A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO: JUIZ FEDERAL/ TRF2: MARCO FALCÃO CRITSINELIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO: JUIZ FEDERAL/ TRF2: MARCO FALCÃO CRITSINELIS."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO: JUIZ FEDERAL/ TRF2: MARCO FALCÃO CRITSINELIS

2 DO CADASTRO DE BENS APREENDIDOS E VINCULADOS A PROCEDIMENTOS CRIMINAIS
1) FILOSOFIA 2) FUNDAMENTOS LEGAIS 3) PROBLEMAS FOCALIZADOS 4) DOGMA PROCESSUAL: A ORIGEM DOS BENS É ILÍCITA 5) CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS BENS APREENDIDOS FRENTE À LEGISLAÇÃO 6) OBJETIVOS: DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL: LEI Nº 8.257, DE 1991, LEI Nº 9.613, DE 1998, LEI nº , DE 2002 E LEI Nº /2003 7) DESTINAÇÃO PROVISÓRIA (DEPOSITÁRIO) E A DESTINAÇÃO DEFINITIVA 8) CONCLUSÃO

3 FILOSOFIA O PRÓPRIO CRIME PRODUZ RECURSOS PARA O PODER PÚBLICO COMBATÊ-LO. 1. O PATRIMÔNIO PARTICULAR INDISPONIBILIZADO PELO PROCESSO CRIMINAL: DEVER DE GESTÃO PELO MONOPÓLIO DE PRESTAR JURISDIÇÃO 2. SATISFAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PARTICULAR, 3. A EFICIÊNCIA PÚBLICA.

4 FUNDAMENTOS LEGAIS/CONSTITUCIONAL
1. ART. 243 E SEU PARÁGRAFO ÚNICO DA CF/88 ART “AS GLEBAS DE QUALQUER REGIÃO DO PAÍS ONDE FOREM LOCALIZADOS CULTURAS ILEGAIS DE PLANTAS PSICOTRÓPICAS SERÃO IMEDIATAMENTE EXPROPRIADAS E ESPECIFICAMENTE DESTINADAS AOS ASSENTAMENTO DE COLONOS, PARA O CULTIVO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E MEDICAMENTOS, SEM QUALQUER INDENIZAÇÃO AO PROPRIETÁRIO E SEM PREJUÍZO DE OUTRAS SANÇÕES PREVISTAS EM LEI.”

5 FUNDAMENTOS LEGAIS/CONSTITUCIONAL
PARÁGRAFO ÚNICO – “TODO E QUALQUER BEM DE VALOR ECONÔMICO APREENDIDO EM DECORRÊNCIA DO TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS SERÁ CONFISCADO E REVERTERÁ EM BENEFÍCIO DE INSTITUIÇÃO E PESSOAL ESPECIALIZADOS NO TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DE VICIADOS E NO APARELHAMENTO E CUSTEIO DE ATIVIDADES DE FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, PREVENÇÃO E REPRESSÃO DO CRIME DE TRÁFICO DESSAS SUBSTÂNCIAS.”

6 FUNDAMENTOS LEGAIS/INFRACONSTITUCIONAIS
1. LEI Nº 8.257, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1998(DISPÕE SOBRE A EXPROPRIAÇÃO DAS GLEBAS DE CULTURAS ILEGAIS PSICOTRÓPICAS) 2. LEI Nº 9.613, DE 03 DE MARÇO DE (DISPÕE SOBRE CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO OU OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES)

7 FUNDAMENTOS LEGAIS/INFRACONSTITUCIONAIS
1. LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE 2002(DISPÕE SOBRE A PREVENÇÃO, O TRATAMENTO, A FISCALIZAÇÃO, O CONTROLE E A REPRESSÃO À PRODUÇÃO, AO USO E AO TRÁFICO ILÍCITO DE PRODUTOS, SUBSTÂNCIAS OU DROGAS ILÍCITAS) 2. LEI Nº , DE 22 DE DEZEMBRO DE (LEI DO DESARMAMENTO)

8 DOGMA PROCESSUAL: A LEI PRESUME QUE A ORIGEM DOS BENS É ILÍCITA.
PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 44 DA LEI Nº , DE 2002: “INCUMBE AO ACUSADO, DURANTE A INSTRUÇÃO CRIMINAL, OU AO INTERESSADO, EM INCIDENTE ESPECÍFICO, PROVAR A ORIGEM LÍCITA DOS BENS, PRODUTOS, DIREITOS E VALORES REFERIDOS NESTE ARTIGO.”

9 PROBLEMAS FOCALIZADOS
(I) A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DESPROPORCIONAL DO CRIME ORGANIZADO FRENTE À ALOCAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA, QUE SE RETRATA NO ARMAMENTO E APARATO DE INTELIGÊNCIA DOS CRIMINOSOS EM COMPARAÇÃO AOS AGENTES PÚBLICOS; (II) A INEFICIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS BENS, MÓVEIS E IMÓVEIS, ARRECADADOS JUNTAMENTE COM A PRISÃO DA DELIQUÊNCIA.

10 CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS BENS APREENDIDOS FRENTE À LEGISLAÇÃO
1. PARA FIM DE PROVA (CORPO DE DELITO); 2. PASSÍVEIS DE DEVOLUÇÃO À VÍTIMA; 3. PASSÍVEIS DE EXPROPRIAÇÃO OU PERDIMENTO, DIVIDIDOS EM: (III.A)DROGAS; (III.A . 1) GLEBA PARA PLANTIO; (III.A . 2) TRANSPORTE E UTENSÍLIOS; (III.A . 3) OBTIDO COMO PRODUTO DO CRIME; (III.B)RECEITA FEDERAL; (III.C) COMUNS; (III.C.1) PRODUTO DO CRIME OU PROVEITO AUFERIDO; (III.C.2) OBJETO INSTRUMENTAL(UTILIZADO NO) DO CRIME; (III.D) ARMAS.

11 CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS BENS APREENDIDOS FRENTE À LEGISLAÇÃO
(I.A) BENS IMÓVEIS APREENDIDOS EM DECORRÊNCIA DO TRÁFICO; (I.B) BENS MÓVEIS, SEMOVENTES, TÍTULOS, DIREITOS, CRÉDITOS E AÇÕES APREENDIDOS EM DECORRÊNCIA DO TRÁFICO; (II.A) BENS IMÓVEIS, MÓVEIS, SEMOVENTES, TÍTULOS, DIREITOS, CRÉDITOS E AÇÕES APREENDIDOS EM DECORRÊNCIA DE ATIVIDADE CRIMINOSA COMUM OU RESIDUAL.

12 DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL
LEI Nº 8.257, DE 1991 (I) A ALOCAÇÃO A ASSENTAMENTOS DE COLONOS E PARA CULTIVO DE ALIMENTOS; (II) A ALIENAÇÃO (VENDA, DOAÇÃO, PERMUTA) COM REVERSÃO DA QUANTIA AUFERIDA PARA TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DE VICIADOS E/OU NO APARELHAMENTO E CUSTEIO DE ATIVIDADES DE FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO CRIME.

13 EXPROPRIAÇÃO, É A TRANSFERÊNCIA COMPULSÓRIA DE UM BEM AO DOMÍNIO PÚBLICO, PRÉVIA E JUSTAMENTE INDENIZADA, EM DINHEIRO, SALVO EXCEÇÕES LEGAIS, PARA ATENDER AO BEM-ESTAR SOCIAL OU A INTERESSE COLETIVO OU PÚBLICO.

14 ART. 243 DA CF/88 E LEI Nº 8.257/91 DESAPROPRIAÇÃO CONFISCO, QUE AUTORIZA O PODER PÚBLICO A EXPROPRIAR AS GLEBAS DE QUALQUER REGIÃO DO PAÍS ONDE FOREM LOCALIZADAS CULTURAS ILEGAIS DE PLANTAS PSICOTRÓPICAS, PARA ASSENTAMENTO DE COLONOS, CULTIVO DE ALIMENTOS E MEDICAMENTOS, SEM QUALQUER INDENIZAÇÃO AO PROPRIETÁRIO.

15 OBJETIVOS: DESTINAÇÃO PROVISÓRIA: MONITORAR O CADASTRAMENTO E FISCALIZAR A UTILIZAÇÃO PELO DEPOSITÁRIO. LEI Nº /2002: “OS VEÍCULOS, EMBARCAÇÕES, AERONAVES E QUAISQUER OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE, OS MAQUINISMOS, UTENSÍLIOS, INSTRUMENTOS E OBJETOS DE QUALQUER NATUREZA, UTILIZADOS NA PRÁTICA DE CRIMES DEFINIDOS NESTA LEI, APÓS SUA REGULAR APREENSÃO, FICARÃO SOB A CUSTÓDIA DA AUTORIDADE POLÍCIA JUDICIÁRIA, EXCETUADAS AS ARMAS, QUE SERÃO RECOLHIDAS NA FORMA DA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA.”(ART. 46)

16 DESTINAÇÃO DEFINITIVA
LEI Nº /2002: “A UNIÃO(SENAD) ... PODERÁ FIRMAR CONVÊNIO...COM VISTAS À LIBERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E DE RECURSOS POR ELA ARRECADADOS, PARA A IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE COMBATE AO TRÁFICO ILÍCITO E PREVENÇÃO AO TRÁFICO E USO INDEVIDO DE PRODUTOS, SUBSTÂNCIAS OU DROGAS ILÍCITAS...”(ART. 47)

17 DESTINAÇÃO DEFINITIVA: PROPICIAR AOS PODERES EXECUTIVO E JUDICIÁRIO E AOS ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS A EFETIVIDADE DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAIS. LEI Nº /2002: “O MINISTÉRIO PÚBLICO...REQUERERÁ ...PROCEDA A ALIENAÇÃO DOS BENS APREENDIDOS.”(§ 4º, ART. 46)

18 DESTINAÇÃO PROVISÓRIA E DEFINITIVA
LEI Nº 9.613/98: ART. 4º E PARÁGRAFOS, ARTS. 5º E 6º, ART. 7º, I, ART. 8º, § 2º. LEI Nº /2003: ART. 2º, VII E ART. 25.

19 CONCLUSÃO (I) A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO MITIGA O CARÁTER ABSOLUTO DA PROPRIEDADE, AO PERMITIR A DESAPROPRIAÇÃO POR SIMPLES JUÍZO DE CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE, SALVAGUARDANDO O DIREITO DE PROPRIEDADE(CF, ART. 5º, INC. XXII), PORÉM, DETERMINANDO QUE A PROPRIEDADE ATENDA SUA FUNÇÃO SOCIAL(INCISO XXIII) E, AINDA, PERMITINDO QUE O ESTADO RETIRE COMPULSORIAMENTE A PROPRIEDADE PARTICULAR PARA TRANSFERI-LA PARA O PATRIMÔNIO PÚBLICO, MEDIANTE RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO(INCISO XXIV);

20 CONCLUSÃO (II) A PENA CRIMINAL, APESAR DA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PESSOA DO CONDENADO, PODE INCIDIR SOBRE OS BENS DELE, ESTENDIDA A SEUS SUCESSORES, COM O RESPECTIVO PERDIMENTO ATÉ O LIMITE DO VALOR DO PATRIMÔNIO TRANSFERIDO(INCISO XLV);

21 CONCLUSÃO (III) A PENA CRIMINAL TAMBÉM PODE SER ADOTADA PARA FINS DE PERDA DE BENS(INCISO XLVI, LETRA B); (IV) A PRIVAÇÃO DE BENS, PELO CONFISCO, ATENDE AO DEVIDO PROCESSO LEGAL, EM ESPECIAL O CÍVEL, POIS É GARANTIDO NA LEGISLAÇÃO REGULAMENTADORA DO ART. 243 DA CONSTITUIÇÃO, A SABER A LEI Nº 8.257, 2001, O DIREITO DE DEFESA, DO CONTRADITÓRIO E DOS RECURSOS POSTOS À DISPOSIÇÃO DO PROPRIETÁRIO OU POSSUIDOR DE BENS IMÓVEIS ONDE FOREM ENCONTRADAS A PRODUÇÃO DE PLANTAS PSICOTRÓPICAS(INCISO LIV);

22 CONCLUSÃO (V) POR CONSEQUÊNCIA, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA DO INCISO LVII SÓ É DIRIGIDA À CULPABILIDADE EM RELAÇÃO A PESSOA DO CONDENADO E NÃO É EXTENSIVA A SEUS BENS, RAZÃO PELA QUAL NÃO É NECESSÁRIO AGUARDAR-SE O TRÂNSITO EM JULGADO DE SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA PARA QUE O PODER PÚBLICO CONFISQUE E EXPROPRIE O PATRIMÔNIO MÓVEL, IMÓVEL, DIREITOS, AÇÕES E/OU QUALQUER BEM DE VALOR ECONÔMICO VINCULADAS A ATIVIDADES ILÍCITAS LIGADAS À CRIMINALIDADE E AO TRÁFICO DE ENTORPECENTES.

23 CORREGEDORIA VARA VARA VARA VARA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
RECUP. DE ATIVOS MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO DA REF. AGRÁRIA OUTROS ÓRGÃOS CORREGEDORIA VARA VARA VARA VARA


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO: JUIZ FEDERAL/ TRF2: MARCO FALCÃO CRITSINELIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google