A PROPICIAR RESULTADO ALMEJADO.

10 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS COMO O SALÁRIO É UM CUSTO PARA QUEM PAGA, ADMINISTRAR SALÁRIO SIGNIFICA DOSÁ-LO NA MEDIDA CERTA PARA QUE ATINJA SEUS OBJETIVOS. E QUAIS OBJETIVOS SÃO ESSES? COMO SALÁRIO É UM RECURSO QUE UNE DUAS PARTES, ELE DEVE ATENDER A ESSAS DUAS PARTES. PARA A ORGANIZAÇÃO, ELE DEVE SER SUFICIENTE PARA ATRAIR E MANTER AS PESSOAS QUE NECESSITA, DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS. PARA AS PESSOAS, ELE DEVE SER COMPATÍVEL COM SUAS RESPONSABILIDADES E COM SUA PERFORMANCE, E SUFICIENTE PARA QUE ELAS NÃO SE SINTAM COMPELIDAS A TROCAR DE ORGANIZAÇÃO POR OUTRA.

11 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS EM SUMA, O SALÁRIO DEVE SER: JUSTO INTERNAMENTE. COMPETITIVO EXTERNAMENTE. COMPATÍVEL COM AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DA ORGANIZAÇÃO.

12 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS PARA ADMINISTRAR DE FORMA EFICAZ OS CARGOS E SALÁRIOS, GARANTINDO A EQUIDADE INTERNA E A COERÊNCIA EXTERNA DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS, A EMPRESA NECESSISTA CONTAR COM UM CONJUNTO DE INSTRUMENTOS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS QUE CHAMAMOS DE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS. O SISTEMA É COMPOSTO, BASICAMENTE, DOS SEGUINTES ELEMENTOS: INFORMAÇÃO SOBRE OS CARGOS. CARGOS HIERARQUIZADOS. INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO. POLÍTICA SALARIAL INTERNA. ESTRUTURA SALARIAL.

13 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS ALÉM DA ADEQUADA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS, O SISTEMA AINDA TRAZ OUTROS BENEFÍCIOS IMPORTANTES: INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS PARA SELEÇÃO, TREINAMENTO, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL. TRATAMENTO UNIFORME E EQUITÁTIVOS. VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE CARREIRA E SUCESSÃO. MAIOR FACILIDADE PARA AS CHEFIAS.

14 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS ESPECIFICAMOS AQUI, UM POUCO DE CADA UM DOS ELEMENTOS DO SISTEMA: 1. INFORMAÇÕES SOBRE OS CARGOS: SOB A FORMA DE DESCRIÇÃO DE CARGO OU OUTRA, PARA PERMITIR A HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS, ENQUADRAR OS EMPREGADOS, ATRIBUIR SALÁRIO E OUTROS FINS. 2. CARGOS HIERARQUIZADOS: OS CARGOS ORDENADOS EM CLASSES OU NÍVEIS, MEDIANTE AVALIAÇÃO OU OUTRA FORMA PARA POSSIBILITAR A FIXAÇÃO DE SEU VALOR SALARIAL, BENEFÍCIOS E OUTROS. 3. INFORMAÇÕES DE MERCADO: COLETA, SISTEMÁTICA OU NÃO, DE INFORMAÇÕES SOBRE OS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PRATICADOS PELO MERCADO PARA PODER SE SITUAR E DEFINIR SALÁRIOS.

15 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - SACS 4. POLÍTICA SALARIAL INTERNA: DIRETRIZES, NORMAS E CRITÉRIOS FORMAIS SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS AOS EMPREGADOS. 5. ESTRUTURA SALARIAL: CONJUNTO DE VALORES SALARIAIS CORRESPONDENTES À ESTRUTURA DE CARGOS, VÁLIDOS PARA CONTRATAÇÃO, PROMOÇÃO E PROGRESSÕES.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS. PRINCIPAIS ATIVIDADES IDENTIFICAÇÃO, LEVANTAMENTO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E TITULAÇÃO DOS CARGOS. HIERARQUIZAÇÃO DOS CARGOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google