A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luz."— Transcrição da apresentação:

1 Luz

2 Luz - A fotografia publicitária é uma das modalidades fotográficas que mais utiliza recursos de iluminação artificial. - Qualquer objeto, produto, pessoa ou marca a ser fotografada para fins mercadológicos, necessita de uma iluminação artificial adequada. - Chamar a atenção e ressaltar as qualidades dos produtos/serviços. - Quando usamos a luz artificial devemos conhecer a qualidade da luz.

3 Luz - Radiação Eletromagnética que move-se através do espaço em feixes minúsculos chamados “ Fotons” . - Todos os Fótons viajam na mesma velocidade, mas o campo eletromagnético de uns flutuam mais rápido que o de outros. - O efeito dessa diferença em níveis de energia e flutuação pode ser percebido pelos olhos humanos. - A esse efeito chamamos de cor

4 Características da LUZ 1) Brilho 2) Cor 3) Contraste

5 Luz 1) Brilho - Qualidade mais importante
- Teoricamente quanto mais brilhante for a luz, melhor ela será para a fotografia. - Preferência por uma luz mais escura quando houver uma melhora estética na cor ou no contraste.

6 Luz 2) Cor - Maioria das fotos usa luz branca ( mistura equilibrada das cores primárias (RGB) - Dominância de cor – ex lâmpadas incandescentes – amareladas, etc

7 Luz Temperatura da Cor Diferença entre a sensação térmica psicológica que a cor provoca e o calor físico dissipado por uma fonte de luz. Experiências de Lord Kelvin - calor faz com que um corpo comece a produzir energia e conforme a temperatura aumenta , produz luz em diversos comprimentos de ondas visíveis, gerando várias matizes.

8 Luz A partir dessas temperaturas (onde 0K = -273,3 °C) criou-se uma escala que relaciona uma matiz gerado por uma fonte de luz com o calor necessário para obte-la. Variações da luz branca são classificadas de acordo com a Escala Kelvin de temperatura.

9 Luz Quanto maior a temperatura mais ela tende ao azul – menor a sensação psicológica e vice-versa.

10 Luzes Quentes x Luzes Frias
Três aspectos O calor que uma luz produz A temperatura de cor A sensação psicológica Ex – Lâmpada fluorescente (emite pouco calor) – temp K Sens. Psicológica - Fria - Lâmpada Incandescente ( emite muito calor)- temp K Sens. Psicológica - Quente

11 Escala Kelvin de temperatura.
Luz Escala Kelvin de temperatura.

12 Luz - WB – White Balance ou Balanço de Brancos
- O balanço de branco é um processo de remoção de cores irreais nas suas imagens causados por determinados tipos de iluminação. Valores são inseridos nas câmeras.

13 - WB – White Balance ou Balanço de Brancos
Algumas câmeras oferecem uma regulagem de balanço de brancos em graus temperatura Kelvin EX : Se usar 6000 K – aparência mais fria – azulada 4800K – Levemente mais quente - amarelada O caso do RAW – precisa usar WB correto ?

14 Determinado basicamente pelo tamanho da fonte de luz.
Contraste Determinado basicamente pelo tamanho da fonte de luz. Uma fonte de luz tem contraste acentuado se atinge o objeto quase no mesmo ângulo. Baixo contraste – atingem o objeto em ângulos diferentes. Analisando uma imagem podemos dizer que o contrate é a diferença tonal entre as luzes e sombras de uma imagem.

15 Contraste acentuado

16 Contraste acentuado - A forma mais fácil de reconhecer - Pelo aspecto das sombras. - Borda da Sombra é nítida e claramente definida. - Sombra dura (hard shadow) - Luz Dura

17 Luz Dura

18 Luz Dura

19 Luz Dura

20 Contraste Suave

21 Contraste Suave - A forma mais fácil de reconhecer - Pelo aspecto das sombras. - Borda da Sombra não é nítida e nem claramente definida. - Sombra suave (soft shadow) - Luz Suave

22 Luz suave

23 Luz suave

24 Luz suave

25 luz Dura - Para mostrar o contraste entre o claro e escuro, dando uma ideia de drama ou mistério, de que há algo escondido nas sombras - Em fotos sensuais, é comum utilizar esse tipo de iluminação, principalmente quando se pretende realçar as curvas da modelo.

26 luz Dura - Por mostrar contornos mais nítidos, a luz dura realça muitas vezes imperfeições e defeitos, portanto retratos feitos com esse tipo de iluminação devem ser bem produzidos, para que a fotografia não desfavoreça o modelo.

27 lux Dura

28 luz suave - Ótima para passar a impressão de delicadeza, fragilidade e calma. Pele lisinha das revistas (além de uma “ajudinha” do Photoshop) é conseguido com a ajuda de difusores, que tornam a iluminação menos dura. Luz suave revela menos textura

29 luz suave - É comum vermos fotografias com cores em tons claros e cenas que mostrem pessoas felizes utilizando esse tipo de luz. - Não quer dizer que a luz dura seja proibida em ambientes felizes, mas a iluminação suave pode funcionar melhor.

30 lux suave

31 Luz Dura

32 Luz Dura maçãs – esquema básico

33 luz Dura Os raios de luz projetados por uma fonte de luz dura atingem o objeto aproximadamente com o mesmo ângulo de incidência. A luz dura projeta sombras mais nítidas, geralmente resultando em alto contraste.

34 luz Dura Quando incide sobre superfícies reflexivas a luz dura apresenta um brilho especular quase pontual. A luz dura é obtida quando a fonte luminosa é pequena em relação ao objeto fotografado.

35 Luz suave

36 Luz suave maçãs – esquema básico

37 luz suave - Os raios de luz de uma luz suave atingem o objeto com diversos ângulos de incidência. - A luz suave projeta sombras mais desfocadas, esfumaçadas, suaves, geralmente com baixo contraste.

38 luz suave - Em superfícies reflexivas apresenta um brilho especular maior. - A luz suave é obtida quando a fonte luminosa é grande em relação ao objeto.

39 dura suave Brilhos especulares Brilhos difusos Zona de transição Bordas de sombra

40 Brilho Especular Área em que o branco não tem nenhum detalhe.
As áreas especulares atuam como espelhos da fonte de luz direta. Brilhos especulares existem dentro de áreas de brilho difuso(suave) adicionando brilho e profundidade as estas.

41 dura suave Brilho Especular

42 Brilho Difuso - Área rica em informação e que efetivamente transmite um percepção de tridimensionalidade. Zona de Transição – Área em que o brilho difuso vira sombra. Dependendo do tamanho da luz, da distância do objeto a transição pode ser gradual ou dramática.

43 dura suave Brilho Difuso

44 dura suave Zona de transição

45 Flash  O flash é um dispositivo pequeno que emite grande intensidade de luz;  Como toda fonte de luz de tamanho pequeno, apresenta luz dura (sombras delineadas);  Necessita de acessórios ou truques para ter luz suave (sombras difusas).

46 luz versus iluminação Iluminação – ausência de luz (sombra)
- Sombra - É a parte da cena que a luz não atinge - Realce – É a parte iluminada - É possível que a iluminação determine a aparência da sombra mas não o realce ?

47 dura suave

48 luz versus iluminação Diferença na iluminação é causada pelo objeto em si. - A Iluminação fotográfica é mais do que somente luz. Relação entre a luz, o objeto e o observador. Quando formos trabalhar a iluminação temos que pensar no objeto.

49 luz versus iluminação Um excelente registro de um objeto requer mais do que focar a câmera apropriadamente e expor a foto precisamente. O objeto e a luz têm uma relação entre si. Em uma boa fotografia, a luz é apropriada para o objeto e o objeto é apropriado para a luz. Apropriado – decisão criativa do fotógrafo, apoiada na compreensão e consciência de como o objeto e a luz, juntos, produzem uma imagem.


Carregar ppt "Luz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google