A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Filosofia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Filosofia"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Filosofia
Metafísica Ciência e Filosofia Filosofia política Estética Ética

2 Fundamentos da Filosofia
Metafísica A Filosofia não está fundamentada somente na ordem lógica (raciocínio) ou axiológica (valor). O homem não apenas conhece, valora ou age. O homem é um ser, uma existência, um ente que sabe que existe entre outros entes. A Metafísica indica o perene esforço do homem no sentido de atingir uma fundação racional válida para a totalidade de seu existir histórico. A Metafísica, portanto, se ocupa com os aspectos essenciais da realidade. REALE, Miguel. Introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

3 Fundamentos da Filosofia
Metafísica Mundo absoluto das ideias, da essência Tudo é fixo Tudo é perfeito Mundo insensível Plano metafísico Mundo relativo dos sentidos, da forma Mundo sensível Tudo é mutável Tudo é imperfeito Plano físico Professorleosilva.blogspot.com

4 Fundamentos da Filosofia
Ciência e Filosofia A ciência busca o conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo. O método científico apresenta uma estrutura lógica que se manifesta nas etapas a serem percorridas para a solução de um problema. Etapas: Enunciado do problema; Formulação de hipótese; Testes experimentais da hipótese; Conclusão. O método científico não é receita infalível! O saber científico não se opõe ao saber filosófico. A ciência resolve problemas específicos. A filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

5 Fundamentos da Filosofia
Filosofia política O homem é por natureza um animal social. Política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder. Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. O poder do homem sobre a natureza e o poder do homem sobre outros homens. Poder econômico, poder ideológico e poder político. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

6 Fundamentos da Filosofia
Estética A Estética ou Filosofia da Arte são estudados pela axiologia como o valor do belo. O belo pode ser tanto natural como artístico. O belo basta a si mesmo, independente do fim. Juízo estético REALE, Miguel. Introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

7 Fundamentos da Filosofia
Estética

8 Fundamentos da Filosofia
Estética

9 Fundamentos da Filosofia
Estética pablopicasso.org

10 Fundamentos da Filosofia
Estética folha.uol.com.br

11 Fundamentos da Filosofia
Ética A moral é o conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade. O homem é um ser moral, um ser que avalia sua ação a partir de valores. A ética é a disciplina filosófica que busca refletir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada sistema. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

12 Fundamentos da Filosofia
Ética homensquesecuidam.com

13 Fundamentos da Filosofia
Ética Por moral entendemos determinadas normas que orientam o comportamento prático. A ética ocupa-se com a moral de maneira descritiva e comparativa, mas também como uma avaliação crítica. As normas já pressupõem os valores. O que as normas exigem é que os valores sejam realizados. LEISINGER, Klaus M. Ética empresarial. Petrópolis: Vozes, 2001.

14 Fundamentos da Filosofia
Ética A mão invisível do mercado é complementada pelas mãos visíveis da cidadania corporativa. Responsabilidade social Governança corporativa. SOARES, Rinaldo C. Empresariedade e ética. São Paulo: Atlas, 2002.


Carregar ppt "Fundamentos da Filosofia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google