A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conjunto de ações pedagógicas Prof. Adriano Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conjunto de ações pedagógicas Prof. Adriano Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Conjunto de ações pedagógicas Prof. Adriano Martins
Currículo Conjunto de ações pedagógicas Prof. Adriano Martins

2 A palavra vem da palavra latina currere e significa percurso a ser
atingido, referindo-se à carreira. Enquanto a escolaridade é um caminho, o currículo é considerado seu complemento e guia que leva ao sucesso da jornada escolar.

3 Currículo consiste num percurso
educacional, um conjunto contínuo de situações a aprendizagem às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal. Por extensão, a noção designará menos um percurso efetivamente cumprido ou seguido por alguém do que o percurso prescrito para alguém, um programa ou um conjunto de programas de aprendizagem organizadas em cursos.

4 Percebem que a educação está atrelada à preparação do currículo
e a partir dele se definem os objetivos educacionais? Em outras palavras o currículo é o conjunto de ações pedagógicas! Ele pertence a um determinado espaço e tempo histórico. Cada currículo possui especificidades diferentes dependendo da época em que ele está inserido.

5 Para Libâneo, é a concretização, a viabilização das intenções e
orientações expressas no projeto pedagógico. De forma geral, o currículo compreende-se como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos. É tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. O currículo deve ser entendido como o elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica! Fiquem atentos: Currículo é diferente de grade curricular. O currículo é o conjunto de ações pedagógicas e a grade curricular é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo.

6 Currículo Formal (prescrito):
É o documento que chega nas nossas escolas e é entregue para o professor. É estabelecido pelos sistemas de ensino. Também é conhecido como currículo prescrito. Currículo Real (em ação): É aquele que realmente acontece em sala de aula. O currículo real leva em consideração o que verdadeiramente foi passado e adquirido dentro do ambiente escolar. Currículo Oculto (implícito): Diz respeito a todas as manifestações que acontecem no ambiente escolar e que não aparece no planejamento, contribuindo de forma implícita para a aprendizagem. O currículo oculto abrange todas as influências originárias da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

7 Existem três grandes teorias sobre currículo e elas sempre são cobradas nas provas:
Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e Teorias Pós-críticas. Tradicionais: As teorias tradicionais são teorias de adaptação e de aceitação. Preocupa-se com o repasse dos conteúdos. A concepção Taylorista faz parte do currículo tradicional, que visa a atuação do trabalhador que deve agir sozinho sob a direção do supervisor. O modo de produção industrial foi transferido para a escola. Bobbit queria transferir para a instituição escolar o modelo de organização de empresas defendido por Taylor, dessa forma a escola deveria funcionar de acordo os princípios Tayloristas. A função do especialista em currículo é burocrática, pois ele descreve todos os conteúdos que devem ser ensinados. A teoria tradicional é uma teoria neutra, que busca resultados com a eficácia. Os representantes dessa teoria foram: Bobbit, Tyler, Taylor e Dewey.

8 Críticas: Essas teorias fazem uma crítica aos processos de aceitação da ideologia da
classe dominante. São teorias que buscam uma transformação radical através de questionamentos e desconfiança. É fundamental nessa teoria entender o que o currículo faz. Pós-Críticas: Essas teorias envolvem relações de gênero, multiculturalismo, cultura, sexualidade entre outros assuntos. Elas criticam a desvalorização de alguns grupos étnicos dentro da sociedade. É a tentativa de dar voz aos excluídos de um sistema totalmente padronizado. Representantes: Foucault, Derrida, Lyotard, Deleuze, Cheryholmes ).

9 É por conta dessas diferenças entre as teorias curriculares que a escola
deve procurar discutir qual currículo que ela quer seguir para se chegar ao objetivo esperado. Essa escolha deve ser refletida a partir da concepção do seu Projeto Politico Pedagógico, que deve basear a prática teórica da instituição junto aos interesses dos alunos. Na teoria pós-crítica destaca-se o movimento do multiculturalismo que afirmava a não existência de hierarquias entre as culturas, defendo assim, a participação das minorias no currículo escolar. Concepção Pós Estruturalista do Multiculturalismo: A diferença é algo que vem sendo produzido na sociedade. Destaca o procedimento pelo qual algo é considerado verdade ou como se tornou verdade. O pósestruturalismo interroga as concepções de masculino/feminino; heterossexual/homossexual; branco/negro; científico/não cientifico dos conhecimentos que constituem o currículo. A diferença é tratada não como algo natural, mas socialmente produzido.

10 Teoria Pós Moderna do currículo: Segundo Silva, “O currículo Pósmoderno
deverá seguir a cena da sociedade contemporânea da vida em termos políticos, sociais, culturais e epistemológicos que é nitidamente descentrada”. O pós-modernismo propõe um currículo flexível com a adaptação do indivíduo a sua realidade e ao seu cotidiano. As relações de gênero afirmam que o currículo está baseado conforme as características do gênero masculino sendo um grande problema para a sociedade. O currículo deve contemplar tanto o gênero masculino como o feminino. Teoria Queer: Essa teoria incentiva que o currículo seja repassado de forma correta no que diz respeito sobre a sexualidade. “A teoria queer quer nos fazer pensar queer (homossexual, mas também diferente) e não straight (heterossexual, mas também quadrado): ela nos obriga a considerar o impensável, o que é proibido pensar, em vez de simplesmente considerar o pensável, o que é permitido pensar”. (SILVA, 2007, p.107) A Teoria Queer entende que o currículo oficial está organizado sobre a ótica do heterossexual. Chama a atenção para o protesto contra discursos discriminatórios.

11 Dentro das TEORIAS CRÍTICAS DE CURRÍCULO, alguns autores se
destacaram com suas propostas pedagógicas, por isso, é interessante sabermos quais os tipos de currículos que foram propostos e suas implicações. Vamos analisar? Henry Giroux: A escola e o currículo deveriam proporcionar debates e momentos de discussão com os alunos. Para esse autor a escola é analisada como um local de dominação e reprodução, mas ao mesmo tempo permite às classes oprimidas um espaço de resistência. Foi influenciado pelas ideias de Paulo Freire. Paulo Freire: Critica a educação bancária onde o aluno é visto de forma passiva. Freire não escreveu uma teoria sobre currículo, porém suas ideias influenciaram o campo curricular. Ganhou evidência no campo da educação de jovens e adultos, onde nomeava a elaboração do conteúdo através da problemática de vida dos alunos.  Louis Althusser: Apresenta os aparelhos ideológicos do Estado (família, escola, igreja) e os aparelhos repressivos do Estado (polícia, leis). Para ele o AIE(aparelho ideológico do estado) maior é justamente a escola por abarcar um grande número de pessoas durante um longo período de tempo.

12 Ainda dentro das teorias críticas do currículo, duas escolas se
destacaram: Escola Francesa: surgiu quando os filósofos e teóricos decidiram compartilhar suas ideias e teorias sobre comunicação. Apresenta a teoria da reprodução cultural (“capital cultural”). O currículo da escola está baseado na cultura dominante, conduzido através do código cultural (Bourdieu e Passeron). Principais teóricos: Christian Baudelot, Pierre Bourdieu, Jean Claude Passeron, Louis Althusser, Roger Establet. Escola de Frankfurt: critica à racionalidade técnica da escola “pedagogia da possibilidade”, da resistência: currículo como emancipação e libertação (Giroux e Freire). Eles recriminam a sociedade de comunicação de massa. Não existe teoria neutra. Estão voltados para as conexões entre saber, poder e identidade. Principais teóricos da Escola de Frankfurt: Jürgen Harbemans, Walter Benjamin, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Theodor Adorno.

13 Concepções de organização curricular:
Currículo tradicional: A composição deste currículo é bastante conhecida em nossas escolas. Ele organiza as disciplinas e seus respectivos conteúdos de forma fragmentada, promovendo uma educação linear onde não há articulação de temas, os saberes são simplesmente transmitidos sem nenhuma preocupação com a contextualização. Currículo racional tecnológico (tecnicista) É um currículo voltado para a difusão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção. O objetivo é gerar a eficiência na aprendizagem com menor custo, voltada para a obtenção de habilidades, técnicas, atitudes e conhecimentos específicos imprescindíveis para que o aluno se integre na máquina do sistema social. Currículo Escolanovista (ou progressivista) A abordagem está na ideia de um currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem sendo uma maneira de articular a escola com a vida, adaptando também os alunos ao meio. Destaca-se as necessidades e interesses dos alunos, na atividade, no ritmo de cada um. O educador assume a posição de facilitador da aprendizagem, os conteúdos surgem das experiências dos alunos.

14 Currículo Construtivista
O educador também assume a função de facilitador deste processo garantindo a integração do aluno com os objetos de aprendizagem. Nesta percepção piagetiana aprecia-se mais a construção do conhecimento pelo próprio educando do que a influência da cultura e do professor. Conforme Luckesi 1990, a ideia principal está em prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos e instituir situações que estimulem suas capacidades cognitivas e sociais, de modo a possibilitar a construção pessoal do conhecimento através da participação ativa do sujeito.  Currículo Sociocrítico (ou histórico-social) Abordam questões políticas do procedimento de formação e questões pedagógicas como mediação da formação política. Conforme Libâneo, a educação desempenha a sua função de transmitir a cultura, ajudando simultaneamente o aluno no desenvolvimento de suas próprias capacidades de aprender e na inclusão critica e participativa dentro da sociedade em função da formação cidadão buscar pela transformação social. A intenção deste currículo é criar autonomia de pensamento, ressaltando a importância da responsabilidade social, com o intuito de compreender a realidade e transformá-la.

15 Currículo Integrado e Globalizado
O termo globalizado é pertinente ao atributo da estrutura cognitiva e afetiva dos alunos e na forma singular de como como são assimilados os significados, estabelecendo os conhecimentos de acordo com a sua experiência de vida. Esse currículo é interdisciplinar, pois relaciona as disciplinas promovendo uma educação globalizada de forma holística. Na maioria das vezes se atribui um tema gerador e as disciplinas se integram indagando cada qual seu conhecimento específico o que no fim se tem uma informação globalizada e contextualizada sobre o tema escolhido.

16 Questões de Provas 1- O currículo tem um papel tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que trata o currículo como um campo de disputa e tensões, pois o vê implicado com questões ideológicos e de poder, denomina-se: a. tecnicista. b. crítica. c. tradicional. d. pós-crítica.

17 3- O currículo que permeia o ambiente escolar na vivência de valores que
não estão expressos, não ditos, criando as formas de relacionamento, poder e convivência, é denominado currículo a. em ação. b. oficial. c. oculto. d. mínimo. e. formal.

18 4- Ensino, planejamento e eficiência são conceitos enfatizados pela teoria
tradicional de currículo. 5- A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade. 6- Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica.

19 7- Para Bobbitt, o currículo deve ria ser organizado de acordo com os
princípios da administração científica de Taylor. 8- Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo. 9- Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.

20 10- Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de
manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta. a. O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. b. O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem. c. O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula. d. O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências

21 11- Considerando que, no âmbito da organização do trabalho da escola, o
currículo pode ser definido a partir dos resultados, das experiências e dos princípios essenciais a serem desenvolvidos em uma determinada proposta educativa, julgue os próximos itens, acerca do currículo escolar. a. O currículo, de acordo com as teorias pós-modernas, é passível de ser concebido e interpretado como um todo significativo, como um instrumento privilegiado de construção de identidades e subjetividades. b. Os fatos e situações que ocorrem no cotidiano escolar e, mais especificamente, na sala de aula, compõem o currículo escolar formal, realizado por meio das relações dos estudantes com o professor e com os colegas. c. Entre os principais defensores da concepção tradicional de currículo, que propõem privilegiar, na elaboração desse documento, a eficiência e a racionalidade burocrática em detrimento do caráter histórico, ético e político das ações humanas e sociais e do conhecimento, destaca-se Henry Giroux. d. O currículo escolar é a representação da cultura no cotidiano escolar. .

22 12- O currículo, há muito tempo, deixou de ser apenas uma área
meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas. (Moreira, A. F.; Silva, T. T.). Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções. O currículo é considerado um artefato social e cultural. PORQUE O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois implica relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, não é um elemento transcendente e atemporal. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.  d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. e. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

23 13- A organização curricular deve ser considerada como um recurso para
ajudar a escola a alcançar seus objetivos. Um dos princípios básicos da organização curricular é: a. as experiências do currículo devem condicionar o comportamento abstrato; b. as experiências do currículo devem sempre levar ao raciocínio abstrato; c. as experiências do currículo devem ser constantemente avaliadas e reformuladas conforme os objetivos educacionais; d. o currículo deve ser dividido e implantado de acordo com os interesses administrativos; e. todas as experiências do currículo devem ser apenas individualizadas.

24 14- A seleção e a organização dos conteúdos é momento delicado e
decisivo no planejamento da aprendizagem do aluno. Diante desta afirmação, analise os itens e assinale V para os verdadeiros e F para os falsos: I. Os conteúdos são utilizados como suporte para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno; II- A seleção dos conteúdos e o tratamento que a eles deve ser dado assume papel central, pois amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes; III. A escola não envolve, no seu trabalho, conteúdos procedimentos, atitudes e valores dos alunos; IV. Os conteúdos devem ser vistos como meio para que o aluno desenvolva as capacidades que permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. Agora, marque a alternativa correta: a ( ) - V, F, F, V  b ( ) - F, V, F, V c ( ) - V, V, F, V d ( ) - F, V, V, F

25 15- A elaboração do currículo ocupa lugar privilegiado no processo escolar
por ser considerada um ponto de referência para guiar outras atuações. Nesse sentido, currículo deve ser entendido como: a. o elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica. b. a relação de disciplinas a serem cursadas pelos alunos de determinado nível de ensino. c. a etapa inicial do planejamento educacional de uma instituição de ensino. d. o programa de conteúdos a serem ministrados em determinada série.

26 16- As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está
estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos. De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é: a. produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno. b. realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos. c. estruturada por valores consensuais da sociedade. d. resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes. e. organizada por um conjunto de decisões técnicas.

27 17- Assinale a opção correta com relação à concepção de currículo na
atualidade. a. O currículo deve ser neutro para possibilitar o sucesso escolar do aluno. b. O currículo ainda hoje constitui-se na divisão das disciplinas que devem ser ensinadas ao aluno. c. O currículo possui uma dimensão político-pedagógica que pode reproduzir desigualdades sociais. d. O currículo contempla estritamente os aspectos formativos da educação escolar.

28 5. (FGV/2013) Segundo Silva (2004), há várias perspectivas multiculturalistas. Assinale a alternativa que apresenta a proposta da perspectiva multiculturalista liberal ou humanista: (A) Enfatiza um currículo que ataca os valores da nacionalidade, da família e da herança cultural comum. (B) Enfatiza um currículo que substitua as obras de excelência da produção intelectual ocidental por obras consideradas intelectualmente inferiores. (C) Enfatiza um currículo em que as diferenças estão sendo constantemente produzidas através de relações de poder e que as diferenças não devem ser respeitadas. (D) Enfatiza um currículo baseado nas ideias de tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas. (E) Enfatiza um currículo de múltiplas identidades e tradições culturais, fragmentando uma cultura nacional e comum.

29 1. (FGV/2013) Leia o fragmento a seguir.
“As teorias do currículo não estão situadas num campo ‘puramente’ epistemológico, de competição entre ‘puras’ teorias. As teorias do currículo estão ativamente envolvidas na atividade de garantir consenso, de obter hegemonia. As teorias do currículo estão situadas num campo epistemológico social. As teorias do currículo estão no centro de um território contestado.” (Silva, 2004, p.16) Com relação à teoria do currículo, assinale a afirmativa correta. (A) As teorias críticas de currículo enfatizam os conceitos pedagógicos de ensino e aprendizagem. (B) Os conceitos de ensino, aprendizagem, multiculturalismo, emancipação e libertação são enfatizados pela teoria tradicional de currículo. (C) As teorias tradicionais concentram-se nas questões técnicas, sendo assim “teorias neutras”. (D) Representação, cultura e eficiência são conceitos abordados em uma perspectiva da teoria crítica. (E) As teorias críticas e pós críticas enfatizam seus questionamentos no entendimento do “o quê?”, com a finalidade de se conhecer o que está sendo estudado.

30 2. (FGV/2013) Silva (2004) ao abordar as concepções de currículo, afirma que “é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos”. Com relação aos tipos de currículo, analise as afirmativas a seguir. I. O Currículo Real ocorre no espaço da sala de aula como resultado de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. II. O Currículo Oculto envolve aspectos do ambiente escolar que contribuem para aprendizagens sociais relevantes, englobando também atitudes, comportamentos, valores e orientações. III. O Currículo Formal, estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional, é expresso em diretrizes curriculares. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

31 Gabaritos


Carregar ppt "Conjunto de ações pedagógicas Prof. Adriano Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google