A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE PALEOCRISTÃ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE PALEOCRISTÃ."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE PALEOCRISTÃ

2 EM 64 COM NERO – PRIMEIRA GRANDE PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS
EM 64 COM NERO – PRIMEIRA GRANDE PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS. EM 249 ANOS  FORAM PERSEGUIDOS MAIS 9 VEZES,   ENTRE 303 E 305 COM DIOCLESIANO A ÚLTIMA E MAIS VIOLENTA.   EM FUNÇÃO DAS PERSEGUIÇÕES OS CRISTÃOS ENTERRAVAM SEUS MORTOS EM   CATACUMBAS.

3 AS PRIMEIRAS PINTURAS CRISTÃ ERAM MUITO SIMPLES
AS PRIMEIRAS PINTURAS CRISTÃ ERAM MUITO SIMPLES.SIMBOLOS CRISTÃOS: A CRUZ, PALMA, A ÂNCORA E O PEIXE. COM A EVOLUÇÃO DESTAS PINTURAS PASSARAM A REPRESENTAR CENAS DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, FIGURAS DE CRISTO REPRESENTADO COMO O BOM PASTOR.

4 EM 313 – CONSTANTINO LIBEROU O CRISTIANISMO   EM 391 – TEODÓSIO OFICIALIZOU O CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO DO IMPÉRIO.   SURGEM OS PRIMEIROS TEMPLOS CRISTÃOS – COM CARACTERÍSTICAS ROMANAS   EXTERNAMENTE E COM GRANDES ESPAÇOS INTERNAMENTES,

5   AS PAREDES ERAM ORNAMENTADAS COM PINTURAS E MOSAICOS, ENSINANDO OS MISTÉRIOS DA FÉ AOS  NOVOS CRISTÃOS.  

6 PINTURA Daniel na cova dos leões

7 CATACUMBAS Catacumba São Sebastian Catacumba São calixto

8 IGREJAS PALEOCRISTÃS COMO RECONHECER UMA IGREJA PALEOCRISTÃ?
CARACTERIZADA POR PLANTAS RETANGULARES ESTRUTURA ESPAÇOSA NAVE INTERROMPIDA POR COLUNAS, PROPORCIONANDO UMA BOA VISÃO AO CRENTE HAVIA DUAS AMPLAS NAVES E A ENTRADA ESTAVA VOLTADA A OESTE APRESENTAVA APENAS UM PÓRTICO DE ENTRADA NO LADO ORIENTAL TINHA A FORMA DE UM SEMI-CÍRCULO – ABSIDE INTERIOR DIVIDIDO EM DUAS FILAS DE ARCADAS EM TRÊS NAVES, UMA PRINCIPAL E DUAS LATERAIS.

9 Basilica di Sant'Apollinare in classe – 530 d.C.

10 ARTE BIZANTINA

11 EM 395 – O IMPERADOR TEODÓSIO DIVIDIU O IMPÉRIO ROMANO EM :   IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE E DO ORIENTE.   EM 476 O IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE CAI NA MÃO DOS INVASORES.   O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE SE MANTEM ATÉ 1453.

12 A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.

13 O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império. A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas.

14 ARQUITETURA BIZANTINA
CARACTERÍSTICA MAIS MARCANTE – USO DE MOSAICOS PLANTA PODE SER BASILICAL, CIRCULAR OU POLIGONAL PRINCIPAL MATERIAL ERA O TIJOLO TELHADO COBERTO COM TELHAS OU PELE DE ANIMAIS A CÚPULA ERA A CARACTERÍSTICA MAIS IMPORTANTE, POIS OS ARQUITETOS BIZANTINOS DESENVOLVERAM UM SISTEMA DE CONSTRUÇÃO QUE LHES PERMITE COLOCAR UMA ABÓBODA POR CIMA DE UM ESPAÇO ABERTO EM FORMA DE QUADRADO. EFEITOS DECORATIVOS OBTIDOS POR VOLUTAS, CÍRCULOS E OUTRAS FORMAS GEOMÉTRICAS OU ENTÃO PINTANDO-SE FOLHAS E FLORES.

15 CONSTANTINOPLA FOI FUNDADA POR CONSTANTINO EM 330, LOCAL EM QUE   FICAVA BIZÂNCIO – ANTIGA COLÔNIA GREGA.   O TERMO BIZANTINO FOI USADO PARA NOMEAR AS CRIAÇÕES CULTURAIS DO  IMPÉRIO DOP ORIENTE.

16 ARTE BIZANTINA:   - EXPRESSA PODER E RIQUEZA,   TINHA UM OBJETIVO: EXPRESSAR A AUTORIDADE ABSOLUTA DO IMPERADOR,   FORAM ESTABELECIDAS UMA SÉRIE DE CONVENÇÕES: A FRONTALIDADE –   REPRESENTANDO RESPEITO E VENERAÇÃO PELO PERSONAGEM REPRESENTADO.  

17 DETERMINAÇAO DO LUGAR DE CADA PERSONAGEM. SURGE O MOSAICO
DETERMINAÇAO DO LUGAR DE CADA PERSONAGEM.   SURGE O MOSAICO.   ÍCONES = IMAGENS, EM GERAL MUITO LUXUOSOS. USAM A TÉCNICA DA  TÊMPERA (mistura da clara de ovo nos pigmentos) OU ENCÁUSTICA (diluição dos pigmentos em cera derretida e aquecida no momento de aplicação).  

18 NA ARQUITETURA – SANTA SOFIA – CONSTRUIDA E ORNAMENTADA COM O  GOSTO DAS CLASSES MAIS RICAS – CONSTRUIDA NO GOVERNO DE JUSTINIANO,  

19 APRESENTA UMA GRANDE CÚPULA REDONDA SOBRE UMA PLANTA QUADRADA,   NA NAVE CENTRAL APRESENTA COLUNAS COM CAPITÉIS DECORADOS,   REVESTIDA EM MÁRMORE E MOSAICOS, OURO E PRATA.  

20 ARTE BIZANTINA – BASÍLICA SANTA SOFIA

21 A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo da arquitetura bizantina.Trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.

22 Corte e planta e interior da Hagia Sofia de Constantinopla, 532-537 d
Corte e planta e interior da Hagia Sofia de Constantinopla, d.C.

23 Batistério Nestoriano (cúpula) mosaico, Ravena - séc
Batistério Nestoriano (cúpula) mosaico, Ravena - séc. 6: manifestações de perfeição - Cristo (Batismo) é o centro do universo onde todos o circundam como os planetas em volta do Sol. Daí todos são cristificados Cúpula de Santa Sofia (sabedoria) -

24

25

26 A imperatriz Zoé O imperador Constantino

27 Mosaicos O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.

28 O Imperador Justiniano e seus séquitos

29 Imperatriz Deodora e sua corte
Imperatriz Teodora

30 Pintura e Escultura A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento. Encontramos três elementos distintos: os ícones, pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustrações dos livros, portanto vinculadas com a temática da obra; e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação.

31 ARTE ORIENTAL – ISLÃ, CHINA SÉC. II A XIII
Alhambra, Granada, Espanha

32 Tapete da Índia Tapetes persas

33 MANUSCRITOS PERSAS

34 MA YÜAN

35 Kao K'o-Kung

36 LIO TS’AI Três Peixes

37 ARTE ROMÂNICA FINAL DOS SÉC. XI E XII

38 CARACTERÍSTICAS MAIS SIGNIFICATIVAS
ARQUITETURA: Utilização de abóbodas, Pilares maciços, Paredes espessas com aberturas estreitas

39 De Berço de Aresta: diferentes mas causam o mesmo efeito.
Dois tipos de abóbodas De Berço de Aresta: diferentes mas causam o mesmo efeito.

40 O que chama atenção nas igrejas Românicas é a solidez e tamanho, daí serem chamadas de “Fortalezas de Deus”. A vida social se desloca dos centros para o campo e aí são erguidas imensas igrejas. Trata-se de um estilo clerical, passando a ser a igreja a única fonte de encomendas de trabalhos artísticos.

41 Lugares mais visitados pelos peregrinos:
Roma, Santiago de Compostela na Espanha. Basílica de Saint-Sernin – Toulouse ( )

42

43

44 ARQUITETURA ROMÂNICA NA ITÁLIA
Diferente de outros lugares não apresenta as formas pesadas, duras e primitivas, pois estavam mais próximas da arte grega e romana.

45 Catedral de Pisa – Itália (1063-1272)

46

47 Pintura Românica

48

49

50

51

52

53


Carregar ppt "ARTE PALEOCRISTÃ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google