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PROBLEMAS NA GALÁCIA E PROJETO PARA ROMA

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Apresentação em tema: "PROBLEMAS NA GALÁCIA E PROJETO PARA ROMA"— Transcrição da apresentação:

1 PROBLEMAS NA GALÁCIA E PROJETO PARA ROMA
Frei Diones Rafael Paganotto, oad 4º ENCONTRO PROBLEMAS NA GALÁCIA E PROJETO PARA ROMA

2 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
2Tm 4,7

3 1 CARTA AOS GÁLATAS

4 1. CARTA AOS GÁLATAS Região da Galácia
Paulo escreve uma carta de “fogo” Polêmica com judaizantes Exegese

5 Rm 1Cor 2Cor Gl Ef Cl Fl 1Ts 2Ts
GÁLATAS 3ª Viagem Missionária de Paulo COMUNIDADES Rm 1Cor 2Cor Gl Ef Cl Fl 1Ts 2Ts PESSOAS 1Tm 2Tm Tt Fm Hb

6 1. CARTA AOS GÁLATAS A) REGIÃO DA GALÁCIA
(Gl 1,1-2) Paulo, apóstolo (não por iniciativa humana, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai) e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia. Durante a 3ª viagem missionária, Paulo está em Éfeso, já está livre e os problemas de Corinto parecem resolvidos, mas antes de ir até Corinto, surge outra dificuldade na região da Galácia. Um problema que afeta várias igrejas...

7 1. CARTA AOS GÁLATAS A) REGIÃO DA GALÁCIA

8 1. CARTA AOS GÁLATAS A) REGIÃO DA GALÁCIA
Na administração romana a Galácia era uma grande região, com pequenas províncias, com as comunidades criadas por Paulo e Barnabé na 1ª viagem missionárias (Antioquia da Psidia, Derbe, Iconio, Listra). Não é uma região delimitável (Pantanal, bacia amazônica, etc), mas várias cidades longe do mar, locais pobres e fundamentalmente agrícolas.

9 1. CARTA AOS GÁLATAS B) 57 d.C. PAULO ESCREVE UMA CARTA DE FOGO
(Gl1,6-7) Admiro-me de que tão depressa, abandonando aquele que vos chamou na graça de Cristo, tenhais passado a outro evangelho. Não que haja outro, mas acontece que algumas pessoas vos estão perturbando e querem corromper o evangelho de Cristo. Outro evangelho: algumas pessoas vindas de Jerusalém estão passando pelas comunidades de Paulo dizendo que o evangelho, por ele anunciado, está errado! Paulo é acusa de não ser apóstolo, mas um missionário de Antioquia e não de Jerusalém.

10 1. CARTA AOS GÁLATAS B) 57 d.C. PAULO ESCREVE UMA CARTA DE FOGO
Paulo está livre, mas deseja ir a Corinto, mas com o problema na Galácia escreve às várias Igrejas. Usa palavras pesadas, se defende e depois acusa. É a carta onde o apóstolo mais fala de si mesmo, usa exemplos do Antigo Testamento e demonstra que a Lei de Moisés é importante, mas que o fundamental é Cristo.

11 1. CARTA AOS GÁLATAS Judaizantes PAULO
B) 57 d.C. PAULO ESCREVE UMA CARTA DE FOGO Judaizantes PAULO 1º Lei de Moisés: sábado, circuncisão, pureza 2º Morte e Ressurreição de Cristo Somente Morte e Ressurreição de Cristo  Lei de Moisés: para os judeus que se tornam cristãos.

12 1. CARTA AOS GÁLATAS C) POLÊMICA COM OS JUDAIZANTES
Paulo começa a doutrina da “JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ” e do “PECADO ORIGINAL” na carta aos Gálatas. Vai terminar esta reflexão em Romanos, para evitar que este mal também chegue à comunidade de Roma.

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14 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
Paulo defende o seu “Evangelho” Gl 1-2: Vida de Paulo (verdadeiro apóstolo) Gl 3-4: Vida de Abraão (exemplo de fé) Gl 5-6: Vida do Cristão (liberdade)

15 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
(Gl 1,8-10) Mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado! Repito: se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado. Tenho eu buscado a aprovação dos homens ou a de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se ainda quisesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Judaizantes acusavam Paulo de ensinar um evangelho centrado só sobre Cristo, tirando a importância de Moisés (evangelho cômodo). Paulo afirma: quem prega um evangelho diferente seja anátema (excomungado).

16 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
(Gl 2,1-3.5) 14 anos mais tarde, subi de novo a Jerusalém. Expus-lhes o evangelho que tenho pregado entre os pagãos. A essas pessoas não fizemos concessão para que a verdade do evangelho permanecesse íntegra no vosso meio. 49 d.C.: em Jerusalém, Paulo discutiu com os outros apóstolos sobre a verdade do evangelho. Questão fundamental do Evangelho: a salvação passa unicamente por Cristo, não pela Lei de Moisés ou outras questões secundárias. Paulo é intransigente, não faz exceções...

17 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
Paulo não é mascarado, não é um camaleão... (1Cor 9,19-23) Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Com os judeus, me fiz judeu, para ganhar os judeus. Com os súditos da Lei, me fiz súdito da Lei, para ganhar os súditos da Lei. Com os sem-lei, me fiz um sem lei, para ganhar os sem-lei. Com os fracos me fiz fraco, para ganhar os fracos. Para todos eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. Por causa do evangelho eu faço tudo, para dele me tornar participante.

18 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
(Gl 2,14) Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do evangelho, disse a Cefas, diante de todos. Quando Pedro e também Barnabé não esta-vam procedendo corretamente, diante da comunidade faziam uma coisa, mas diante dos provenientes de Jerusalém faziam outra... Paulo faz um discurso sobre a fé e a salvação.

19 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
(Gl 2,14) Se tu, que és judeu, vives como gentio e não como judeu, como podes obrigar os gentios a viverem como judeus? 1º ponto: Pedro era judeu e agora é cristão. Agora vive como um gentio (somente Cristo), não mais como judeu. Não pode obrigar alguém a fazer algo que nem ele faz, obrigar a Lei de Moisés.

20 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
(Gl 2,15) Nós (judeus de nascimento e não gentios) pecadores, sabemos, que ... 2º ponto: Paulo lembra Pedro que eles são judeus por nascimento e agora são cristãos, mas são pecadores e sabem disso!

21 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE A fé em Jesus Cristo (obras da Lei)
(Gl 2,16) o homem não é justificado pelas obras da Lei se não pela fé em Jesus Cristo, nós também cremos em Jesus Cristo para que fôssemos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da Lei, porque o homem não será justificado pelas obras da Lei. A fé em Jesus Cristo (obras da Lei) Presente: homem é justificado Passado: nós fomos justificados Futuro: homem será justificado

22 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE Justiça: Obras da Lei:
Direito: “dar a cada um o seu” AT: “amizade, boa relação com Deus” A fé em Jesus Cristo (com tudo o que ele viveu) rende o homem justo, restabelece a boa relação com Deus. Obras da Lei: Circuncisão – Sábado – Pureza alimentar

23 1. CARTA AOS GÁLATAS D) EXEGESE
(Gl 2,18) Se eu reconstruo o que destruí, então me torno transgressor. Parábola: se eu volto atrás (reconstruir o que destruí) é sinal que errei! (Gl 2,21) Eu não anulo a graça de Deus. Pois , se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu por nada. Dar mais atenção às obras da Lei significa anular a graça de Deus (pecado contra o Espírito Santo)  a salvação pelas mãos do homem e não pela graça de Deus.

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25 1. CARTA AOS GÁLATAS Região da Galácia
Paulo escreve uma carta de “fogo” Polêmica com judaizantes Exegese: Justificação pela fé

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27 2 CARTA AOS ROMANOS

28 2. CARTA AOS ROMANOS Comunidade de Roma
Paulo escreve uma carta para se apresentar Exegese

29 Rm 1Cor 2Cor Gl Ef Cl Fl 1Ts 2Ts
ROMANOS 3ª Viagem Missionária de Paulo COMUNIDADES Rm 1Cor 2Cor Gl Ef Cl Fl 1Ts 2Ts PESSOAS 1Tm 2Tm Tt Fm Hb

30 2. CARTA AOS ROMANOS A) COMUNIDADE DE ROMA
(At 19,21) Paulo resolveu, no Espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: “Depois de ir até lá, eu devo ver também Roma”. (At 20,1-2) Quando o tumulto acabou, Paulo despediu-se e viajou para a Macedônia e chegou à Grécia. Depois que permaneceu lá 3 meses. (Rm 15,23-25) Agora como, há tantos anos, desejo visitar-vos, espero ver-vos, de passagem, quando viajar à Espanha. De imediato, porém, tenho de ir a Jerusalém. Na 3ª viagem, Paulo está em Éfeso, já está livre e tem o desejo de ir para Roma.

31 2. CARTA AOS ROMANOS A) COMUNIDADE DE ROMA Corinto

32 2. CARTA AOS ROMANOS A) COMUNIDADE DE ROMA
Roma era a principal cidade da época. Todos os territórios sob domínio romano eram ligados obrigatoriamente por estradas rumo à sua capital, daí surgindo o provérbio “todos os caminhos levam a Roma”. As vias oficiais eram estratégicas para o comércio e a migração. Roma já era uma metrópole com cerca de 1,2 milhão de habitantes, o que tornava a cidade um grande caldeirão cultural, favorecendo muito o comércio, as artes e a religião.

33 2. CARTA AOS ROMANOS B) 57/58 d.C. PAULO ESCREVE
(Rm 16,1-2a) Recomendo-vos nossa irmã Febe, diaconisa da Igreja em Cencréia. Acolhei-a no Senhor, de maneira digna. A carta foi escrita por Terzo e levada até Roma pela diaconisa Febe. Uma comunidade que ele não fundou e não conhece, mas que ouviu muito de Áquila e Priscila. Paulo fica 3 meses (inverno) em Corinto e decide ESCREVER UMA CARTA para se apresentar!

34 2. CARTA AOS ROMANOS B) 57/58 d.C. PAULO ESCREVE
(Rm 1,16-17) Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é a força salvadora de Deus para todo aquele que crê: primeiro para o judeu e depois para o grego para o grego. Nele se revela a justiça de Deus, que vem pela fé (de Cristo) e conduz à fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Paulo faz um resumo da sua carta: Tratar a justiça de Deus e a fé do homem, um tema já tratado na carta aos Gálatas, mas que será bem desenvolvido em Romanos. Paulo quer evitar que estas dúvidas e problemas cheguem à comunidade de Roma.

35 2. CARTA AOS ROMANOS B) 57/58 d.C. PAULO ESCREVE
Rm 1-5: Necessidade de conhecer a Justiça de Deus Rm 6-8: 1ª resposta  CRISTÃOS Rm 9-11: 2ª resposta  HEBREUS Rm 12-15: Apresentação do apostolado de Paulo

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37 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 3,20) Ninguém será justificado diante dele pela prática da Lei. Pois a Lei dá apenas o conhecimento do pecado. Tratar a justiça de Deus e a fé do homem, um tema já tratado na carta aos Gálatas, mas que será bem desenvolvido em Romanos. Paulo quer evitar que estas dúvidas e problemas cheguem à comunidade de Roma.

38 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 5,12.18) Pois como por um só homem o pecado entrou no mundo e, por meio do pecado, a morte; e assim a morte alcançou todos os homens, porque todos pecaram… Portanto como por uma só culpa a condenação aconteceu para todos os homens, assim também por um só ato de justiça justificação que dá a vida aconteceu para todos os homens. Paulo “cria” a doutrina do Pecado Original.

39 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE – PECADO ORIGINAL (CIC 397.402)
O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Todo pecado, daí em diante, é uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade.

40 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE – PECADO ORIGINAL (CIC 397.402)
Todos os homens estão no pecado de Adão. (Rm 5,12) Pois como por um só homem o pecado entrou no mundo e, por meio do pecado, a morte; e assim a morte alcançou todos os homens, porque todos pecaram… Sobre a universalidade do pecado e da morte, Paulo opõe a universalidade da salvação em Cristo: (Rm 5,18) Portanto como por uma só culpa a condenação aconteceu para todos os homens, assim também por um só ato de justiça justificação que dá a vida aconteceu para todos os homens.

41 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 5,15.17) O dom da graça foi desproporcional com o pecado. Pois, se pelo pecado de um só todos foram feridos de morte, superabundou sobre todos a graça de Deus, concedida na graça de um só homem, Jesus Cristo. A justificação (graça) é despropocional, muito maior  superabundou: Adão Cristo = 0 (Rm 5,17) Por um só homem que pecou, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e transbordante da justiça. Cristo é o novo Adão  nova criação! Cristo = infinitamente mais

42 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
Rm 5  Paulo termina a exposição de que era necessária a Justiça de Deus. Rm 6-8  Paulo passa à resposta positiva, com o Batismo o homem aceita. Rm 9-11  os Judeus permanecem no passado e não aceitam.

43 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
Para tratar da resposta positiva, Paulo faz três perguntas: (Rm 6,1) Então, o que diremos? (Rm 6,15) Então, o que? (Rm 7,7) Então, o que diremos? Vamos permanecer no pecado para que a graça aumente? De modo algum! Iremos pecar, porque não estamos sob a Lei, mas sob a graça? De modo algum! A Lei é pecado? De modo algum!

44 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE Reflexão batismal...
(Rm 6,1) Então, o que diremos? Vamos permanecer no pecado para que a graça aumente? De modo algum! Reflexão batismal... Não permanecer no pecado, pois quem morre não é mais obrigado pela lei. O cristão morreu para o homem velho, pois foi sepultado com Cristo e ressuscitou! (Rm 6,4.8.11) Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos, assim também nós vivamos uma vida nova. Aquele que morreu está livre do pecado. E, se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Assim, vós também, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, no Cristo Jesus.

45 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE Realidade do pecado permanece...
(Rm 6,15) Então, o que? Iremos pecar, porque não estamos sob a Lei, mas sob a graça? De modo algum! Realidade do pecado permanece... Estar na graça = deixar que a graça frutifique. Na liberdade, o cristão não pode dizer “não consigo, não posso, eu sou assim, é a minha personalidade...” LIBERADE = fazer o que devo. (Rm 6,22-23) Libertados do pecado e como servos de Deus, produzis frutos para a vossa santificação, tendo como meta a vida eterna. Com efeito, o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus, nosso Senhor.

46 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE A lei não é ruim...
(Rm 7,7) Então, o que diremos? A Lei é pecado? De modo algum! A lei não é ruim... Fomos liberados da Lei, não porque ela é ruim, mas porque não conseguimos fazer o que ela manda. Depois de Cristo, a Lei serve para mostrar que sem o Espírito Santo não conseguimos nos salvar. (Rm 7,15) Não entendo o que faço, pois não faço o que quero, mas o que detesto.

47 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
Rm 7-8: O homem que é batizado morre para o pecado e não está mais sob o domínio da Lei. A Lei mantém o seu valor, não tanto para ser levada à risca, mas para demonstrar a neces-sidade do Espírito Santo. Se o homem (ser humano) acha que obede-cendo a Lei vai se salvar  está enganado, pois procura a salvação sem Cristo!!!!

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49 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
Rm 1-5: Necessidade de conhecer a Justiça de Deus Rm 6-8: 1ª resposta  CRISTÃOS Rm 9-11: 2ª resposta  HEBREUS Rm 12-15: Apresentação do apostolado de Paulo

50 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE Oferecerdes vossos CORPOS: como Jesus.
(Rm 12,1) Eu vos exorto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos CORPOS em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto racional. Oferecerdes vossos CORPOS: como Jesus. Sacrifício: traz a morte, sacro-facere. Vivo: batismo traz a vida (morte-ressurreição). Santo: separado do pecado, somente em Deus. Agradável: oferecer em modo racional. Não se acomodar, mas transformar a mente.

51 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 12,2) Não vos con-formeis com este mundo, mas vos trans-formeis renovando a mente, Para distinguir a vontade de Deus: bom, agradável e perfeito. Forma (algo interior – natureza humana): Não ficar com a antiga forma (mundo), mas mudar a mente, renovar a forma/natureza humana. É único modo de entender (nova mentalidade) qual é a vontade de Deus, tudo o que é bom, agradável e perfeito.

52 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 12,6-8) Temos dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada. Profecia: profetize em proporção com a fé recebida. Serviço: preste este serviço. Ensinamento: dedique-se ao ensino. Exortação: que exorte. Profecia: interpretar os sinais dos tempos, Diaconia: seviço ministerial, volutário, Didascalia: catequizar, formação cristã, Paracalia: encorajar com boas palavras.

53 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 12,6-8) Temos dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada. Doar: faça-o com simplicidade. Presidente: presida com solicitude. Obras de misericórdia: faça-o com alegria. Doação: participação com dons materiais, Presidência: aceitar e organizar, Misericórdia: perceber a necessidade.

54 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(Rm 12,6-8) Temos dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada. Doar: faça-o com simplicidade. Presidente: presida com solicitude. Obras de misericórdia: faça-o com alegria. Doação: participação com dons materiais, Presidência: aceitar e organizar, Misericórdia: perceber a necessidade. (Rm 14,7-9) Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos, e se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor.

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56 2. CARTA AOS ROMANOS C) EXEGESE
(cf. Rm 16,5-15) Saudai a igreja que se reúne na casa de Priscila e Áquila. Saudai Epêneto, Maria, Andrônico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis. Saudai Ampliato, Urbano, Estáquis e Apeles. Saudai os da casa de Aristóbulo; saudai Herodião, meu parente. Saudai os da casa de Narciso; saudai Trifena e Trifosa, Pérside, Rufo e sua mãe, que é também a minha. Saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que estão com eles. Saudai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpa e todos os santos que estão com eles.

57 2. CARTA AOS ROMANOS Comunidade de Roma
Paulo escreve uma carta para se apresentar Exegese Justiça de Deus Dom da Graça Resposta no Batismo

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59 3 PAULO EM JERUSALÉM

60 3. PAULO EM JERUSALÉM Tumulto em Jerusalém. Prisão em Jerusalém.
Prisão em Cesaréia.

61 3. PAULO EM JERUSALÉM A) 58 d.C. CONCLUSÃO DA 3ª VIAGEM
(At 21,1-8.15) Navegamos diretamente para a ilha de Cós. No dia seguinte, chegamos a Rodes, e daí fomos até Pátara, onde encontramos um navio que fazia a travessia para a Fenícia; desembarcamos onde o navio devia descarregar. De Tiro chegamos a Ptolemaida, no dia seguinte, partimos e chegamos a Cesaréia. Depois de alguns dias, terminamos os nossos preparativos E começamos a subir a Jerusalém. Chegam em Jerusalém para a festa de Pentecostes.

62 3. PAULO EM JERUSALÉM B) 58 d.C. PRISÃO EM JERUSALÉM
(At 21,18) No dia seguinte, Paulo foi conosco à casa de Tiago, onde todos os anciãos estavam reunidos. Antes da festa de Pentecostes, Paulo visita Tiago (primo de Jesus): responsável pela comunidade de Jerusalém. Encontra Maria? (At 21,27-29) Quando os 7 dias estavam chegando ao fim, os judeus da Ásia perceberam que Paulo estava no templo. Amotinaram toda a multidão e o agarraram. Gritavam: “Israelitas, socorro! Este é o homem que anda ensinando, a todos e por toda a parte, contra o nosso povo, contra a Lei e contra este Lugar. Além disso, ele trouxe gregos para dentro do templo, profanando este santo Lugar”. De fato, antes eles tinham visto Trófimo, o efésio, junto com Paulo, na cidade, e julgavam que este o tivesse introduzido no templo.

63 3. PAULO EM JERUSALÉM B) 58 d.C. PRISÃO EM JERUSALÉM
O centro do poder político interno da Judéia e Samaria é a cidade de Jerusalém e o Templo. Templo: o Sumo Sacerdote governa, assesso-rado por um Sinédrio de 71 membros, composto de sacerdotes, anciãos e escribas ou doutores da Lei. Sinédrio é o Tribunal Supremo (criminal, político e religioso) e sua influência se estende sobre todos os judeus, mesmo os que vivem fora da Palestina.

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65 3. PAULO EM JERUSALÉM B) 58 d.C. PRISÃO EM JERUSALÉM Paulo está preso!
(At 21,32-33) O comandante destacou soldados e oficiais, e investiu contra os manifestantes. Estes, vendo o comandante e os soldados, pararam de bater em Paulo. Então o comandante aproximou-se, deteve Paulo e mandou que o prendessem com duas correntes. Paulo está preso! (At 21,37-40) Na fortaleza, Paulo disse ao comandante: “Posso falar contigo?” Este admirou: “Sabes o grego?” Paulo respondeu: “Eu sou judeu, cidadão de Tarso, cidade importante da Cilícia. Agora, peço-te, deixa-me falar ao povo”. O comandante permitiu. Paulo, de pé sobre os degraus, com a mão fez sinal ao povo. Houve grande silêncio, e ele dirigiu-lhes a palavra, na língua dos judeus.

66 3. PAULO EM JERUSALÉM B) 58 d.C. PRISÃO EM JERUSALÉM
(At 22,24-27) Então o comandante mandou recolher Paulo na fortaleza, ordenando que o interrogassem, sob açoites. Paulo disse ao centurião: “É permitido açoitar um cidadão romano sem ter sido julgado?” O comandante foi até Paulo: “Tu és cidadão romano? Eu precisei de muito dinheiro para adquirir esta cidadania!” Replicou Paulo: “Pois eu a tenho de nascença!” Paulo reivindica a sua cidadania romana: Permitia o acesso aos cargos públicos, Diversas vantagens fiscais, Ser sujeito de direito privado. Era proibido humilhar um romano em publico e não poderia ser crucificado.

67 3. PAULO EM JERUSALÉM B) 58 d.C. PRISÃO EM JERUSALÉM
(At 22,30) No dia seguinte, o comandante soltou-o e mandou reunir os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles. (cf. At 23,12.16) No dia seguinte, os judeus armaram uma conspiração e se comprometeram sob juramento a não comer nem beber enquanto não matassem Paulo. Estavam prontos para matá-lo antes que Paulo chegasse novamente ao Sinédrio. Entretanto, o filho da irmã de Paulo soube da trama, foi à fortaleza, entrou e preveniu Paulo. A situação começa a ficar crítica, pois os judeus vêem em Paulo uma ameaça, assim como viam em Estêvão (+ 20 anos antes).

68 3. PAULO EM JERUSALÉM C) 58 d.C. PRISÃO EM CESARÉIA
(At 23,30) O comandante chamou dois centuriões e ordenou: “Ponde em prontidão, desde as 9 horas da noite, 200 soldados, 70 cavaleiros e 200 lanceiros, para irem até Cesaréia. E que preparem também cavalos para Paulo montar, e o levem são e salvo ao governador Félix”. Paulo é transferido e o caso passa para o Governador Félix, ele nunca mais voltará para Antioquia, mas irá para Roma.

69 3. PAULO EM JERUSALÉM C) 58 d.C. PRISÃO EM CESARÉIA
Paulo fará 86 km de noite e será levado a Cesaréia, por onde tinha passado quando se dirigia para Jerusa- lém e agora... ESPERA C) 58 d.C. PRISÃO EM CESARÉIA

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71 3. PAULO EM JERUSALÉM Tumulto em Jerusalém. Prisão em Jerusalém.
Prisão em Cesaréia.

72 AMANHÃ 1Tm 3 Tt 2 Fm


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