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Censo Educação Superior 2016 Diretor

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Apresentação em tema: "Censo Educação Superior 2016 Diretor"— Transcrição da apresentação:

1 Censo Educação Superior 2016 Diretor
José Guilherme Moreira Ribeiro/Inep Brasília-DF | Novembro 2015

2 Proposta – Melhoria Continua dos Serviços
Inep Necessidades Iniciativas Projetos | Serviços Hardware Software Pessoas Governança Capacitações Aquisições Bem-estar Processos Priorização Melhoria Contínua Metas e indicadores Produtos (Diretriz: Guia de PDTI do SISP – Versão 2.0)

3 Análise SWOT – Entender e Conhecer para Evoluir
Âmbito Externo Inep Ameaças Fraquezas DTDIE Âmbito Interno Oportunidades Forças Ameaças Ameaças Ameaças Oportunidades

4 O que temos como Sistema de Informação?
Entrada de Recursos de Dados Processamento Saída de Produtos de Informação Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados

5 Componentes de um Sistema de Informação

6 Dados versus Informações
Relatório Mensal Alunos - Região Oeste Inst Charles Mann 12 100 79154 engenharia Aluno: Charles Mann Inst No Item Capus. Turma Engenharia

7 Atributos da Qualidade da Informação

8 O que queremos das informação
Confiável Completa Econômica Na quantidade certa Relevante Protegida Simples Sem erros

9 Atributos da Qualidade da Informação
TEMPO CONTEÚDO FORMA Prontidão quando necessária Precisão isenta de erros Clareza fácil compreensão Aceitação atualizada Relevância necessidade específica Detalhe detalhada ou resumida Frequência sempre que necessária Integridade necessária é fornecida Ordem organizada em sequência Período passado, presente, futuro Concisão apenas a necessária Apresentação narrativa, numérica, gráfica Amplitude alcance amplo ou estreito Mídia papel, monitor Desempenho atividades concluídas, recursos

10 Conduzir um Projeto de PLM Abordagem e Retorno de experiência
Estratégia Conduzir um Projeto de PLM Abordagem e Retorno de experiência

11 O Problema O sonho de um projeto, uma comprida pista de rota tranqüila…
Mesmo quando a pista parece clara e livre… …os obstáculos podem surgir durante as etapas define, build, run SOFTWARE UPGRADE AHEAD Indicadores de performance faltantes Cruzamento com projetos prioritários Suporte não disponível Utilizadores não prontos ! Processos não otimizados Ferramentas locais (Excel) PERFO. LIMIT 55’ to get a file

12 Ilustração dos maiores riscos dos projetos PLM
A matriz dos riscos deixa em evidência os maiores problemas e permite conduzir as ações de gerencia dos riscos + Implicação e disponibilidade dos utilizadores Gerencia insuficiente das especificidades industriais Probabilidade Expressão das necessidades não alinhadas com a estratégia Responsabilidade não claras Desenvolvimentos específicos demais Processos não performantes / otimizados Perda de controle do projeto (delegada ao integrador ) Migração dos dados tardia / incompleta - Formação insuficiente ou cedo demais Criticidade -

13 Entender & reduzir a heterogeneidade Business
Ilustração dos maiores riscos dos projetos PLM Tomar em conta a complexidade dos business models Expertise Business Process Reengineering Antecipar a importância das migrações e da conexão aos sistemas existentes Estratégia de core model Representatividade das equipes Entendimento das BU Antecipar a conduta da mudança Aplicar as melhoras praticas de arquitetura Passo a passo de business case Expertise de divulgação Migrar os dados Construir uma arquitetura Medir / melhorar o retorno sob investimento Integrar um contexto multi-cultural Entender & reduzir a heterogeneidade Business 1 Top 5 Desafios 2 5 4 3

14 Hierarquizar os desafios segundo a estratégia
Defensivo Profitabilidade Consolidar as vantagens atuais Reutilizar Fabricar no melhor custo Conceber no melhor custo Melhorar a colaboração (Interna e « aval ») Adaptativo Flexibilidade Link comercio –produto Colaborativo Melhorar a reatividade Estandardizar os produtos Harmonizar os processos Identificar as exigências Ofensivo Crescimento Aumentar o perímetro da oferta Co-inovar, Colaborar na parte « amont » Saber traduzir as novas necessidades Critérios : Time to market Custo de posseço, Diversidade / estandardização Estratégia : Fazer / fazer fazer? Standard / diversificada ?

15 José Guilherme Moreira Ribeiro
Censo Educação Superior Onde Queremos Chegar José Guilherme Moreira Ribeiro Diretor de Tecnologia Fone: (61) Fim


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