A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente."— Transcrição da apresentação:

1 CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.

2 Conceitos Principais * CARGO é um conjunto de funções semelhantes em relação as tarefas a serem desenvolvidas na empresa. Busca a eficiência da organização. * SALÁRIO é o conjunto de remuneração básica atribuída a determinado cargo, ou seja, é o pagamento em dinheiro como contraprestação ao trabalho, podendo ser fixo ou variável * FUNÇÃO é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa em relação ao seu cargo. * TAREFA é um conjunto de procedimentos que requer o esforço humano, seja mental ou físico, para determinado fim.

3 AVALIAÇÃO DE CARGOS Como etapa inicial do programa de Administração de Cargos e Salários, o Gestor irá fazer a avaliação de cargos. -As etapas a serem cumpridas são: 1)Descrever todos os cargos existentes na organização. 2)Analisar e classificar os respectivos cargos, de forma lógica. 3)Avaliar os cargos, em relação ao justo salário. O resultado deste trabalho inicial irá quantificar o valor de cada cargo.

4 DESCRIÇÃO DOS CARGOS Para descrever todos os cargos, faz-se uma entrevista individual (ou remete-se um questionário escrito) aos respectivos ocupantes, determinando desta forma suas características. Para descrever um determinado cargo é preciso fazer 3 perguntas básicas: 1)O que você faz? 2)Como você faz isso? 3)Por que você faz isso? Desta forma, através destas perguntas é possível descrever qualquer cargo na sua empresa.

5 Política de Administração de Cargos e Salários A administração de cargos e salários será feita considerando: *A relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função. * A situação de mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes. * O equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados.

6 Salário de admissão Todo funcionário deve ser admitido preferencialmente com salário no início da faixa salarial estabelecida para o seu cargo.

7 Salário para um novo cargo Para se definir a faixa salarial de um novo cargo, este deverá passar pelo processo de Avaliação e Classificação, conduzido pela área de Recursos Humanos, com base nas atribuições do novo cargo.

8 Alterações salariais As seguintes alterações podem gerar alterações salariais: Fim do período de experiência; Promoção vertical; Promoção horizontal; Transferência para outro cargo; Reclassificação do cargo;

9 Avaliação para promoção Disciplina Assiduidade Pontualidade Colaboração com a equipe, superiores e colegas de trabalho Disponibilidade Responsabilidade Apresentação pessoal Qualidade do trabalho realizado Conhecimento da função Entendimento e aceitação de mudanças Comunicação Organização Resolução de conflitos

10 Plano de cargos e salários O plano de cargos e salários nada mais é que uma avaliação clara e objetiva da importância relativa de cada cargo dentro de uma empresa, visando estabelecer uma produtividade compatível com a qualificação, habilidades e limitações de um profissional onde classificará seu valor em espécie para a empresa.


Carregar ppt "CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google