A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo dividido na era da Globalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo dividido na era da Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 O mundo dividido na era da Globalização
Livro Bernoulli

2 Origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento
Países Periféricos Países Centrais Países Emergentes

3 Capitalismo x Socialismo
Etapas da Evolução Capitalista

4 A Nova Ordem Mundial Bipolar URSS x EUA Unipolar Uno-Multipolar
- Fragilidade dos EUA: 11 de setembro de 2001

5 Um mundo que se racha China União Europeia Índia Brasil Japão
Estados Unidos

6 A Nova Ordem Mundial e a Globalização
É uma característica da Nova Ordem Mundial. A Globalização deve ser entendida como um processo de integração entre países, tanto de ordem cultural, como científica, política, social e principalmente econômica Integração financeira de mercados, pela competitividade, pelo desenvolvimento, pelo desenvolvimento de novas técnicas de informação, de comunicação e de transporte, pelas diversas inovações bem como pelo grande intercâmbio cultural.

7 A Globalização não é homogênea.
É sustentada pelo desenvolvimento tecnológico, com destaque para os sistemas de comunicação e transportes. Favorece os fluxos de capital, pessoas, informação e mercadorias. Trocas ilegais: migração ilegal, contrabando e narcotráfico.

8 A geopolítica econômica atual
Geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Fluxos de investimentos Desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação Aumento dos fluxos financeiros COMÉRCIO MUNDIAL

9 Economia Global Integração econômica x Instabilidade econômica
Organizações internacionais surgem com o papel de regular a economia e as questões geopolíticas.

10 Organização das Nações Unidas (ONU)
Fundada em 1945, por 51 países, depois da II GM. Atualmente, 192 países. Sede atual: Nova Iorque. Finalidades: Manter a paz mundial; Proteger os direitos humanos; Promover o desenvolvimento econômico e social das nações; Estimular a autonomia dos povos dependentes.

11

12 Fundo Monetário Internacional (FMI)
Sede em Washington, EUA. Criada em 1944. Conta com 188 países-membros. Objetivos: Promover a cooperação monetária mundial; Desenvolver o crescimento do comércio internacional; Possibilitar ajuda financeira aos países-membros com problemas econômicos; Promover estabilidade dos câmbios. CRÍTICA: Não incentiva o desenvolvimento das nações pobres do grupo. Juros. Endividamento. Dependência financeira.

13 Banco Mundial e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)
O Banco Mundial é formado por duas instituições: o BIRD e a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). Objetivo do Banco Mundial é reduzir a pobreza no mundo por meio de empréstimos e financiamentos a países subdesenvolvidos. Objetivo do BIRD além do desenvolvimentos econômico, promover a qualidade de vida no mundo.

14 Organização Mundial do Comércio (OMC)
Substituiu o GATT – Acordo Geral de Tarifas e Comércio. Criada em 1994. Estabelece as regras do comércio internacional, orientando os governos na fixação das tarifas alfandegárias. Principais funções: Administrar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio; Firmar acordos comerciais; Verificar as políticas comerciais nacionais.

15 Corporações Multinacionais
Multinacional é uma empresa que possui atuação em vários locais do planeta. São grandes empreendimentos que possuem filiais em outros países. Transnacionais são empresas que dividem sua linha de montagem em várias partes do planeta. Pontos Positivos: criação de emprego, o crescimento do comércio e o desenvolvimento tecnológico. Pontos Negativos: remessa de lucro para a matriz, exploração dos recursos naturais e da mão de obra do país.

16

17 TRABALHO

18 Blocos Econômicos Integração de países que possuem interesses em comum, dentre os quais está o desenvolvimento econômico e social de sua nação. Podem ser classificados: Zona de livre-comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União econômica e monetária; União política e militar.


Carregar ppt "O mundo dividido na era da Globalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google